São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Barça dá aula de futebol e conquista o bicampeonato

Mundial de Clubes Notícia da edição impressa de 19/12/2011
Santos não foi páreo para o time espanhol e acabou goleado por 4 a 0

Show, aula, passeio, vareio. Qualquer adjetivo é pouco para caracterizar a atuação do Barcelona na final do Mundial de Clubes. Com 71% de posse de bola, passes precisos e gols construídos com a qualidade de jogadores que formam a melhor equipe do mundo e uma das mais brilhantes da história do futebol, o time espanhol foi soberano no gramado do estádio internacional de Yokohama, no Japão. Ao Santos, não restou alternativa. Apenas acompanhar os comandados de Pep Guardiola construírem uma goleada de 4 a 0 e comemorarem um incontestável título. Assim, quebrou-se uma sina de não vencer brasileiros na decisão que reúne as principais equipes do planeta, já que o agora bicampeão havia sido derrotado por São Paulo (1992) e Inter (2006).Ao término da partida, restava apenas um questionamento que, mais uma vez, ficou sem resposta: como parar o Barça? O que se viu em campo realmente mostrou que, no momento, isso parece ser impossível de definir. É verdade que o técnico Muricy Ramalho contribuiu, alterando a escalação de última hora e colocando um esquema com três zagueiros. Porém, mesmo durante os 17 minutos em que o Peixe resistiu, já se tinha a impressão de que a derrota, independentemente da postura, era algo iminente, tamanha a superioridade do campeão europeu. Quando Xavi recebeu um passe ruim, dominou com o calcanhar como se fosse a coisa mais simples do mundo e deixou Messi (que contou com a falha de Durval) na cara de Rafael para dar um toque sutil por cobertura e abrir o placar, ficou visível que não tinha como resistir. E isso ficou provado pouco depois, quando Daniel Alves serviu Xavi e este chutou com precisão para ampliar. Ainda no primeiro tempo, Fábregas fez mais um, não sem antes ainda acertar a trave paulista.Na etapa final, o Santos até que tentou apresentar um volume de jogo um pouco maior. Borges e Neymar chegaram a ter em seus pés a chance de descontar, mas nada tirou a superioridade catalã. Com absoluta tranquilidade, o Barcelona demonstrou todo o seu arsenal de jogadas. Depois de nova bola no poste, Daniel Alves, originalmente lateral-direito, apareceu como centroavante para servir Messi. O argentino passou por Rafael e tocou para a meta vazia, aos 37 minutos, selando a conquista e adiando o sonho do tri mundial alvinegro. O Al Sadd, clube do Catar comandado por Jorge Fossati, ficou com a terceira colocação.
Aprendemos a jogar, admite Neymar
Destaque da partida em que o Santos garantiu vaga na final do Mundial, Neymar praticamente foi ofuscado na decisão diante do Barcelona. Não por falta de tentativa, mas pela marcação precisa que sofreu. No entanto, a vitória inconteste dos espanhóis serviu para o atacante brasileiro admitir: o que ocorreu foi um aprendizado.“Não sei se o time deles é imbatível, mas é a melhor equipe do mundo e tem jogadores fantásticos. Aprendemos a jogar futebol. O que vivemos aqui vai servir de lição para levarmos de volta ao Brasil”, resumiu.Puyol, capitão catalão, fez questão de elogiar o atacante adversário. “Tínhamos até um pouco de medo quando analisávamos esse jogador, mas controlamos bem”, afirmou, para depois concluir: “Fizemos uma partida completa”.
O que fazemos é trocar bolas, destaca o técnico Pep Guardiola
Vendo o Barcelona jogar, parece fácil. E ouvindo o técnico Pep Guardiola falar, isso se confirma. No entanto, apenas o time espanhol consegue, no mundo, apresentar um futebol tão vistoso. E, segundo o treinador, a tática realmente é simples: ter sempre o maior número possível de jogadores perto da bola.“O que nós tentamos fazer é passar a bola o mais rápido possível. Trocamos bolas quantas vezes forem necessárias para encontrarmos a oportunidade de gol”, afirmou, salientando a qualidade de jogadores como Iniesta e Xavi para colocar em prática esta ideia.Ele dá a entender que não sabe até quando é possível manter este nível de atuação. “Depende de nós sabermos encontrar esse ponto de exigência e de os atletas continuarem com esse desejo.” “Se pudéssemos enfrentá-los de novo, acho que teríamos que colocar mais gente para marcar, porque é difícil”, resumiu o meia santista Ganso.
Sem surpresas, Lionel Messi é escolhido o melhor da competição
Dois gols na final, arrancadas e, quase sempre, impossível de marcar. Neste momento, deter o melhor do mundo é algo que poucos conseguem fazer. O Santos não teve sucesso nessa empreitada. Por isso, nada mais natural que o argentino Lionel Messi fosse escolhido o melhor jogador do Mundial.Seu companheiro de Barcelona, Xavi, ficou logo atrás. E, para tirar a foto, Neymar ficou entre os dois segurando o troféu de bronze.
Marrocos será sede em 2013 e 2014
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, está insistindo para que, no ano que vem, o Japão utilize no Mundial de Clubes um dos estádios reconstruídos após o desastre de março, quando um terremoto seguido de tsunami assolou o país. Sendai é a cidade indicada para receber os jogos. Ele ainda informou que, em 2013 e 2014, o torneio ocorrerá no Marrocos. “A Real Federação Marroquina de Futebol nos fez uma apresentação sobre o tema. Espero que o torneio seja excelente em todos os aspectos: logístico, cultural e financeiro”, acrescentou.

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=81799

Nenhum comentário:

Postar um comentário