São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, agosto 02, 2010

Marketing nos clubes de futebol

Inventado pelos ingleses como um passatempo, em pouco tempo se tornou mundial e, logo, sua profissionalização foi inevitável. Com o capitalismo, o negócio esportivo começou a ganhar força, em especial o marketing.

A preocupação com a renovação e concretização da marca dos clubes se tornou um dos principais trabalhos dos profissionais de marketing esportivo. Afinal, manter as torcidas no clube e satisfazer as necessidades desse público não é tarefa fácil. Ganhando ou perdendo, o clube não pode perder a credibilidade.

Uma das principais formas de estender a marca do clube é a comercialização dos produtos licenciados, espaço no qual o Corinthians tem se sobressaído dos demais times, pois leva aos torcedores as lojas oficiais, facilitando o consumo.

As promoções, o sócio-torcedor e tantas outras formas encontradas pelos times fazem os torcedores se aproximarem dos clubes e se torna uma fonte de renda. Assim, o clube consegue atrair novos torcedores e concretizar a confiança dos que já possui.

Se a disputa dentro de campo está cada vez mais acirrada, fora de campo os clubes estão em uma corrida constante com o marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário