São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

sexta-feira, abril 29, 2011

Quiz Pequena Área

Qual foi o primeiro goleiro a utilizar luvas?

Resposta: Carrizo

quarta-feira, abril 27, 2011

Marcos – Ex-goleiro do São Paulo

Aniversariante de hoje, Marcos Antônio Alvim Bonequini, teve poucas chances de defender o Tricolor paulista, com três jogos (duas vitórias).


Sua carreira no clube foi de 1992 até 1994, depois jogou em equipes do interior e encerrou sua carreira, em 2004, na Portuguesa Santista.




Fonte: http://terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=2355&sessao=f

segunda-feira, abril 25, 2011

“Drible” do Valdívia

As firulas em campo não são novidades. Mas até que ponto fazem parte do espetáculo que se tornou o jogo?


No último fim de semana, Valdívia se destacou. Não pelos gols, mas pelos “dribles” que deixaram os adversários um tanto quanto irritados. Alguns deles desnecessários.


Os lances que víamos não são mais os mesmos. Dribles como os do Denilson, numa memória mais recente, e tantos outros que sabiam e faziam por um objetivo: o gol.

quarta-feira, abril 20, 2011

Primeiro goleiro a ser vazado por Ceni, Adnan enche a bola do tricolor

Hoje no Pelotas (RS), jogador diz que na época não gostou de ter sofrido o primeiro gol do são-paulino, mas que hoje reconhece a qualidade do batedor




Por Marcelo Prado São Paulo


A data está guardada na memória de todo são-paulino. Sábado, 15 de fevereiro de 1997. Jogo contra o União São João, no estádio Hermínio Ometto, em Araras, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Até que, aos 45 minutos do primeiro tempo, o juiz Wilson de Souza Mendonça marca falta em cima do meia Adriano, na entrada da área adversária, pelo lado esquerdo. E, com o aval do então técnico Muricy Ramalho, o goleiro Rogério Ceni parte para a bola. A cobrança é perfeita. A bola passa pelo lado de fora da barreira e morre no canto esquerdo do goleiro Adnan. Começava ali uma história de sucesso que teve seu ápice no momento em que o ídolo tricolor marcou seu centésimo gol, no último domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians.


Hoje com 35 anos, Adnan Cardoso defende o Pelotas (RS). Ele lembra que, na época, não gostou de ter tomado o gol de Rogério Ceni. Anos depois, ao constatar todo o sucesso conquistado pelo camisa 1 do time do Morumbi, mudou de ideia.


- Hoje vejo esse assunto com mais calma. É claro que naquele jogo, quando o Rogério partiu para cobrar a falta, fiquei meio desconfiado, afinal de contas, goleiro não gosta de tomar gol nenhum, imagina de outro goleiro. Já deu para perceber naquela época que ele tinha muita qualidade para bater na bola. A reposição dele com os pés já chamava a atenção. Depois, ele cansou de fazer gols e mostrar que fez isso apenas pela qualidade que tinha e nunca para menosprezar um colega de profissão. Fico feliz de ter participado dessa história de alguma maneira - afirmou o goleiro ao Globoesporte.com.


Depois que deixou o União São João, Adnan rodou por várias equipes do futebol brasileiro. E já se acostumou com uma pergunta em todas as suas apresentações.


- Sempre me perguntam do gol que tomei do Rogério. Até já me acostumei, para falar a verdade. As pessoas são muito curiosas porque querem saber como é levar um gol de goleiro. Mas não tem gozação. Já sou um cara de 34 anos, as pessoas me respeitam (risos) - brincou o jogador (assista ao vídeo com o primeiro gol de Ceni).






Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/rogerio-ceni-100/noticia/2011/03/primeiro-goleiro-ser-vazado-por-ceni-adnan-enche-bola-do-tricolor.html

segunda-feira, abril 18, 2011

Pelé, Cafu e Charlton aderem a 'força-tarefa' da Fifa

REUTERS


Pelé, Cafu e Bobby Charlton vão participar de uma força-tarefa criada pela Fifa para buscar formas de melhorar o futebol e as arbitragens até a Copa do Mundo de 2014.


A Fifa nomeou na quinta-feira os 22 integrantes da comissão, que deve começar a trabalhar em 10 de maio sob comando do ex-jogador e treinador alemão Franz Beckenbauer.


"O objetivo da força-tarefa é examinar propostas para melhorar a atratividade do futebol e o controle das partidas em competições de elite, em áreas como as regras do jogo, arbitragem, regulamentos das competições, futebol feminino, questões médicas e 'jogo limpo'", disse a Fifa em nota.


O grupo deve apresentar seu primeiro relatório no Congresso da Fifa de junho de 2012.


A força-tarefa foi criada como uma resposta da Fifa ao futebol feio e defensivo, especialmente na fase de grupos, e aos erros de arbitragem que marcaram a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.


Outros ex-jogadores envolvidos no trabalho incluem o francês Christian Karembeu, o zambiano Kalusha Bwalya e espanhol Fernando Hierro.


"Esse time tão experiente irá tratar de todas as facetas do esporte, lidando com qualquer desafio relacionado ao esporte e trazendo soluções apropriadas", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.


Beckenbauer disse que "questões importantes como a tecnologia da linha do gol, os árbitros adicionais, a chamada 'tripla punição', o comportamento dentro e fora do campo, e também vários outros tópicos precisam ser discutidos e resolvidos positivamente."


(Reportagem de Brian Homewood)






Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,pele-cafu-e-charlton-aderem-a-forca-tarefa-da-fifa,706394,0.htm

quarta-feira, abril 13, 2011

Clemer é apresentado aos juvenis do Inter como novo técnico da equipe

Ex-goleiro afirma estar feliz porque sempre sonhou ser treinador




Por GLOBOESPORTE.COM e clicRBS Porto Alegre


O ex-goleiro Clemer assumiu oficialmente nesta quinta-feira o cargo de técnico do time juvenil do Inter. Ele foi apresentado a 35 jogadores do elenco sub-17 no vestiário das categorias de base do Colorado. O diretor-geral Roberto Melo é que fez a apresentação do novo treinador aos atletas.


- Sempre foi um sonho meu ser técnico e acredito que temos de ir atrás daquilo que queremos. Estou muito feliz por iniciar esta minha nova carreira neste clube que eu amo tanto - disse o ídolo colorado, de acordo com o site oficial do clube.


Em seu novo desafio, Clemer espera incutir na gurizada, de idade entre 16 e 17 anos, a ideia de profissionalismo - dentro e fora de campo.


- Eles precisam entender que não basta ser jogador, tem que ser um atleta, que se cuidar desde cedo - receita o ex-jogador, agora com 42 anos e tomando seu próprio exemplo.


Disciplinado, Clemer aposentou-se dos gramados com 40 anos. Depois de aposentar as luvas, ele se tornou preparador dos goleiros profissionais, cargo que sustentou durante todo o ano passado. Em janeiro, Marquinhos assumiu o posto. Desde então, Clemer estudava a criação de uma escola de goleiros quando recebeu um telefonema do vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann, para assumir o time juvenil. Sem hesitar, aceitou o convite.






Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2011/03/clemer-e-apresentado-aos-juvenis-do-inter-como-novo-tecnico-da-equipe.html

segunda-feira, abril 11, 2011

CBF afasta Piauí, que pode ficar sem futebol em 2011

Lancepress


O Piauí pode ficar sem futebol em 2011. A CBF, em assembleia, determinou um afastamento preventivo da Federação de Futebol do Piauí (FFP). Assim, os clubes do estado não podem realizar competições promovidas pela entidade.


A decisão da assembleia foi tomada tendo como base o artigo 15 do Estatuto da CBF, que veta a intervenção da Justiça nas eleições das federações filiadas.


O presidente da FFP, Cesarino Oliveira, perdeu o último pleito para Lula Ferreira no cargo há 17 anos mas assumiu o posto após destituir o oponente com liminar na justiça comum, alegando irregularidades na gestão.


A Lei do Esporte diz que o gestor não pode ser candidato estando inadimplente. O Lula tem dívidas com a previdência e com a própria federação. Ele não prestava conta havia dois anos disse Cesarino.


Desde janeiro, quando Cesarino foi empossado, a CBF parou de depositar R$ 30 mil mensais para a federação. E proibiu a inscrição de atletas em clubes do Piauí.


Segundo o presidente da Fundação de Esportes do Estado do Piauí, José Gomes, o boicote da CBF foi pelo fato de o perdedor do pleito ter assumido o cargo.


Se tivessem tirado o Lula e promovido uma outra eleição não haveria problema algum disse.


Lula não quis se pronunciar, mas um de seus auxiliares, Daniel Gomes, disse que o imbróglio ocorreu porque o opositor usou a justiça comum:


Não é assim que as coisas são resolvidas.


O início do Estadual estava marcado para domingo e conta com a presença de dez clubes: Barras, Flamengo, Comercial, Cori-Sabbá, Paranhyba, 4 de Julho, Picos, Piauí, River e Princesa do Sul. No entanto, com o impasse, o Piauiense ainda não tem data para começar.






Fonte: http://extra.globo.com/esporte/cbf-afasta-piaui-que-pode-ficar-sem-futebol-em-2011-1536260.html

quarta-feira, abril 06, 2011

Goleiro: Eurico Lara

Eurico Lara (Uruguaiana, 24 de fevereiro de 1897 — Porto Alegre, 6 de novembro de 1935) foi um futebolista brasileiro que atuava como goleiro.



Biografia




Nascido em 1897, começou a jogar futebol no time do exército de Uruguaiana. Dizia-se, na época, que na cidade fronteiriça existia um arqueiro que, quando jogava, o time não perdia. Não demorou muito para que as informações sobre o atleta chegassem aos ouvidos dos dirigentes gremistas, os quais imediatamente deslocaram olheiros para a região. Sem demonstrar interesse em atuar como jogador de futebol em Porto Alegre, Eurico Lara acabou sendo transferido de sua terra natal para uma corporação da capital graças a pessoas influentes dentro do Grêmio.




Chegando a tenente do Exército, Lara acompanhou as forças revolucionárias que, em 1930, escreveram uma página importante para a história do país. Sem abandonar a farda, chegou ao Grêmio em 1920 culminando com a conquista do Campeonato da Cidade de Porto Alegre.




Dois anos depois, além de defender a seleção do Exército que venceu o campeonato entre as classes armadas, começou a construir sua reputação como goleiro no centro do país, depois de defender, com destaque, a esquadra gaúcha no Torneio Preparatório visando a escolha da seleção brasileira que disputaria o Sul-Americano. Lara fechou o gol em uma partida realizada no estádio Parque Antártica entre gaúchos e paulistas. Os donos da casa venceram por 4 a 2 mas, no final, o goleiro do sul foi ovacionado por uma multidão que invadiu o gramado para cumprimentá-lo. Afinal, não era qualquer um que conseguia defender mais de 20 chutes desferidos pelo atacante Friendereich, o maior nome do futebol brasileiro naquela época. Apesar de tudo, e para surpresa de todos, o gremista não foi chamado para a seleção.




Em setembro de 1935, já doente de tuberculose e com ordem dos médicos para não mais atuar, Lara decidiu entrar em campo para o grenal decisivo do campeonato portoalegrense daquele ano, chamado de "Campeonato Farroupilha" por coincidir com os festejos do centenário da Revolução Farroupilha). O Grêmio, com um ponto a menos, precisava vencer o Internacional para levar o troféu. Foi uma de suas maiores atuações com a camisa do Grêmio perante uma torcida maravilhada e sabedora do esforço realizado pelo atleta para poder participar da partida. Vitória do Grêmio por 2 a 0. Lara jogou o primeiro tempo. No intervalo, foi substituído e levado de ambulância para o Hospital Beneficência Portuguesa, de onde nunca mais saiu. No dia 6 de novembro, dois meses depois do Grenal Farroupilha, o herói gremista morria. Uma multidão foi às ruas para chorar a perda de um dos maiores desportistas do país. O enterro de Lara parou Porto Alegre e o atleta entrou para sempre na história do Grêmio e no coração de quem teve o prazer de vê-lo atuar.




É o único atleta do Grêmio que teve seu nome citado no Hino composto por Lupicínio Rodrigues para o cinquentenário do Grêmio (1953), hino este que acabou sendo adotado de forma oficial pelo clube. O trecho é o seguinte: "Lara, o Craque Imortal, / Soube o seu nome elevar. / Hoje, com o mesmo ideal, / Nós saberemos te honrar."






A lenda


Hoje em dia, há pouquíssimas pessoas vivas que viram Lara jogar; por isso, ele se tornou praticamente uma lenda da história do Grêmio.




Salim Nigri, homem importante na história do Grêmio, falou uma vez ao Gaúcha Entrevista, uma das diversas lendas de Lara. Segundo ele, um dirigente do clube porto alegrense estava em Uruguaiana e havia visto um jogo de futebol do exército, do qual Lara fazia parte. Ele ficou muito impressionado com o camisa 1 e decidiu contratá-lo para o Grêmio. Na vinda, Lara foi deslocado do regimento de Uruguaiana para Porto Alegre, para poder jogar no clube. Diz a lenda que, no primeiro treino, ao entregarem a camiseta de goleiro a Lara, ele perguntou para o treinador: "Como assim? Por que recebi essa camiseta? Não sou goleiro". Todos ficaram surpresos. Ele explicou que como não havia mais ninguém para ir no gol em Uruguaiana, ele havia sido requisitado para jogar como goleiro, mas não atuava na função. Se este episódio realmente ocorreu, não se sabe, mas Lara acabou se tornando uma lenda também pelo que fez nos anos seguintes pelo Grêmio.




Outra lenda seria que Lara, em certa partida, quebrou um dos braços, mas não queria sair. E também conta-se que defendeu todas as bolas até o fim do jogo, mesmo com a lesão.




Segundo outra lenda, Eurico Lara teria morrido em pleno "Grenal Farroupilha", após defender um pênalti chutado pelo seu próprio irmão. Na verdade, ele morreu dois meses depois, não houve pênalti na partida, e nenhum irmão de Lara jamais jogou no rival Internacional.






Títulos conquistados





  • Campeão da Cidade: 11 (1920, 1921, 1922, 1923, 1925, 1926, 1930, 1931, 1932, 1933 e 1935)






  • Campeão Gaúcho: 4 (1921, 1922, 1926 e 1931)






Fonte: Wikipédia

segunda-feira, abril 04, 2011

Japão não participará da Copa América. Espanha pode ser convidada

Dirigente da federação de futebol nipônica anunciou a decisão a Nicolás Leoz, presidente da Conmebol

Por Agências de notícias Tóquio



A Federação de Futebol do Japão confirmou nesta segunda-feira à Conmebol que sua seleção não participará da Copa América da Argentina devido à situação pela qual passa o país asiático após o terremoto do dia 11 de março.


O principal dirigente da entidade, Junji Ogura, anunciou a decisão a Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, durante uma reunião na sede da confederação sul-americana, em Luque, município próximo a Assunção (Paraguai).



O Japão estava no grupo A da primeira fase do torneio, que será disputado entre os dias 1º e 24 de julho, junto com Colômbia, Bolívia e Argentina.



Ogura afirmou a Leoz que os japoneses decidiram não participar como o fazem habitualmente na condição de convidados por causa da grave situação pela qual atravessa o Japão.



O dirigente, que alegou que a prioridade é cooperar com a reconstrução de seu país, reconheceu, além disso, que há enormes dificuldades para contar com jogadores que atuam em equipes europeias.



Por sua vez, Leoz lamentou a notícia, mas garantiu compreender a decisão, que segundo ele "não afetará as cordiais relações com a Federação de Futebol do Japão". Além disso, o dirigente disse que analisará a possibilidade de convidar uma seleção para substituir a japonesa.



E, de acordo com o diário portenho "La Nación", a Espanha, atual campeã mundial poderia receber esse convite. O primeiro contato seria feito por Julio Grondona, presidente da AFA e amigo de longa data de Angel Maria Villar Llona, principal dirigente da Federação Espanhola de Futebol.



Outras opções seriam Honduras, Costa Rica ou Estados Unidos. No entanto, as seleções da Concacaf só poderiam enviar equipes sub-23 por conta da disputa da Copa Ouro que termina no dia 25 de junho,pouco antes do início da Copa América.






Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/04/oficial-japao-confirma-que-nao-participara-da-copa-america.html

sexta-feira, abril 01, 2011

Quiz Pequena Área

Qual foi o primeiro goleiro a utilizar luvas?