São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

quarta-feira, novembro 30, 2011

Bradley Howard Friedel


Bradley Howard Friedel (Lakewood, 18 de maio de 1971) é um futebolista estadunidense que atua como goleiro. Atualmente, joga pelo Tottenham Hotspur.


Carreira


Atua como goleiro e já passou por equipes conhecidas da europa, como Newcastle, Brøndby, Galatasaray, Liverpool. Jogou também no Aston Villa, da Inglaterra, após oito incríveis temporadas no Blackburn. Um fato curioso em sua passagem pelo Blackburn: o goleiro norte-americano marcou o gol de empate contra o Charlton em 2004 aos 45 do segundo tempo, após subir à área para cobrança de escanteio e aproveitar um passe depois que o cruzamento fora rechaçado. Ao contrário de vários goleiros que marcaram o gol da vitória ou do empate, o Charlton ainda conseguiu desempatar a partida nos acréscimos finais.


Em 3 de junho de 2011, ao fim de seu contrato com o Aston Villa e aos 40 anos de idade, assinou um contrato de dois anos com o Tottenham Hotspur.


Seleção Estadunidense


Pela Seleção Estadunidense disputou três Copas do Mundo: 1994, 1998 e 2002. A dia 3 de Junho de 2011, o Tottenham Hotspur, através do seu treinador, anunciou a contratação do experiente Brad.


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, novembro 28, 2011

Personalidades do futebol britânico homenageiam Gary Speed

28/11/2011 às 16h23 - Atualizada em 28/11/2011 às 16h35


Diversas personalidades do futebol britânico homenagearam nesta segunda-feira o ex-jogador e técnico da seleção do País de Gales Gary Speed, que se suicidou neste domingo aos 42 anos de idade.
O meia inglês David Beckham, astro do Los Angeles Galaxy, declarou que Speed foi "um fantástico jogador com uma carreira brilhante, que estava começando uma carreira também brilhante como treinador".
Já o técnico e ex-jogador escocês Gordon Strachan afirmou que se sentia "orgulhoso" por ter atuado ao lado de Gary Speed no Leeds nos anos noventa. "Vou sentir falta de suas risadas. Ele ria como uma criança. Pode até ser que eu me esqueça dos seus gols, mas não do seu sorriso", lembrou.
Já o ex-jogador da seleção galesa Robbie Savage disse ao Daily Telegraph que não conseguia acreditar que seu amigo tinha morrido.
"Vejo as manchetes dos jornais, mas ainda não acredito que isso realmente aconteceu. Meu capitão, meu
herói, meu amigo se foi e não entendo porque", afirmou emocionado o meia. "Ele tinha o mundo aos seus pés e o mais irônico disso tudo é que era o tipo de pessoa com quem falávamos quando tínhamos um problema", completou.
O lateral do Tottenham, Gareth Bale, grande destaque da seleção galesa atual, lamentou uma "imensa perda".
"Com ele, estávamos melhorando. Ele tinha mudado a nossa forma de
jogar e a nossa mentalidade", elogiou.

Fonte: http://www.jb.com.br/esportes/noticias/2011/11/28/personalidades-do-futebol-britanico-homenageiam-gary-speed/

sexta-feira, novembro 25, 2011

Quiz Pequena Área

Argentino que disputou as Copas de 74,78 e 82. Em 78, foi eleito o melhor goleiro da Copa.

Resposta: Ubaldo Fillol.

quarta-feira, novembro 23, 2011

Rüştü Reçber


Rüştü Reçber (Antalya, 10 de maio de 1973) é um goleiro do futebol turco.


Jogou no Mundial de 2002 como titular da seleção Turca. No Mundial Foi considerado o segundo melhor Guarda-Redes, ficando atrás do mitico Oliver Kahn.


Em 2007, Rüstü trocou o Fenerbahçe, campeão turco, pelo rival Besiktas. A transferência foi muito comentada, pois ele era considerado um símbolo do Fenerbahçe. Rustu atuou por 12 temporadas e fez mais de 250 partidas. Ficou conhecido por pintar o rosto antes das partidas pela copa do mundo de 2002.


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, novembro 21, 2011

Maradona ataca posição de Blatter sobre racismo no futebol

Futebol/Bastidores - (19/11/2011 09h59min14 - Atualizado 19/11/2011 09h59min15)
Dubai (Emirados Árabes)


A declaração do presidente da Fifa, Joseph Blatter, em que afirma não existir racismo no futebol, gerou grande polêmica. Após receber críticas de diversas personalidades do esporte, foi a vez do argentino Diego Maradona, atual técnico do Al Wasl, dos Emirados Árabes, demonstrar que não concorda com o que foi dito por Blatter.
Na visão do hermano, esta não é a primeira vez que o presidente do órgão que rege o futebol se equivoca. "O Blatter já cometeu muitos erros antes. Normalmente estes equívocos não são em favor do futebol. Não estou surpreso que ele tenha dito algo do tipo", atacou.
As polêmicas declarações de Blatter vieram em meio às acusações de que o atacante uruguaio Luís Suárez e o
zagueiro inglês John Terry tiveram posturas racistas em jogos de suas equipes, Liverpool e Chelsea, respectivamente, no Campeonato Inglês.
Para o mandatário: "às vezes você fala algo que não é muito correto, mas no final da partida, tudo está acabado e você tem o próximo jogo para se comportar melhor. Nós estamos em uma partida, e no final, nós apertamos as mãos. É isso que acontece".
Maradona, por sua vez, tem postura contrária ao do mandatário. Para El Pibe, a Fifa deveria pensar em tomar uma
atitude sobre Blatter. "O racismo é inaceitável e Sepp Blatter e a Fifa devem tomar uma ação imediata, porque os efeitos são ruins no jogo e o tema deve ser tratado o mais rápido possível. Por que eles não tomam uma atitude contra ele [Blatter]?", completou.
Depois das críticas de do zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United, do meia David Beckham, do Los Angeles Galaxy e do ministro dos esportes da Inglaterra, Hugh Robertson, que pediu, inclusive, a renúncia de Blatter, o mandatário pediu desculpas na última sexta-
feira, dizendo que não previu a repercussão do que havia dito.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/11/futebol-internacional/maradona-ataca-posicao-de-blatter-sobre-racismo-no-futebol.html

quarta-feira, novembro 16, 2011

Timo Hildebrand

Timo Hildebrand (Worms, 5 de Abril de 1979) é um goleiro alemão que atualmente joga pelo Schalke 04, da Alemanha. Ainda hoje, Timo Hildebrand detém um record na Bundesliga por manter a baliza involável por 884 minutos consecutivos em 2003-2004.

Carreira


TSG Hoffenheim


Timo Hildebrand foi contratado pelo Hoffenheim em Dezembro de 2008 e chegou para ser titular na equipa, tendo realizado 38 jogos nas duas épocas que esteve no clube. O contrato que o ligava ao Hoffenheim previa a renovação automática se ele jogasse 41 jogos, o que não aconteceu devido a lesão. Em Setembro de 2010 foi contratado pelo Sporting Clube de Portugal, assinando por 2 temporadas.


Sporting CP


Aos 31 anos, assinou um contrato de um ano com um clube da 1ª Liga do futebol Português, o Sporting CP. Numa ocasião, Timo cruzou-se com adeptos sportinguistas que o alcunharam de "timo do pirete".


Schalke 04


Saiu do Sporting CP esse ano e vai atua pelo Schalke 04 time que ele passou pela base. Sendo pertencente da fámilia 'Hildebrand' e 'Hildebrandt' , defende clubes da Alemanha , juntamente com J.Hildebrandt , seu suposto sobrinho.


Títulos


Seleção Alemã


2006 FIFA World Cup Medalha de Bronze: 2006


Copa das Confederações Medalha de Bronze: 2005


Stuttgart


2006–07 Liga Alemã - Bundesliga


Taça Alemã Finalista: 2006–07


Valencia


Copa do Rei: 2007–08


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, novembro 14, 2011

Dia do "fico" de Neymar eleva status do futebol no Brasil

publicado em 10/11/2011 às 18h43


Craque anunciou sua permanência no Santos até 2014 na quarta-feira (9)

Quando o Brasil conquistou o último de seus cinco títulos mundiais em 2002, era inimaginável pensar que algum dos três maiores destaques daquele time - Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho - pudessem jogar em um clube brasileiro, tamanha a diferença de qualidade e dos valores envolvidos no mercado do futebol entre Brasil e Europa.
O anúncio feito por Neymar, o maior jogador do futebol brasileiro na atualidade, de que vai continuar no Santos até a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no país, independentemente do assédio de potências estrangeiras como Barcelona e Real Madrid, é o marco de uma mudança de paradigma. E também mais um sinal do surgimento do Brasil como uma das potências econômicas globais.
De mero fornecedor de matéria-prima para o mercado europeu - um reflexo no futebol também de seu antigo papel na economia global - o Brasil passou a ser um cenário atrativo para os anos à frente. Em contraste com o temor de uma recessão que ameaça a zona do euro, a economia brasileira continua em crescimento, e o esporte finalmente parece ter descoberto seu potencial de lucratividade.
Os novos contratos de direitos de transmissão assinados este ano pelos maiores clubes do país com a TV são até 15 vezes superiores ao início dos anos 2000 -- chegando a 85 milhões de reais -- e algumas equipes conseguiram aumentar em até 10 vezes a arrecadação com patrocínio de uniforme e venda de produtos licenciados, segundo especialistas do mercado. Além disso, o real dobrou de valor em relação ao dólar desde 2003, reduzindo a diferença dos salários pagos no Brasil e no exterior.Para Wagner Ribeiro, empresário de Neymar, as mudanças nas políticas dos clubes equipararam as condições financeiras de oferecer um salário atraente para os grandes jogadores.
- Hoje o futebol brasileiro é outro mundo economicamente. Os clubes agora estão sabendo como ganhar dinheiro e podem pagar bem aos melhores jogadores. O cara hoje só vai para a Europa se quiser mesmo.
Ao contrário de Robinho, e também dos pentacampeões Ronaldo e Ronaldinho, Neymar não vai precisar deixar o país ainda adolescente para tornar-se milionário e desfrutar dos privilégios de um astro internacional. Num dia de folga esta semana, ele foi fotografado de sunga em um iate de luxo com amigos e mulheres. A Folha de S.Paulo estampou a foto na capa do jornal nesta quinta-feira (10), com a seguinte manchete: "Europa. Para quê?"
O atacante, de apenas 19 anos, é o único jogador que não atua na Europa entre os 23 indicados ao prêmio Bola de Ouro da Fifa deste ano, e passará a ganhar estimados 3 milhões de reais por mês entre salário e acordos de patrocínio com o novo contrato firmado com o Santos - o que o coloca entre os mais bem pagos do futebol mundial.Neymar ressaltou a importância de sua decisão durante o anúncio feito na sala de entrevistas coletivas do Santos.
- São escolhas que a gente tem que fazer na vida e a minha foi continuar no Santos.
Muito ligado à família, principalmente ao pai e mentor também chamado Neymar, o jogador citou seu filho de quase três meses - fruto de um relacionamento passageiro com uma jovem quase da mesma idade - como mais um motivo para continuar jogando no Brasil e morando em Santos. Não são raros casos de jogadores brasileiros considerados promessas que voltam da Europa sem conseguir sucesso alegando saudades de casa.
Sua permanência no país até a Copa do Mundo de 2014, que foi comemorada nas redes sociais por torcedores de todo o Brasil que são fãs do talento impressionante de Neymar com a bola nos pés, pode contar inclusive com apoio do governo federal. Duas empresas estatais - Banco do Brasil e Correios - estão próximas de fechar acordos de patrocínio com o jogador, segundo fontes ligadas às transações.O banco se posicionou sobre o assunto e elogiou a capacidade que Neymar tem para mobilizar as pessoas.
- O Neymar é um dos principais ídolos do esporte no Brasil, que tem potencial para mobilizar o público jovem e grande capacidade de comunicação em campanhas de massa.
Para o presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro, a decisão de Neymar de rejeitar a Europa, ao menos por ora, para ficar no clube, repete o que foi feito pelo maior ídolo do Santos e do Brasil em todos os tempos, Pelé.
- O Neymar está seguindo os passos do Pelé. Ele está fazendo história permanecendo no Brasil, apesar de todas as ofertas tentadoras, que como na época do Pelé vinham do exterior a cada dia. O Santos resistiu naquela época, o Pelé resistiu e o Neymar está resistindo também.
EFEITO COPA DO MUNDO
Mesmo antes de assegurar que seu maior jogador da atualidade continue no país, o futebol brasileiro já tinha dado provas de que estava ingressando em uma nova fase de prosperidade enquanto se prepara para a Copa do Mundo quando grandes nomes como Ronaldo, Adriano e Ronaldinho voltaram ao país após brilharem em clubes europeus.
A organização de um Mundial no país pela primeira vez desde 1950 foi o grande catalisador dos investimentos que permitiram essa mudança de status do futebol brasileiro, na avaliação do especialista de marketing esportivo José Carlos Brunoro, da Brunoro Sport Business.
- É sintomático o efeito da Copa, os olhos do mundo se voltam para cá, as pessoas começam a olhar o futebol daqui. Em função da Copa as empresas começaram a enxergar o futebol brasileiro num todo, não apenas relacionado à Copa do Mundo, mas os clubes também, e passaram a ver nisso uma excelente forma de publicidade. A vinda do Ronaldo mostrou que é possível ter os craques aqui se você fizer um belo projeto financeiro.
Ronaldo, três vezes eleito o melhor do mundo pela Fifa e maior artilheiro da história das Copas do Mundo, abriu o caminho de volta ao chegar em 2009 ao Corinthians, em um acordo até então inédito, com a maior parte de seu pagamento proveniente de acordos de patrocínio - mesmo molde do novo contrato de Neymar.
Enquanto Ronaldo voltou para encerrar a carreira, o que aconteceu este ano, Ronaldinho trocou o Milan pelo Flamengo em janeiro com o objetivo de recuperar seu bom futebol e lutar por uma vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo no Brasil, o que ele parece a caminho de conseguir.
Se Ronaldinho mantiver nos próximos anos as boas atuações que fizerem dele um dos destaques do futebol nacional este ano, é possível que dois dos maiores nomes da seleção brasileira no Mundial de 2014 sejam jogadores de clubes do país - e não de Barcelona, Inter de Milão e Paris St. Germain como na Copa de 2002.
Copyright Thomson Reuters 2011


Fonte: http://esportes.r7.com/futebol/noticias/dia-do-fico-de-neymar-eleva-status-do-futebol-no-brasil-20111110.html

quarta-feira, novembro 09, 2011

Francesco Toldo

Francesco Toldo (Padova, 2 de dezembro de 1971), é um ex-futebolista italiano que atuava como goleiro.

Disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Italiana, em 1998 e 2002.


Anunciou oficialmente sua aposentadoria em 7 de julho de 2010.


Carreira


Toldo começou sua carreira profissional em 1990, no Verona, emprestado pelo Milan. Depois, em 1991, acertou novo empréstimo, desta vez com Trento. No ano seguinte, foi novamente emprestado, agora ao Ravenna.


Em 1993, a Fiorentina contratou-o, e Toldo permaneceu oito temporadas no clube, vencendo duas vezes a Copa da Itália, a Supercopa da Itália e o Campeonato Italiano da Segunda Divisão uma vez cada. Depois da falência da Viola, o goleiro foi para a Internazionale em 2001, onde foi o titular até o verão de 2005, quando o brasileiro Júlio César ganhou sua posição após ele decidir não participar dos amistosos de verão da Inter na Inglaterra.


Aposentadoria


Já beirando os 40 anos e sem chances de retornar ao time titular, devido a grande fase de Júlio César, no dia 7 de julho de 2010, Toldo anunciou oficialmente sua aposentadoria aos 38 anos de idade.


Após 20 anos dedicado ao futebol, tendo disputado duas Copas do Mundo, atuou em quase 500 jogos pelo Campeonato Italiano.


Seleção Italiana


Até o final de 2004, Toldo defendeu a Seleção Italiana 28 vezes. Apesar de disputar a posição com goleiros como Gianluca Pagliuca, Angelo Peruzzi e Gianluigi Buffon, Toldo foi escolhido para começar a Eurocopa de 2000, já que Buffon havia quebrado sua mão em um amistoso contra a Noruega, faltando apenas oito dias para o início da competição. Toldo ajudou o seu país a conquistar o vice-campeonato, atrás da França. Durante a semi-final contra a Seleção Neerlandesa, dona da casa, Toldo defendeu um pênalti durante o jogo e mais dois na disputa por pênaltis. Na final, porém, ele falhou na defesa do chute de Sylvain Wiltord, quando a partida já estava próxima de se encerrar e a Itália vencia por um gol. A França venceu na prorrogação com um gol de David Trézéguet.


Ele foi reserva na Eurocopa de 1996, na Copa do Mundo de 1998, na Copa do Mundo de 2002 e na Eurocopa de 2004.


Toldo se aposentou da seleção depois da Eurocopa de 2004.


Títulos


Ravenna


Serie C: 1992-93


Fiorentina


Serie B: 1993-94


Coppa Italia: 1995-96 e 2000-01


Supercoppa Italiana: 1996


Internazionale


Serie A: 2006-07, 2007-08 , 2008-09 e 2009-10


Coppa Italia: 2004-05, 2005-06 e 2009-10


Supercoppa Italiana: 2005, 2006 e 2008


UEFA Champions League: 2009-10


Seleção Italiana Sub-21


Campeonato Europeu Sub-21: 1994


Prêmios individuais


Fiorentina


Oscar del Calcio: 2000 (melhor goleiro)


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, novembro 07, 2011

César Sampaio é o novo gerente de futebol do Palmeiras

Futebol/Bastidores - (04/11/2011 13h11min56 - Atualizado 04/11/2011 13h21min50)
São Paulo (SP)

Vivendo um momento turbulento, o Palmeiras anunciou nesta sexta-feira que o ex-jogador César Sampaio é o novo gerente de futebol remunerado do clube. Sua apresentação deverá acontecer nesta tarde, na Academia de Futebol do Verdão.
Com 307 jogos e 24 gols pelo alviverde, o ex-volante, capitão na conquista da Copa Libertadores de 1999, chega em meio a um momento ruim do
Palmeiras no Brasileiro: são sete jogos sem vitória, e apenas a 13ª posição no torneio nacional.
A chegada de um gerente de
futebol era um pedido do técnico Luiz Felipe Scolari. Para o gaúcho, é fundamental ter alguém que faça a ligação entre o elenco e a diretoria, assim como Toninho Cecílio, hoje técnico do Avaí, fez no clube até o começo de 2010. Por outro lado, o vice-presidente de futebol, Roberto Frizzo, sempre demonstrou ser contra a ideia de ter outra pessoa no departamento de futebol.
Além desta questão, em seu novo cargo, César Sampaio já terá que lidar com a situação do atacante Kleber. Após brigar com o técnico Felipão, o Gladiador está afastado da
equipe e segue com seu futuro indefinido - o Grêmio aparece como interessado na contratação do jogador para a próxima temporada.
César Sampaio encerrou sua carreira de jogador em 2004, chegou a trabalhar como comentarista, mas logo começou a desempenhar a função de coordenador de futebol, tendo passagens por Pelotas, Mogi Mirim e Rio Claro. Seu contrato com o Verdão será válido até o final de 2012.


Fonte:http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/11/palmeiras/cesar-sampaio-e-o-novo-gerente-de-futebol-do-palmeiras.html

sexta-feira, novembro 04, 2011

Quiz Pequena Área

Argentino que disputou as Copas de 74,78 e 82. Em 78, foi eleito o melhor goleiro da Copa.

quarta-feira, novembro 02, 2011

Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira

Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira, conhecido simplesmente como Ricardo (Montijo, 11 de Fevereiro de 1976) é um guarda-redes português, que joga actualmente no Vitória Setúbal. Foi o guardião titular da Selecção Portuguesa de Futebol que já representou 79 vezes.

Carreira


Em 94/95 começou a sua carreira no clube da sua terra, o Montijo, que se encontrava na II divisão B. Ricardo começou a sua carreira como ponta-de-lança, tendo mais tarde, nesse mesmo clube, ocupado a posição de guarda-redes. Fez 18 jogos a contar para o campeonato enquanto lá estava mas depois foi transferido para a I divisão onde jogou no Boavista. A sua estreia no clube, e consequentemente na I divisão, foi no jogo Boavista - Belenenses (1-1) que se realizou no dia 2 de Fevereiro de 1997. É também importante salientar que o guarda-redes jogou todo o jogo não tendo qualquer espécie de lesão.


No mesmo ano Ricardo ganhava o seu primeiro título como jogador: o Boavista tinha conquistado a Taça de Portugal e um ano depois, em 97/98, é conquistada a Supertaça de Portugal.


Sempre muito acarinhado pelos adeptos, foi determinante na conquista do primeiro campeonato boavisteiro (em 2000/01) e depois também na caminhada europeia que em 2003 levou o Boavista às meias finais da Taça UEFA.


Na época 03/04 Ricardo transferiu-se para o Sporting. No clube de Alvalade Ricardo chegou a ser capitão entre 2005 e 2007,chegou a final da Taça Uefa em 2004-2005 e conquistou a Taça de Portugal em 2006-2007.


Depois de se transferir do Sporting Clube Portugal para o Betis de Sevilha, Ricardo passou a ser pouco utilizado.


Como consequência, Ricardo transferiu-se em 2010-2011 no mercado de Inverno para o Leicester da segunda divisão Inglesa.


Em Agosto de 2011, Ricardo regressa ao campeonato português ao assinar contrato com o Vitória Setúbal.


Seleção


Ricardo ficou célebre por ter defendido uma grande penalidade sem luvas no desempate dos quartos de final do Euro 2004 realizado em Portugal, onde a equipa da casa jogou com a Inglaterra, tendo posteriormente sido o marcador da ultima grande penalidade, que qualificou a selecção portuguesa para as meias-finais da prova (Euro 2004).


Recentemente, no Mundial de 2006, defendeu três penaltis contra a Inglaterra, colocando a Selecção portuguesa entre as 4 melhores equipas do Mundo. Nesse mundial Ricardo foi o segundo guardião com mais defesas sendo ultrapassado pelo campeão Gianluigi Buffon.


Com a saída de Luiz Felipe Scolari, e Carlos Queiroz a tornar-se novo treinador da Selecção Portuguesa de Futebol, Ricardo perdeu a sua titularidade e até ao momento ainda não foi convocado pelo novo treinador, que de momento é Paulo Bento.


Palmarés


Taça de Portugal pelo Boavista 1996/1997


Supertaça Nacional pelo Boavista 1996/1997


Campeão Nacional pelo Boavista 2000/2001


Finalista do Euro 2004


Finalista da Taça UEFA pelo Sporting 2004/2005


Taça de Portugal pelo Sporting 2006/2007


Outros


4º classificado na Campeonato do Mundo de 2006


Semi-finalista na Taça UEFA pelo Boavista 2002/2003


Fonte: Wikipédia