São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, agosto 16, 2010

Patrocínio

O patrocínio esportivo teve início na década de 1980 e hoje é uma das principais fontes de rendimento dos clubes.

A rentabilidade com a exposição da marca nas camisas dos clubes se tornou maior do que o retorno pelas propagandas. Mas dependem da exposição/desempenho do clube para conquistarem mais tempo na mídia.

Assim, tanto as empresas que patrocinam quanto os clubes ganham. Os patrocinadores por entrarem em contato com o consumidor pelo apoio à uma das suas maiores paixões. Do outro lado, os clubes arrecadam para melhorias, tanto na infraestrutura quanto na contratação/salários dos jogadores.

Nos últimos anos, ganhou força o patrocínio dos eventos esportivos, onde as empresas se ligam aos consumidores e tem retorno muito maior do que o valor que investiram. Nesse caso, a empresa opta por investir na marca do evento, obtendo o sucesso de acordo com o sucesso do evento.

Nessa lista podemos destacar os patrocinadores fiéis da FIFA (Copa do Mundo), como a Adidas e a Coca Cola.

Vale lembrar da Santander que este ano deu nome à Libertadores, Copa Santander Libertadores, para se aproximar dos clientes da América do Sul

O patrocínio esportivo se tornou uma fonte de retorno eficaz para as empresas e lucrativa para as marcas esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário