São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Técnico vê crescimento do futebol feminino e renovação na Seleção

12 de dezembro de 2011 • 07h19
Allan Brito
Direto de São Paulo


Em tempos de férias no futebol masculino, coube à Seleção Brasileira feminina devolver vida ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Neste domingo, na goleada por 4 a 0 contra o Chile, a torcida nacional fez a festa no estádio, com mais de 8.000 pessoas e até uma escola de samba. O fato foi comemorado pelo técnico Jorge Barcellos: "em 2007, se você fizesse um torneio como esse, não colocava tudo isso no estádio", analisou ele, que comanda a equipe nacional no Torneio Cidade de São Paulo.
A Seleção Brasileira fez sua estreia no torneio diante de um público de 3.000 torcedores, na quinta-feira. Neste domingo, o público cresceu, assim como tem crescido o futebol feminino, na visão do treinador: "Em 2004, o Brasil conquistou a medalha de prata na Olimpíada e com isso teve um crescimento do futebol feminino. Não como deveria, mas teve", disse Jorge Barcellos, que também estava no comando da equipe quando uma nova prata foi conquistada, na Olimpíada de 2008, em Pequim, na China.
De fato a equipe feminina do Brasil tem levado torcedores ao Pacaembu, mas trata-se de um público diferente do futebol masculino. Existem mais mulheres, mais crianças e quem mais tem feito barulho é uma torcida organizada do Brasil, a Brigada Verde-Amarela. Outra diferença é que há poucas críticas contra as jogadoras e muita festa após os jogos. Mesmo no final do primeiro tempo do jogo entre Itália e Brasil, que terminou 1 a 1, não foram ouvidas vaias, que são frequentes quando a Seleção masculina atua em São Paulo.
Além de fazer o futebol feminino evoluir, Jorge Barcellos acredita que o Torneio Cidade de São Paulo ajuda na renovação da Seleção. Segundo ele, é uma boa oportunidade para colocar revelações em campo com a amarelinha: "essas jogadoras precisam se acostumar a jogar na Seleção Brasileira. E é bom se acostumar em um torneio como esse", disse ele, que promoveu a estreia de Rafaelle, neste domingo, na goleada tranquila do Brasil contra o Chile, por 4 a 0.
"A estreia pela Seleção é uma responsabilidade grande. Jogar com a Marta, a Cristiane e a Érika é muita responsabilidade. Mas dá um prazer e um orgulho que superam tudo. Só tenho a agradecer", comentou a lateral esquerda, que tem passagens pelas categorias de base do Brasil e atualmente joga nos Estados Unidos, no time da University of Mississipi.
Rafaelle foi testada no segundo tempo, mas outra revelação do Brasil, a atacante Thaisinha, entrou como titular e até fez um gol contra o Chile. Ambas foram lembradas e elogiadas pelo técnico da Seleção Brasileira: "hoje a Rafaelle entrou com personalidade. Não só ela, como a Gabriela, como a própria Thaisinha e também a Fabiana. Está havendo gradativamente uma renovação na Seleção", comemorou Jorge Barcellos.
O próximo jogo da Seleção feminina acontecerá na quinta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), contra a Dinamarca. O Brasil já está classificado para a final do Torneio Cidade de São Paulo, e na decisão poderá enfrentar exatamente a Dinamarca ou então a Itália.


Fonte: http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/noticias/0,,OI5514130-EI17322,00-Tecnico+ve+crescimento+do+futebol+feminino+e+renovacao+na+Selecao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário