São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, maio 23, 2011

História do Futebol – Origens

Várias civilizações praticaram atividades consideradas semelhantes ao esporte que é o futebol. Porém, devido a inexistência de determinadas regras, não podemos atribuir-lhes o nome de futebol.


Na China antiga, existia um treino militar em forma de jogo, no qual, após as guerras, formavam equipes e utilizavam as cabeças dos inimigos como bola. Depois de um tempo, substituíram por bolas de couro revestidas com cabelo. O objetivo do jogo era que os jogadores passassem a bola de pé em pé sem deixá-la cair, levando-a para duas estacas fincadas no campo. As equipes possuíam 8 jogadores cada.


No Japão Antigo, criou-se o kemari. Utilizavam uma bola de fibras de bambu, possuíam 8 jogadores em cada equipe e era proibido o contato físico. Alguns historiadores afirmam que houve jogos entre equipes chinesas e japonesas na época.


Os Gregos criaram o Episkiros e utilizavam uma bola feita de bexiga de boi, a qual enchia de areia ou terra. Esses jogos aconteciam em grandes campos, pois cada equipe tinha 15 jogadores. Com a dominação da Grécia pelos romanos, os jogos passaram a ser mais violentos.


Na Idade Média, praticava-se o Soule ou Harpastum, também por militares. Esses se dividiam em duas equipes, uma de atacantes e outra de defensores. Um jogo violento e que chegava a vitimar jogadores. As equipes tinham 27 jogadores que possuíam as funções de: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.


Na Itália Medieval, criaram o gioco Del cálcio. Era praticado em praças e cada equipe possuía 27 jogadores. O objetivo era que as equipes levassem a bola até os dois postes que ficavam em dois cantos extremos do local onde praticavam. Mais tarde, o rei Eduardo II proibiu a prática por conta da violência e barulho do jogo. Os integrantes da nobreza fizeram uma nova versão desse jogo, no qual não era permitida a violência. Para isso, cerca de 12 juízes faziam cumprir as regras.


No século XVII, a Inglaterra cria as regras, organiza e sistematiza o jogo. Utilizavam bolas de couro enchidas com ar. Padronizaram o campo com duas pontas onde se encontravam os arcos retangulares, o gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário