O patrocínio esportivo teve início na década de 1980 e hoje é uma das principais fontes de rendimento dos clubes.
A rentabilidade com a exposição da marca nas camisas dos clubes se tornou maior do que o retorno pelas propagandas. Mas dependem da exposição/desempenho do clube para conquistarem mais tempo na mídia.
Assim, tanto as empresas que patrocinam quanto os clubes ganham. Os patrocinadores por entrarem em contato com o consumidor pelo apoio à uma das suas maiores paixões. Do outro lado, os clubes arrecadam para melhorias, tanto na infraestrutura quanto na contratação/salários dos jogadores.
Nos últimos anos, ganhou força o patrocínio dos eventos esportivos, onde as empresas se ligam aos consumidores e tem retorno muito maior do que o valor que investiram. Nesse caso, a empresa opta por investir na marca do evento, obtendo o sucesso de acordo com o sucesso do evento.
Nessa lista podemos destacar os patrocinadores fiéis da FIFA (Copa do Mundo), como a Adidas e a Coca Cola.
Vale lembrar da Santander que este ano deu nome à Libertadores, Copa Santander Libertadores, para se aproximar dos clientes da América do Sul
O patrocínio esportivo se tornou uma fonte de retorno eficaz para as empresas e lucrativa para as marcas esportivas.
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