São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

quarta-feira, agosto 18, 2010

1º Convocação do Mano Menezes: Victor (Grêmio)

Victor Leandro Bagy, mais conhecido como Victor (Santo Anastácio, 21 de janeiro de 1983), foi campeão da Copa das Confederações de 2009, pela Seleção Brasilera.

Victor iniciou sua carreira como profissional no Paulista, em 2004. Foi campeão da Copa do Brasil de 2005, sob a liderança do técnico Vágner Mancini. Até 2007, era titular absoluto da equipe jundiaiense.

No início de 2008, foi contratado pelo Grêmio, com 50% dos seus direitos federativos comprados pela equipe gaúcha. Após assumir a titularidade depois de uma lesão de Marcelo Grohe, ainda durante a pré-temporada, Victor teve de ficar fora dos gramados por cerca de um mês, por causa de uma lesão renal, contraída no jogo do Grêmio contra o Esportivo, em 24 de fevereiro de 2008. Após o retorno da lesão, retomou a titularidade no seu clube.

Desde a boa campanha do Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro de 2008, Victor é considerado pela crítica especializada o melhor goleiro em atividade no futebol nacional, conquistando tal destaque devido ao seu poder de reflexo e sua extrema segurança na meta gremista. Assim ganhou o título de melhor goleiro do Brasileirão pelo Prêmio Craque do Brasileirão.

A boa fase estendeu-se ao ano seguinte, quando o goleiro foi um dos destaques do time gremista que acabou como 3° colocado na Libertadores da América 2009.

No dia 21 de maio de 2009, Victor foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira para as disputas das Eliminatórias da Copa de 2010 e da Copa das Confederações de 2009, quando também conquistou seu primeiro título pela seleção nacional.

Em julho de 2009 recebeu sondagens de dois clubes europeus: O Bari, da Itália e o Benfica, de Portugal. No entanto, por decisão do jogador, do empresário e dos dirigentes gaúchos, Victor decidiu permanecer em Porto Alegre.

No dia 16 de agosto, teve, segundo ele próprio, a melhor atuação de sua carreira, diante do Flamengo no Estádio Olímpico, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2009. Na ocasião, Victor, que era também o capitão da equipe, evitou seis gols claros da equipe carioca com defesas que levantaram a arquibancada, garantindo a vitória do Tricolor pela goleada de 4x1.

Encerrou 2009 apontado por mídias como a revista Placar e a ESPN como novamente o melhor goleiro em atividade em território brasileiro, coroado com a Bola de Prata.

Em tempo, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo, igualando a façanha do são-paulino Rogério Ceni e superando nomes como Bruno (campeão pelo Flamengo) e Marcos (Pentacampeão Mundial pela Seleção Brasileira)

Em 2010, mesmo vivendo grande fase no Grêmio, foi preterido da disputa da Copa do Mundo de 2010. Na ocasião, o técnico Dunga optou por Doni, reserva no seu clube, a Roma, da Itália, e Gomes, do Tottenham, da Inglaterra. O feito, aliado à uma série de outras opções do treinador, transformou a lista de convocação em um objeto de polêmica perante a opinião pública. Ainda com relação a convocação, o goleiro Gomes, comentou que Victor era seu grande concorrente em uma vaga para a Copa e afirmou que a inexperiência de Victor em solo europeu o favoreceu para conquistar seu espaço com Júlio César e Doni.

Após o fracasso da Seleção na Copa, e a consequente queda do técnico Dunga, Victor voltaria a defender a Seleção Brasileira ainda em 2010, agora sob o comando do técnico Mano Menezes.

Títulos

Paulista

  • Copa do Brasil de 2005

Grêmio

  • Campeonato Gaúcho de 2010

Seleção Brasileira

  • Copa das Confederações de 2009

Prêmios individuais

  • Melhor Goleiro do Campeonato Gaúcho: 2009 e 2010

  • Melhor goleiro do Campeonato Brasileiro: 2008 e 2009

  • Bola de Prata (Placar): 2009

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário