A marca Louis Vuitton é conhecida no mundo inteiro por sua exclusividade e por atendar à encomendas. A fundação da loja aconteceu em 1854, apesar de que em 1851, o próprio Louis Vuitton já era responsável por embalar a bagagem da imperatriz Eugénie.
Em mais de 150 anos de existência, a marca já passou de geração em geração e em 1987, a família Vuitton vendeu a marca para Bernard Arnault. Com as mudanças, a marca, cada vez mais, ficou voltada ao público das camadas mais altas da sociedade.
Em 2010, surgiu uma nova oportunidade para o marketing da Louis Vuitton, quando a FIFA firmou uma parceria e encomendou a mala de viagem da Taça da Copa do Mundo para a marca. Aliada a isso, a marca conseguiu uma nova campanha.
A participação da marca Louis Vuitton na Copa do Mundo da África, pode ser entendida como um case de marketing de oportunidade.
Com a vontade da marca em se consolidar e conquistar homens consumidores, a oportunidade do marketing da Louis Vuitton não poderia ser melhor, transformar a antiga mala de meta que transporta a taça com maior importância no futebol que é uma das principais paixões masculinas.
Além da presença em campo, a marca ainda conseguiu fechar uma publicidade com os maiores nomes do futebol: Pelé, Maradona e Zidane, representante da França, país de origem da marca.
A marca utilizou-se de uma oportunidade de produção do produto para conseguir fechar o contrato com os jogadores, visto que, anteriormente, já haviam tentado a contratação, mas não obtiveram sucesso. Com o nome ligado à Copa, o contato ficou mais fácil.
O case também mostra que é possível uma aproximação da moda com o esporte, onde o luxo (produto) pode ser entendido como o prestígio (evento), nesse caso, pode-se entender como o estímulo à uma paixão.
Se por um lado os produtos Louis Vuitton são exclusivos e muitas vezes encomendados, do outro, temos um evento que acontece de 4 em 4 anos, um momento único e que percorre o mundo inteiro, pelo fato de cada 'edição' acontecer em um país diferente.
O fator da dificuldade em conseguir um produto encomendado da marca e a espera por 4 anos de uma nova Copa do Mundo, é uma das hipóteses dessa parceria ter se consolidado.
Resgatar os conceitos e valores da marca Louis Vuitton, fez com que o público consumidor do esporte a respeitasse e, quem tem a possibilidade financeira de consumir as malas dessa marca, inevitavelmente, tende a consumí-la através da identidade criada por uma paixão, no caso, o futebol.
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