São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, novembro 14, 2011

Dia do "fico" de Neymar eleva status do futebol no Brasil

publicado em 10/11/2011 às 18h43


Craque anunciou sua permanência no Santos até 2014 na quarta-feira (9)

Quando o Brasil conquistou o último de seus cinco títulos mundiais em 2002, era inimaginável pensar que algum dos três maiores destaques daquele time - Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho - pudessem jogar em um clube brasileiro, tamanha a diferença de qualidade e dos valores envolvidos no mercado do futebol entre Brasil e Europa.
O anúncio feito por Neymar, o maior jogador do futebol brasileiro na atualidade, de que vai continuar no Santos até a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no país, independentemente do assédio de potências estrangeiras como Barcelona e Real Madrid, é o marco de uma mudança de paradigma. E também mais um sinal do surgimento do Brasil como uma das potências econômicas globais.
De mero fornecedor de matéria-prima para o mercado europeu - um reflexo no futebol também de seu antigo papel na economia global - o Brasil passou a ser um cenário atrativo para os anos à frente. Em contraste com o temor de uma recessão que ameaça a zona do euro, a economia brasileira continua em crescimento, e o esporte finalmente parece ter descoberto seu potencial de lucratividade.
Os novos contratos de direitos de transmissão assinados este ano pelos maiores clubes do país com a TV são até 15 vezes superiores ao início dos anos 2000 -- chegando a 85 milhões de reais -- e algumas equipes conseguiram aumentar em até 10 vezes a arrecadação com patrocínio de uniforme e venda de produtos licenciados, segundo especialistas do mercado. Além disso, o real dobrou de valor em relação ao dólar desde 2003, reduzindo a diferença dos salários pagos no Brasil e no exterior.Para Wagner Ribeiro, empresário de Neymar, as mudanças nas políticas dos clubes equipararam as condições financeiras de oferecer um salário atraente para os grandes jogadores.
- Hoje o futebol brasileiro é outro mundo economicamente. Os clubes agora estão sabendo como ganhar dinheiro e podem pagar bem aos melhores jogadores. O cara hoje só vai para a Europa se quiser mesmo.
Ao contrário de Robinho, e também dos pentacampeões Ronaldo e Ronaldinho, Neymar não vai precisar deixar o país ainda adolescente para tornar-se milionário e desfrutar dos privilégios de um astro internacional. Num dia de folga esta semana, ele foi fotografado de sunga em um iate de luxo com amigos e mulheres. A Folha de S.Paulo estampou a foto na capa do jornal nesta quinta-feira (10), com a seguinte manchete: "Europa. Para quê?"
O atacante, de apenas 19 anos, é o único jogador que não atua na Europa entre os 23 indicados ao prêmio Bola de Ouro da Fifa deste ano, e passará a ganhar estimados 3 milhões de reais por mês entre salário e acordos de patrocínio com o novo contrato firmado com o Santos - o que o coloca entre os mais bem pagos do futebol mundial.Neymar ressaltou a importância de sua decisão durante o anúncio feito na sala de entrevistas coletivas do Santos.
- São escolhas que a gente tem que fazer na vida e a minha foi continuar no Santos.
Muito ligado à família, principalmente ao pai e mentor também chamado Neymar, o jogador citou seu filho de quase três meses - fruto de um relacionamento passageiro com uma jovem quase da mesma idade - como mais um motivo para continuar jogando no Brasil e morando em Santos. Não são raros casos de jogadores brasileiros considerados promessas que voltam da Europa sem conseguir sucesso alegando saudades de casa.
Sua permanência no país até a Copa do Mundo de 2014, que foi comemorada nas redes sociais por torcedores de todo o Brasil que são fãs do talento impressionante de Neymar com a bola nos pés, pode contar inclusive com apoio do governo federal. Duas empresas estatais - Banco do Brasil e Correios - estão próximas de fechar acordos de patrocínio com o jogador, segundo fontes ligadas às transações.O banco se posicionou sobre o assunto e elogiou a capacidade que Neymar tem para mobilizar as pessoas.
- O Neymar é um dos principais ídolos do esporte no Brasil, que tem potencial para mobilizar o público jovem e grande capacidade de comunicação em campanhas de massa.
Para o presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro, a decisão de Neymar de rejeitar a Europa, ao menos por ora, para ficar no clube, repete o que foi feito pelo maior ídolo do Santos e do Brasil em todos os tempos, Pelé.
- O Neymar está seguindo os passos do Pelé. Ele está fazendo história permanecendo no Brasil, apesar de todas as ofertas tentadoras, que como na época do Pelé vinham do exterior a cada dia. O Santos resistiu naquela época, o Pelé resistiu e o Neymar está resistindo também.
EFEITO COPA DO MUNDO
Mesmo antes de assegurar que seu maior jogador da atualidade continue no país, o futebol brasileiro já tinha dado provas de que estava ingressando em uma nova fase de prosperidade enquanto se prepara para a Copa do Mundo quando grandes nomes como Ronaldo, Adriano e Ronaldinho voltaram ao país após brilharem em clubes europeus.
A organização de um Mundial no país pela primeira vez desde 1950 foi o grande catalisador dos investimentos que permitiram essa mudança de status do futebol brasileiro, na avaliação do especialista de marketing esportivo José Carlos Brunoro, da Brunoro Sport Business.
- É sintomático o efeito da Copa, os olhos do mundo se voltam para cá, as pessoas começam a olhar o futebol daqui. Em função da Copa as empresas começaram a enxergar o futebol brasileiro num todo, não apenas relacionado à Copa do Mundo, mas os clubes também, e passaram a ver nisso uma excelente forma de publicidade. A vinda do Ronaldo mostrou que é possível ter os craques aqui se você fizer um belo projeto financeiro.
Ronaldo, três vezes eleito o melhor do mundo pela Fifa e maior artilheiro da história das Copas do Mundo, abriu o caminho de volta ao chegar em 2009 ao Corinthians, em um acordo até então inédito, com a maior parte de seu pagamento proveniente de acordos de patrocínio - mesmo molde do novo contrato de Neymar.
Enquanto Ronaldo voltou para encerrar a carreira, o que aconteceu este ano, Ronaldinho trocou o Milan pelo Flamengo em janeiro com o objetivo de recuperar seu bom futebol e lutar por uma vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo no Brasil, o que ele parece a caminho de conseguir.
Se Ronaldinho mantiver nos próximos anos as boas atuações que fizerem dele um dos destaques do futebol nacional este ano, é possível que dois dos maiores nomes da seleção brasileira no Mundial de 2014 sejam jogadores de clubes do país - e não de Barcelona, Inter de Milão e Paris St. Germain como na Copa de 2002.
Copyright Thomson Reuters 2011


Fonte: http://esportes.r7.com/futebol/noticias/dia-do-fico-de-neymar-eleva-status-do-futebol-no-brasil-20111110.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário