São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Campeonatos Estaduais

E a grande polêmica desse ano foram as mudanças para a partida única até a semi-final dos campeonatos.

Apenas a final será disputada em dois jogos.

O Campeonato
Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições de futebol no Brasil realizados em cada uma das unidades federativas do Brasil.
Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais ciddes do país fizeram com que o povo brasileiro, através de sua paixão pelo futebol, desenvolvessem uma forte cultura de disputa por Estados.
Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno de 3 a 4 meses.

Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes de outros estados. Esses jogos são chamados de clássicos.

Alguns exemplos são o Fla-Flu e o Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro, San-São em São Paulo, o Grenal no Rio Grande do Sul, o Atle-Tiba, no Paraná, o Clássico dos Clássicos e o Clássico das Multidões em Pernambuco, o Ba-Vi, na Bahia, o Clássico de Florianópolis entre Avaí e Figueirense, o Clássico-Rei no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal, o Re-Pa, no Pará e assim por diante.

Na maioria dos estados, os dois melhores colocados não classificados na Copa Libertadores estão automaticamente classificados para a disputa da Copa do Brasil do ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário