São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Esporte e Política

Por muito tempo, o esporte foi visto como objeto de entretenimento e bem-estar, mas sua função como um meio de comunicação logo foi descoberta e explorada.

O esporte se tornou a principal forma de conexão com a população, independente do país e da modalidade esportiva utilizada, visto que as pessoas se identificam com vários esportes.

Com o ganho de espaço, o esporte passou a ser importante para a política, onde teve seus vínculos com eventos e modalidades, seja por referências políticas ou por determinados sistemas econômicos.

A utilização do esporte pela política é uma prática antiga, na Guerra Fria o esporte foi muito utilizado pela disputa de poder entre o capitalismo e o socialismo. Assim, não apenas o nacionalismo entrava nas competições, mas também o sistema econômico implantado em cada país.

Ainda hoje, podemos notar o elo entre o esporte e a política. Nos casos mais recentes dessa ligação vemos o nosso ex-presidente Lula com sua paixão pelo futebol e pelo seu time: o Corinthians.

No mundo inteiro percebemos essa situação e mais ainda no Brasil, país do futebol, em que, querendo ou não, qualquer declaração sobre esporte pode se tornar positiva para a política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário