São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Quiz Pequena Área

Goleiro da Bélgica eleito o melhor goleiro na Copa do Mundo de 94.

Resposta: Michel Preud’homme.

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Óscar Eduardo Córdoba Arce


Óscar Eduardo Córdoba Arce (Cáli, 3 de fevereiro de 1970) é um futebolista colombiano que atualmente joga no Millonarios. Atua como goleiro, sendo o que mais defendeu a Seleção Colombiana em todos os tempos.


Títulos


Boca Juniors


Torneio Apertura de 1998


Torneio Clausura de 1999


Torneio Apertura de 2000


Copa Libertadores da América de 2000


Mundial Interclubes de 2000


Copa Libertadores da América de 2001


América de Cali


Campeonato Colombiano de 1997


Seleção Colombiana


Copa América de 2001


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Montillo pode acabar no futebol do exterior

terça-feira, 20 de dezembro de 2011 - 13h32 Atualizado em terça-feira, 20 de dezembro de 2011 - 13h34
Cruzeiro quer 15 milhões de euros pelo argentino, valor que pode restringir o mercado para o jogador



Nem Corinthians, nem São Paulo – muito menos o Flamengo. O destino de Montillo deve ser o exterior. O Cruzeiro já disse não às propostas dos paulistas e sequer ouviu uma oferta com valores dos cariocas, e segue pedindo 15 milhões de euros para liberar o argentino, Com isso, o Montillo pode acabar se transferindo para o futebol estrangeiro.“(A negociação) Deu uma esfriada. Corinthians e São Paulo não estavam dispostos a chegar a esse valor. Não me parece uma possibilidade de transferência para o futebol nacional”, disse o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, em entrevista ao “Esporte Notícia”, da Rádio Bandeirantes.O dirigente disse que a proposta do São Paulo – recusada pelo clube – foi de 10 milhões de euros mais o empréstimo de um ano de dois ou três jogadores do elenco tricolor. Deste valor, seis milhões caberiam ao Cruzeiro, e o restante aos parceiros.Longe de 15 milhões de euros“O Adalberto (Baptista, diretor de futebol são-paulino) esteve em Belo Horizonte e fez essa proposta há uma semana. O Cruzeiro não aceitou e quer receber 15 milhões de euros à vista”, disse Mendes, ressaltando que a Raposa não pretende incluir atletas na negociação.Segundo o diretor cruzeirense, a proposta corintiana, também recusada, foi ainda menor: oito milhões de euros. “O Cruzeiro não colocou o Montillo à venda”, garantiu Mendes, comentando ainda o interesse rubro-negro.“O Flamengo não fez proposta em termo de números. Houve um encontro no Rio de Janeiro e a Patricia Amorim (presidente do Fla), ao tomar conhecimento das ofertas, procurou o presidente Gilvan (de Pinho Tavares, empossado recentemente na Raposa) e disse que também tinha interesse se o Cruzeiro quisesse negociar. Mas a conversa não evoluiu”, contou.Mendes garante que o Cruzeiro não precisa negociar Montillo para fazer caixa e ir às compras: “O planejamento é feito contando com ele em 2012, mas, se ele sair, vamos precisar de reposição”.Quem chega?Se Montillo pode deixar a Toca da Raposa, o Cruzeiro já busca reforços. Mendes confirmou que há negociações com os atacantes Marcos Aurélio, do Coritiba, e Osvaldo, destaque do Ceará no Brasileirão deste ano. Mas negou o interesse em Pablo Aimar, do Benfica. “Não faz parte da nossa lista de pretensões”, disse.

Fonte: http://www.band.com.br/esporte/futebol/estaduais/noticia/?id=100000475526

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Ruslan Karimovich Nigmatullin


Ruslan Karimovich Nigmatullin ou Ruslan Kärim ulı Niğmätullin - respectivamante, em russo, Руслан Каримович Нигматуллин e, no cirílico tártaro, Руслан Кәрим улы Нигъмәтуллин (Qazan, 7 de outubro de 1974) - é um ex-futebolista russo de origem tártara.


Carreira em clubes


Nigmatullin iniciou a carreira no KAMAZ (equipe da Tartária que disputa a Segunda Divisão russa), em 1992. Três anos depois, transferiu-se para o então poderoso Spartak Moscou, conquistando os campeonatos russos de 1996 e 1997.


Em 1998, foi para o ascendente Lokomotiv. Eleito o melhor jogador do país em 2001, Niğmätullin conseguiu uma transferência para o futebol italiano, para o Verona.


A equipe, entretanto, fracassou no torneio, tendo vencido uma partida, e acabou eliminada.


Final temporário da carreira


Dois anos depois do fracasso no mundial da Ásia, ele foi campeão russo em 2004 com o Lokomotiv, na condição de como goleiro reserva - Ovchinnikov era o titular absoluto. Fora dos planos da equipe rubro-verde de Moscou, saiu da equipe em 2005 para atuar no Terek, da Chechênia. Encerrou a carreira pela primeira vez, aos 30 anos, ostentando a posição de titular dos Nohchi, participando em 19 partidas.


Aproveitando a aposentadoria, Niğmätullin colaborava com a imprensa esportiva de seu país.


O retorno


Três anos depois de ter parado pela primeira vez de jogar, Niğmätullin voltou à ativa, sendo contratado pelo SKA Rostov, tendo disputado quinze partidas, contribuindo para evitar o rebaixamento do time à Terceira Divisão russa. No começo de 2009, retornou ao Lokomotiv, mas para atuar no time de reservas (Lokomotiv-2).


No final do ano, Ruslan foi contratado pelo Maccabi Ahi Nazareth. Após oito partidas pela equipe israelense, ele já estava adaptado ao futebol do estado judeu, mas seu contrato, inesperadamente, foi rescindido. Sem perspectivas de encontrar um novo clube, decidiu encerrar pera segunda vez - e definitivamente - a carreira, aos 35 anos.


Seleção Russa


Niğmätullin foi convocado pela primeira vez para a Seleção Russa no ano de 2000.


Ele foi convocado como goleiro titular da seleção russa para o mundial de 2002, tirando Sergey Ovchinnikov (favorito para a vaga), que havia disputado a Eurocopa de 1996), e relegando para o banco de reservas o veterano Cherchesty e Filimonov, do Spartak (ex-time de Niğmatullin) sendo apontado em seguida como o sucessor do lendário Rinat Dasayev no gol russo[1] - curiosamente, Dasayev também é tártaro. Um de seus colegas no Lokomotiv e na seleção naquele tempo pertencia à mesma etnia, o meia Marat İzmailev.


Depois do Mundial da Ásia, Niğmätullin nunca mais seria convocado para defender a Seleção Russa.


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Barça dá aula de futebol e conquista o bicampeonato

Mundial de Clubes Notícia da edição impressa de 19/12/2011
Santos não foi páreo para o time espanhol e acabou goleado por 4 a 0

Show, aula, passeio, vareio. Qualquer adjetivo é pouco para caracterizar a atuação do Barcelona na final do Mundial de Clubes. Com 71% de posse de bola, passes precisos e gols construídos com a qualidade de jogadores que formam a melhor equipe do mundo e uma das mais brilhantes da história do futebol, o time espanhol foi soberano no gramado do estádio internacional de Yokohama, no Japão. Ao Santos, não restou alternativa. Apenas acompanhar os comandados de Pep Guardiola construírem uma goleada de 4 a 0 e comemorarem um incontestável título. Assim, quebrou-se uma sina de não vencer brasileiros na decisão que reúne as principais equipes do planeta, já que o agora bicampeão havia sido derrotado por São Paulo (1992) e Inter (2006).Ao término da partida, restava apenas um questionamento que, mais uma vez, ficou sem resposta: como parar o Barça? O que se viu em campo realmente mostrou que, no momento, isso parece ser impossível de definir. É verdade que o técnico Muricy Ramalho contribuiu, alterando a escalação de última hora e colocando um esquema com três zagueiros. Porém, mesmo durante os 17 minutos em que o Peixe resistiu, já se tinha a impressão de que a derrota, independentemente da postura, era algo iminente, tamanha a superioridade do campeão europeu. Quando Xavi recebeu um passe ruim, dominou com o calcanhar como se fosse a coisa mais simples do mundo e deixou Messi (que contou com a falha de Durval) na cara de Rafael para dar um toque sutil por cobertura e abrir o placar, ficou visível que não tinha como resistir. E isso ficou provado pouco depois, quando Daniel Alves serviu Xavi e este chutou com precisão para ampliar. Ainda no primeiro tempo, Fábregas fez mais um, não sem antes ainda acertar a trave paulista.Na etapa final, o Santos até que tentou apresentar um volume de jogo um pouco maior. Borges e Neymar chegaram a ter em seus pés a chance de descontar, mas nada tirou a superioridade catalã. Com absoluta tranquilidade, o Barcelona demonstrou todo o seu arsenal de jogadas. Depois de nova bola no poste, Daniel Alves, originalmente lateral-direito, apareceu como centroavante para servir Messi. O argentino passou por Rafael e tocou para a meta vazia, aos 37 minutos, selando a conquista e adiando o sonho do tri mundial alvinegro. O Al Sadd, clube do Catar comandado por Jorge Fossati, ficou com a terceira colocação.
Aprendemos a jogar, admite Neymar
Destaque da partida em que o Santos garantiu vaga na final do Mundial, Neymar praticamente foi ofuscado na decisão diante do Barcelona. Não por falta de tentativa, mas pela marcação precisa que sofreu. No entanto, a vitória inconteste dos espanhóis serviu para o atacante brasileiro admitir: o que ocorreu foi um aprendizado.“Não sei se o time deles é imbatível, mas é a melhor equipe do mundo e tem jogadores fantásticos. Aprendemos a jogar futebol. O que vivemos aqui vai servir de lição para levarmos de volta ao Brasil”, resumiu.Puyol, capitão catalão, fez questão de elogiar o atacante adversário. “Tínhamos até um pouco de medo quando analisávamos esse jogador, mas controlamos bem”, afirmou, para depois concluir: “Fizemos uma partida completa”.
O que fazemos é trocar bolas, destaca o técnico Pep Guardiola
Vendo o Barcelona jogar, parece fácil. E ouvindo o técnico Pep Guardiola falar, isso se confirma. No entanto, apenas o time espanhol consegue, no mundo, apresentar um futebol tão vistoso. E, segundo o treinador, a tática realmente é simples: ter sempre o maior número possível de jogadores perto da bola.“O que nós tentamos fazer é passar a bola o mais rápido possível. Trocamos bolas quantas vezes forem necessárias para encontrarmos a oportunidade de gol”, afirmou, salientando a qualidade de jogadores como Iniesta e Xavi para colocar em prática esta ideia.Ele dá a entender que não sabe até quando é possível manter este nível de atuação. “Depende de nós sabermos encontrar esse ponto de exigência e de os atletas continuarem com esse desejo.” “Se pudéssemos enfrentá-los de novo, acho que teríamos que colocar mais gente para marcar, porque é difícil”, resumiu o meia santista Ganso.
Sem surpresas, Lionel Messi é escolhido o melhor da competição
Dois gols na final, arrancadas e, quase sempre, impossível de marcar. Neste momento, deter o melhor do mundo é algo que poucos conseguem fazer. O Santos não teve sucesso nessa empreitada. Por isso, nada mais natural que o argentino Lionel Messi fosse escolhido o melhor jogador do Mundial.Seu companheiro de Barcelona, Xavi, ficou logo atrás. E, para tirar a foto, Neymar ficou entre os dois segurando o troféu de bronze.
Marrocos será sede em 2013 e 2014
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, está insistindo para que, no ano que vem, o Japão utilize no Mundial de Clubes um dos estádios reconstruídos após o desastre de março, quando um terremoto seguido de tsunami assolou o país. Sendai é a cidade indicada para receber os jogos. Ele ainda informou que, em 2013 e 2014, o torneio ocorrerá no Marrocos. “A Real Federação Marroquina de Futebol nos fez uma apresentação sobre o tema. Espero que o torneio seja excelente em todos os aspectos: logístico, cultural e financeiro”, acrescentou.

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=81799

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Andreas Köpke

Andreas Köpke (Kiel, 12 de março de 1962) é um ex-goleiro alemão que jogou as copas de 1990, 1994 e 1998 sendo titular na última. Atualmente é treinador de goleiros na seleção alemã.

Títulos


Copa do Mundo FIFA: 1990


Futebolista Alemão do Ano: 1993


Eurocopa: 1996


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Técnico vê crescimento do futebol feminino e renovação na Seleção

12 de dezembro de 2011 • 07h19
Allan Brito
Direto de São Paulo


Em tempos de férias no futebol masculino, coube à Seleção Brasileira feminina devolver vida ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Neste domingo, na goleada por 4 a 0 contra o Chile, a torcida nacional fez a festa no estádio, com mais de 8.000 pessoas e até uma escola de samba. O fato foi comemorado pelo técnico Jorge Barcellos: "em 2007, se você fizesse um torneio como esse, não colocava tudo isso no estádio", analisou ele, que comanda a equipe nacional no Torneio Cidade de São Paulo.
A Seleção Brasileira fez sua estreia no torneio diante de um público de 3.000 torcedores, na quinta-feira. Neste domingo, o público cresceu, assim como tem crescido o futebol feminino, na visão do treinador: "Em 2004, o Brasil conquistou a medalha de prata na Olimpíada e com isso teve um crescimento do futebol feminino. Não como deveria, mas teve", disse Jorge Barcellos, que também estava no comando da equipe quando uma nova prata foi conquistada, na Olimpíada de 2008, em Pequim, na China.
De fato a equipe feminina do Brasil tem levado torcedores ao Pacaembu, mas trata-se de um público diferente do futebol masculino. Existem mais mulheres, mais crianças e quem mais tem feito barulho é uma torcida organizada do Brasil, a Brigada Verde-Amarela. Outra diferença é que há poucas críticas contra as jogadoras e muita festa após os jogos. Mesmo no final do primeiro tempo do jogo entre Itália e Brasil, que terminou 1 a 1, não foram ouvidas vaias, que são frequentes quando a Seleção masculina atua em São Paulo.
Além de fazer o futebol feminino evoluir, Jorge Barcellos acredita que o Torneio Cidade de São Paulo ajuda na renovação da Seleção. Segundo ele, é uma boa oportunidade para colocar revelações em campo com a amarelinha: "essas jogadoras precisam se acostumar a jogar na Seleção Brasileira. E é bom se acostumar em um torneio como esse", disse ele, que promoveu a estreia de Rafaelle, neste domingo, na goleada tranquila do Brasil contra o Chile, por 4 a 0.
"A estreia pela Seleção é uma responsabilidade grande. Jogar com a Marta, a Cristiane e a Érika é muita responsabilidade. Mas dá um prazer e um orgulho que superam tudo. Só tenho a agradecer", comentou a lateral esquerda, que tem passagens pelas categorias de base do Brasil e atualmente joga nos Estados Unidos, no time da University of Mississipi.
Rafaelle foi testada no segundo tempo, mas outra revelação do Brasil, a atacante Thaisinha, entrou como titular e até fez um gol contra o Chile. Ambas foram lembradas e elogiadas pelo técnico da Seleção Brasileira: "hoje a Rafaelle entrou com personalidade. Não só ela, como a Gabriela, como a própria Thaisinha e também a Fabiana. Está havendo gradativamente uma renovação na Seleção", comemorou Jorge Barcellos.
O próximo jogo da Seleção feminina acontecerá na quinta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), contra a Dinamarca. O Brasil já está classificado para a final do Torneio Cidade de São Paulo, e na decisão poderá enfrentar exatamente a Dinamarca ou então a Itália.


Fonte: http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/noticias/0,,OI5514130-EI17322,00-Tecnico+ve+crescimento+do+futebol+feminino+e+renovacao+na+Selecao.html

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Jerzy Dudek

Jerzy Dudek (Rybnik, 23 de março de 1973) é um ex-futebolista polonês que atuava como goleiro.

Carreira


Dudek iniciou a carreira no Concordia Knurów da Polônia, na temporada 1991-92, depois foi para o Sokół Tychy, transferindo-se para o Feyenoord da Holanda em 1996. No Feyenoord foi escolhido como o melhor goleiro nas temporadas 1998-1999 e 1999-2000.


Com o sucesso conquistado na Holanda, seguiu rumo à Inglaterra, ingressando no Liverpool em 2001. Atuou durante várias temporadas pelo clube durante os anos de 2001 até 2007.


Seu grande momento foi no ano de 2005, na final da Liga dos Campeões da Europa, quando seu time foi buscar um resultado adverso de 3x0 no segundo tempo, levando o jogo para a prorrogação. Na prorrogação Dudek fez uma defesa milagrosa após a finalização do ucraniano Andriy Shevchenko, que atuava pelo Milan. Após isso, sua glória foi concretizada na disputa de pênaltis onde Dudek com seu estilo próprio, entre danças e malabarismo, fez com que os jogadores do Milan errassem 3 pênaltis, dando assim o título para o Liverpool. Porém, acabou não disputando a final do Munidal de Clubes da FIFA de 2005 dando lugar ao espanhol Pepe Reina que o Liverpool acabou perdendo para o São Paulo.


No ano de 2007 foi contratado pelo Real Madrid da Espanha para ser reserva de Iker Casillas. Apesar de ser reserva na maioria das ocasiões, foi um goleiro de confiança e respeitado pelo elenco do Real Madrid.


Encerrou sua carreira em 21 de maio de 2011, aos 38 anos, na vitória por 8 x 1 do Real Madrid sobre o Almería.


Títulos


Feyenoord


Eredivisie: 1999-2000


Liverpool


Carling Cup: 2002-2003


UEFA Champions League: 2004-2005


UEFA Super Cup: 2005-2006


FA Cup: 2005-2006


FA Community Shield: 2006-2007


Real Madrid


La Liga: 2007-2008


Supercopa de España: 2008


Copa del Rey: 2010-11


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Sócrates lutou pela democracia no futebol e na política

04/12/2011 às 08:42 ATUALIZADA EM: 04/12/2011 ÀS 09:49
Agência Estado


Sócrates sempre foi um jogador de futebol diferenciado. Preocupado com sua formação, se tornou médico. Pensando no futuro político do País, fez parte da Democracia Corintiana e do movimento Diretas Já durante os últimos anos de ditadura. Mas o "Doutor" ou "Magrão", como era conhecido, também se destacou muito com a bola nos pés.Nascido em Belém do Pará, no dia 19 de fevereiro de 1954, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi brilhar na maior cidade do Brasil. Em São Paulo, o meia se tornou um dos principais jogadores da história do Corinthians, clube que defendeu entre os anos de 1978 e 1984.Antes, porém, surgiu para o futebol no Botafogo de Ribeirão Preto. No time do interior paulista, passou a chamar a atenção de diversos clubes, mas decidiu não sair de lá enquanto não terminasse a faculdade de medicina, que cursava na cidade.Contratado pelo Corinthians em 1978, ele conquistou seu primeiro título em seu segundo ano no clube: o Campeonato Paulista de 1979. Voltaria a vencer a mesma competição em 1982 e 1983, marcando seu nome definitivamente entre os ídolos corintianos.Na mesma época, ao lado de atletas como o lateral Wladimir e o atacante Casagrande, ajudou a criar a Democracia Corintiana, movimento no qual os jogadores do clube tinham direito a voto em questões que iam desde o pagamento de "bichos" até contratações de reforços.Foi a melhor fase de Sócrates como jogador, que o levou para a seleção brasileira. Ele fez parte da geração que disputou a Copa do Mundo em 1982 e em 1986. Nesta última, acabou sendo apontado como um dos responsáveis pela eliminação do Brasil, por ter perdido pênalti na disputa diante da França, nas quartas de final.Sempre politizado, Sócrates se envolveu com o movimento Diretas Já. Cobiçado por clubes da Europa, prometeu que se a emenda Dante de Oliveira, que estabeleceria as eleições diretas no País, fosse aprovada, ele permaneceria no Corinthians. Como isso não aconteceu, acabou se transferindo para a Fiorentina, da Itália, em 1984.Sem ter o mesmo brilho da época de Corinthians, ele retornou ao Brasil já em 1985, para atuar no Flamengo. Depois de dois anos no Rio, voltou a São Paulo, desta vez para atuar pelo Santos, onde ficou duas temporadas. Ainda voltou para o Botafogo para encerrar a carreira.Depois de parar de jogar, Sócrates ainda se manteve ligado ao futebol. Até tentou a ser técnico por um breve período, mas não teve sucesso. Mesmo assim, usou jornais, revistas e programas de TV para expressar sempre as suas opiniões sobre o que acontecia dentro dos gramados.Além do fato de ser politizado, Sócrates se destacava pela vida boêmia. Muito ligado à noite, nunca escondeu seu gosto por bebidas - chegou a admitir um problema com alcoolismo. Tal paixão teria gerado os problemas de saúde que culminaram com a sua morte na madrugada deste domingo, aos 57 anos, na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Sócrates, irmão mais velho de Raí, ídolo do São Paulo, deixou esposa e seis filhos.


Fonte: http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=5789837

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Quiz Pequena Área

Goleiro da Bélgica eleito o melhor goleiro na Copa do Mundo de 94.