Inventado pelos ingleses como um passatempo, em pouco tempo se tornou mundial e, logo, sua profissionalização foi inevitável. Com o capitalismo, o negócio esportivo começou a ganhar força, em especial o marketing.
A preocupação com a renovação e concretização da marca dos clubes se tornou um dos principais trabalhos dos profissionais de marketing esportivo. Afinal, manter as torcidas no clube e satisfazer as necessidades desse público não é tarefa fácil. Ganhando ou perdendo, o clube não pode perder a credibilidade.
Uma das principais formas de estender a marca do clube é a comercialização dos produtos licenciados, espaço no qual o Corinthians tem se sobressaído dos demais times, pois leva aos torcedores as lojas oficiais, facilitando o consumo.
As promoções, o sócio-torcedor e tantas outras formas encontradas pelos times fazem os torcedores se aproximarem dos clubes e se torna uma fonte de renda. Assim, o clube consegue atrair novos torcedores e concretizar a confiança dos que já possui.
Se a disputa dentro de campo está cada vez mais acirrada, fora de campo os clubes estão em uma corrida constante com o marketing.
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