São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Ruslan Karimovich Nigmatullin


Ruslan Karimovich Nigmatullin ou Ruslan Kärim ulı Niğmätullin - respectivamante, em russo, Руслан Каримович Нигматуллин e, no cirílico tártaro, Руслан Кәрим улы Нигъмәтуллин (Qazan, 7 de outubro de 1974) - é um ex-futebolista russo de origem tártara.


Carreira em clubes


Nigmatullin iniciou a carreira no KAMAZ (equipe da Tartária que disputa a Segunda Divisão russa), em 1992. Três anos depois, transferiu-se para o então poderoso Spartak Moscou, conquistando os campeonatos russos de 1996 e 1997.


Em 1998, foi para o ascendente Lokomotiv. Eleito o melhor jogador do país em 2001, Niğmätullin conseguiu uma transferência para o futebol italiano, para o Verona.


A equipe, entretanto, fracassou no torneio, tendo vencido uma partida, e acabou eliminada.


Final temporário da carreira


Dois anos depois do fracasso no mundial da Ásia, ele foi campeão russo em 2004 com o Lokomotiv, na condição de como goleiro reserva - Ovchinnikov era o titular absoluto. Fora dos planos da equipe rubro-verde de Moscou, saiu da equipe em 2005 para atuar no Terek, da Chechênia. Encerrou a carreira pela primeira vez, aos 30 anos, ostentando a posição de titular dos Nohchi, participando em 19 partidas.


Aproveitando a aposentadoria, Niğmätullin colaborava com a imprensa esportiva de seu país.


O retorno


Três anos depois de ter parado pela primeira vez de jogar, Niğmätullin voltou à ativa, sendo contratado pelo SKA Rostov, tendo disputado quinze partidas, contribuindo para evitar o rebaixamento do time à Terceira Divisão russa. No começo de 2009, retornou ao Lokomotiv, mas para atuar no time de reservas (Lokomotiv-2).


No final do ano, Ruslan foi contratado pelo Maccabi Ahi Nazareth. Após oito partidas pela equipe israelense, ele já estava adaptado ao futebol do estado judeu, mas seu contrato, inesperadamente, foi rescindido. Sem perspectivas de encontrar um novo clube, decidiu encerrar pera segunda vez - e definitivamente - a carreira, aos 35 anos.


Seleção Russa


Niğmätullin foi convocado pela primeira vez para a Seleção Russa no ano de 2000.


Ele foi convocado como goleiro titular da seleção russa para o mundial de 2002, tirando Sergey Ovchinnikov (favorito para a vaga), que havia disputado a Eurocopa de 1996), e relegando para o banco de reservas o veterano Cherchesty e Filimonov, do Spartak (ex-time de Niğmatullin) sendo apontado em seguida como o sucessor do lendário Rinat Dasayev no gol russo[1] - curiosamente, Dasayev também é tártaro. Um de seus colegas no Lokomotiv e na seleção naquele tempo pertencia à mesma etnia, o meia Marat İzmailev.


Depois do Mundial da Ásia, Niğmätullin nunca mais seria convocado para defender a Seleção Russa.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário