São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, setembro 13, 2010

Psicologia

Quando falamos em resultados no futebol, logo pensamos no condicionamento físico e na habilidade dos jogadores, mas há um outro elemento que interfere na performance, o psicológico.

Viver sobre pressão, mostrar resultados, ter habilidade, treinamento, concentração, enfim, tudo isso faz com que as novas promessas, desde cedo, se diferenciem das demais crianças da sua idade.

Após algum tempo e com alguns bons resultados no currículo, precisam lidar com o assédio da imprensa e dos torcedores. Todas essas questões podem influenciar emocionalmente o jogador.

Depois de um certo tempo, ele acaba se acostumando. Mas os clubes precisam se ter atenção e buscar profissionais que possa orientar os jogadores até que possam lidar sozinhos com a exposição e a competição.

O conceito do que é o jogador de futebol mudou com o passar do tempo. Hoje são mais do que profissionais, se tornaram exemplos para as crianças e são ídolos.

Fato é que o emocional está rondando os jogadores dentro e fora do campo e os clubes precisam se alertar para uma necessidade de profissionais da psicologia serem incluídos entre os funcionários do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário