São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, outubro 31, 2011

Com fracassos, futebol brasileiro renega status no Pan-Americano

31/10/2011 às 08h12 - Atualizada em 31/10/2011 às 08h15

A avaliação do desempenho do futebol brasileiro nos Jogos Pan-Americanos é preocupante: em Guadalajara, as equipes masculina e feminina acabaram por renegar seus status. O respeito pela camisa verde e amarela e a responsabilidade de representar a Seleção mais vitoriosa do mundo deram lugar a um fracasso feminino, impedindo o tricampeonato, e a outro vexame masculino, eliminado ainda na primeira fase.

Masculino dá "repeteco" de vexame
Os
jogadores brasileiros são reconhecidamente os melhores do planeta. Como se isso não fosse suficiente, a Seleção Brasileira Sub-20, escolhida para representar o país no Pan, chegou a Guadalajara com nomes que conquistaram o título mundial obtido em agosto. Apesar disso, os comandados de Ney Franco conquistaram apenas dois pontos em três jogos e foram eliminados na primeira fase.
Assim, a equipe mantém o jejum de conquistas pan-americanas: não fica com a medalha de ouro desde 1987, em Indianápolis. Em duas edições subsequentes do Pan, a Seleção masculina sequer participou: em Havana (1991) e Winnipeg (1999). A eliminação no México, local em que a Seleção brilhou na Copa do Mundo de 1970, na conquista do tri mundial, foi vergonhosa, com derrota para Costa Rica por 3 a 1.
A situação é um "repeteco" do vexame protagonizado no Rio de Janeiro, em 2007, quando a equipe ficou em segundo lugar em seu grupo, atrás do Equador, e não conseguiu a classificação. Ney Franco culpou a inexperiência do time, que também conquistou o Sul-Americano Sub-20 em 2011. Além disso, criticou a arbitragem, mesmo diante do fato de o time ter jogadores expulsos nos três
jogos que disputou.

Feminino vive drama e sucumbe nos pênaltis
Até 2011, o Pan-Americano havia dado provas da superação do futebol feminino brasileiro, que convive com a falta de apoio e de
competições oficiais, tentando sem êxito conquistar títulos de expressão como Olimpíada e Copa do Mundo. No Pan, pelo menos, o status brasileiro era máximo: chegou a Guadalajara como bicampeão e, apesar de desfalcado de atletas como Marta e Cristiane, com grandes chances de ficar com o ouro de novo.
O time comandado por Kleiton Lima teve tropeços e só se classificou em primeiro com uma "vitória" no sorteio feito pela organização - Brasil e Canadá, que empataram por 0 a 0 na última partida da primeira fase, se igualaram também em todos os critérios de desempate. Para complicar ainda mais, o grupo sofreu um abalo com a morte do pai da lateral Maurine, uma das principais jogadoras.
Apesar da notícia, Maurine decidiu continuar em Guadalajara, em busca do ouro para homenagear o pai. Fez o gol da classificação na semifinal contra o México e fortaleceu o time todo. Na final, no entanto, amargou junto às companheiras um sofrido revés: elas voltaram a empatar com o Canadá e, nos pênaltis, foram derrotadas. Kleiton Lima voltou a cobrar apoio para a modalidade e relevou a perda do tricampeonato.
"No Rio 2007 estávamos com um time completo e as adversárias, não. Aqui em Guadalajara foi totalmente diferente, pois oito jogadoras que disputaram o Mundial não estiveram aqui conosco. Valeu como aprendizado para Londres 2012", afirmou o treinador, há três anos à frente da equipe feminina do Brasil.

Fonte: http://www.jb.com.br/pan-americano-2011/noticias/2011/10/31/com-fracassos-futebol-brasileiro-renega-status-no-pan-americano/

sexta-feira, outubro 28, 2011

Quiz Pequena Área

Goleiro que conquistou os dois primeiros mundiais do Brasil e considerado,por muitos, como o melhor goleiro brasileiro na história das Copas do Mundo.

Resposta: Gilmar dos Santos Neves.

quarta-feira, outubro 26, 2011

Vítor Manuel Martins Baía

Vítor Manuel Martins Baía(São Pedro da Afurada, 15 de Outubro de 1969) é um ex-futebolista português que jogava na posição de guarda-redes, sendo um dos melhores da história de Portugal.


Carreira


Nascido no concelho de Vila Nova de Gaia, Baía começou a jogar futebol no Académico de Leça. Aos treze anos mudou-se para o FC Porto, onde passou a maior parte da sua carreira. Aos dezanove anos foi pela primeira vez chamado à equipa principal por Artur Jorge (treinador português que conquistou a Taça dos Campeões Europeus de Clubes em 1987, com o FC Porto) num jogo contra o Vitória de Guimarães em Setembro de 1989 e não perdeu mais o lugar.


Chegou à baliza da selecção portuguesa com 21 anos. Estreou-se no dia 19 de Dezembro de 1990, num jogo frente aos Estados Unidos, iniciando aí uma década em que a camisola 1 de Portugal lhe pertenceu quase em exclusivo.


Ao serviço do clube portuense, ganhou cinco campeonatos nacionais e duas taças de Portugal, sofrendo 116 golos em sete épocas (uma média de apenas 16,5 golos sofridos por ano).Esteve presente com a selecção portuguesa no campeonato europeu de 1996, em Inglaterra, após o qual se transferiu para o FC Barcelona, de Espanha, transformando-se no mais caro guarda-redes do mundo.


Depois de uma boa primeira época ao serviço do clube espanhol, Vítor Baía sofreu uma lesão, em Agosto de 1997, e o técnico holandês Louis Van Gaal retirou-o da primeira equipa, preferindo o seu compatriota Ruud Hesp. Em Janeiro de 1999, após vários meses sem jogar no Barcelona, Baía, ainda como jogador do Barcelona, regressou ao Porto para relançar a carreira.


Em 2000 integrou a equipa da selecção nacional para o Campeonato Europeu de Futebol onde esteve em bom plano ao defender uma grande penalidade nos quartos-de-final de Arif, da selecção da Turquia, mas não tendo hipóteses na grande penalidade apontada por Zinedine Zidane que iria eliminar Portugal nas meias-finais.


No ano seguinte, uma lesão no joelho afastou-o dos relvados durante praticamente uma época, o que levou a que muitas pessoas pensassem que iria acabar a carreira.


Contudo, Baía voltou ao seu melhor, recuperando a tempo de representar Portugal no Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão. Nessa competição, Baía foi titular, quando se esperava que fosse Ricardo, jovem guardião do Boavista, a defender as redes da selecção, pois este tinha sido titular nos últimos cinco jogos da fase de apuramento (nos primeiros cinco, o titular era Quim).


Quando Luiz Felipe Scolari foi nomeado selecionador nacional, Baía nunca mais defendeu as cores de Portugal. Todavia, ao serviço do Porto, manteve sempre a titularidade, excepto num pequeno período em que se desentendeu com José Mourinho.


Em 2003, Vítor Baía foi o guarda-redes titular do Porto na final da Taça UEFA, em Sevilha (Espanha), que a equipa portuguesa venceu por 3-2, após prolongamento ao Glasgow Celtic e no ano seguinte foi também titular na final da Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen (Alemanha), em que o FC Porto ganhou 3-0 ao AS Monaco, tendo mesmo sido considerado o melhor guarda-redes europeu de 2004, pela UEFA.


Viria a perder a titularidade no final de 2005, quando o treinador holandês Co Adriaanse considerou que Helton seria melhor opção. Aos 37 anos, despediu-se do futebol como jogador, tendo sido um dos jogadores mais influentes na história portista.


Curiosidades


Vítor Baía é um dos jogadores com mais troféus conquistados do mundo, com 33 no total.[carece de fontes?]


Vítor Baía detém o record de imbatibilidade em Portugal (1191 minutos entre Setembro de 1991 e Janeiro de 1992), 5º em campeonatos de primeira divisão europeus e 11º melhor registo de sempre da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.


Foi o 1º jogador português a atingir as 75 internacionalizações (16 de Agosto de 2000).


Conquistou 10 campeonatos nacionais de seniores.


É um de apenas 9 jogadores que conquistaram os três principais títulos Europeus de clubes: Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça das Taças.


Na cápsula do tempo enterrada pela UEFA aquando do seu jubileu de ouro em 2004, foi colocado um par de luvas de Vítor Baía.


Tem uma fundação em seu nome: a Fundação Vítor Baía 99. 99 é o número que ostentou nas costas desde que voltou ao FC Porto.


Em 11 de Novembro de 2005, lançou a sua autobiografia "Vitor Baía - A Autobiografia"


Estreia no Campeonato Nacional


11/09/89: V.Guimarães 1 - 1 FC Porto


Estreia nas Competições Europeias


13/09/89: FC Porto 2 - 0 Flacari Moreini


Estreia na Selecção Nacional


19/12/90: Portugal 1 - 0 EUA


Títulos


Totais no F.C Porto


Títulos: 27


Épocas: 16


Jogos: 406


Totais de Carreira


Títulos: 33


Épocas: 18


Jogos: 525


Prêmios Individuais


1988/89 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-redes do Campeonato Nacional


1989 - Troféu Jornal "Record": Revelação do Ano


1989 - Dragão de Ouro: Futebolista do Ano


1989 - Futebolista do Ano da CNID


1989/90 - Melhor Jogador Hummel


1989/90 - Prêmio Regularidade do Jornal "A Bola"


1990 - Prêmio Trevo de Ouro: Adidas


1990 - Melhor Jogador do Torneio Phillips Cup


1990/91 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional


1991 - Futebolista do Ano da CNID


1991 - Prêmio Gandula para Melhor Guarda-Redes


1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano


1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Jogador do Ano


1992 - Prêmio Gandula para Melhor Guarda-Redes


1992 - Troféu Jornal "Record" - Melhor Guarda-Redes do Ano


1992/93 - Troféu jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano


1993 - Melhor Futebolista do Torneio Centenário do FC Porto


1993 - Prêmio Gandula para Melhor Guarda-Redes


1993 - Prêmio Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional


1993/94 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano


1994/95 - Guarda-Redes mais valioso do Campeonato Nacional


1994/95 - Guarda-Redes do Ano da "European Sports Magazine"


1996 - Fase Final do EURO 96


1996 - Troféu Jornal "Record": Melhor Jogador do Ano


1996/97 - Troféu Jornal "A Marca": Troféu “Juan Gamper”


2000 - Fase Final do Euro 2000


2002 - Fase Final do Campeonato do Mundo 2002


2002 - Figura Nacional do Ano na III Gala Nacional do Desporto


2003 - Prêmio Carreira na Gala de Desporto em Gaia


2004 - Prêmio UEFA "Best Goalkeeper 2003/04": Melhor Guarda-Redes da Europa


2004 - Prêmio FIFA "Best Goalkeeper 2003/04": Melhor Guarda-Redes do Mundo


2004 - Medalha de Mérito Desportivo


2004/05 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano


2004/05 - Troféu Carreira da Superliga / Jornal Notícias


2008 - Condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (República Portuguesa) em Viana do Castelo


2008 - Prêmio "alto prestígio" pela Confederação do Desporto de Portugal


Palmarés


FC Porto


Campeonato Nacional: (10) 89/90, 91/92, 92/93, 94/95, 95/96, 98/99, 02/03, 03/04, 05/06 e 06/07 Taça de Portugal: (5) 90/91, 93/94, 99/2000, 02/03 e 05/06


Supertaça Cândido de Oliveira: (9) 90/91, 91/92, 93/94, 94/95, 99/00, 00/01, 02/03, 03/04, 05/06 Taça UEFA: 02/03


Liga dos Campeões: 03/04


Taça Intercontinental: 04/05


FC Barcelona


Taça do Rei: (2)96/97 e 97/98


Liga Espanhola: 97/98


Supercopa da Espanha: 97/98


Taça das Taças: 96/97


Supertaça Europeia: 97/98


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, outubro 24, 2011

Saiba quem é o costarriquenho que eliminou os brasileiros do futebol

24/10/2011 às 12h34 - Atualizada em 24/10/2011 às 12h37

Algoz da Seleção Brasileira masculina de futebol nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Jonathan McDonald Porras, 23 anos, atua no futebol da Costa Rica, pelo Alajuelense, da primeira divisão, e já não era totalmente desconhecido para o futebol brasileiro antes do duelo do último domingo.
Isso porque McDonald havia sido convocado pelo treinador Jorge Luis Pinto para o amistoso contra o Brasil, no último dia 7, em San Juán, na Costa Rica. Inicialmente, ele não estava na relação, mas com a lesão do principal
jogador do país, Bryan Ruiz, acabou ganhando uma chance. Apesar da convocação, o atacante não chegou a entrar em campo.
McDonald, que defende o país desde a derrota para o Equador por 2 a 0, em amistoso realizado no dia 10 de agosto, começou no futebol costarriquenho jogando pela Associação Desportiva Carmelita, em 2004, ainda aos 16 anos.
Após um ano no time, foi contratado pelo Herediano, que defendeu por duas temporadas antes de tentar a sorte no futebol norte-americano, no Vancouver Whitecaps, do Canadá, que
disputa ligas secundárias em relação à MLS (Major League Soccer).
Pelo Whitecaps, atuou poucas vezes, antes de ser dispensado para voltar a jogar no seu país. Liberado, McDonald fechou, em dezembro de 2010, com o Alajuelense, onde conseguiu projeção internacional e foi ao time principal da Costa Rica - já havia defendido as equipes de base da seleção.
Antes de se tornar o "carrasco" do Brasil no Pan, com dois gols e boas jogadas, responsáveis diretas pela queda do time verde-amarelo logo na primeira fase, ele ainda não havia marcado gols em Guadalajara, nos duelos contra Argentina e Cuba.
A cinco dias do aniversário (completa 24 anos no dia 28), McDonald se tornou o grande nome do time durante a vitória por 3 a 1, marcando dois gols - o primeiro deles um golaço -, além de chutar um pênalti na trave.

Fonte: http://www.jb.com.br/pan-americano-2011/noticias/2011/10/24/saiba-quem-e-o-costarriquenho-que-eliminou-os-brasileiros-do-futebol/

quarta-feira, outubro 19, 2011

Antonios Nikopolidis


Antonios Nikopolidis (em grego, Αντώνης Νικοπολίδης; Arta, 14 de Outubro de 1971), é um futebolista grego, que atua como goleiro. É reconhecido por sua semelhança com o ator estadunidense George Clooney.


Carreira


Nikopolidis começou em um time local de sua cidade, o Anagenisi Artas, transferindo-se para o Panathinaikos, em 1989. Ele estreou pelo Panathinaikos na temporada de 1990/91.


Desde então vem sendo considerado uns dos melhores goleiros do Campeonato Grego de Futebol.


Em 2002 ele ajudou o Panathinaikos a alcançar as quartas-de-finais da Liga dos Campeões, mas na temporada 2003/04 ele perdeu a titularidade para Konstantinos Chalkias, quando o seu contrato acabou.


Em 2004, Nikopolidis transferiu-se para o Olympiacos, por € 600,000, onde ele está até hoje.


Seleção Grega


Nikopolidis fez sua estréia na seleção grega em 18 de Agosto de 1999, diante da seleção de El Salvador.


Ele disputou as eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 e da Copa do Mundo de 2006.


Também disputou a Eurocopa de 2004, onde sua seleção fez uma brilhante campanha, vencendo a Seleção Portuguesa na final e sagrando-se campeã.


Títulos


Panathinaikos:


Campeonato Grego: 2004


Copa da Grécia: 2004


Olympiacos:


Campeonato Grego: 2005, 2006, 2007


Copa da Grécia: 2005, 2006


Supercopa da Grécia: 2007


Seleção Grega:


Eurocopa 2004


Prêmios Individuais:


Eurocopa 2004: Melhor Goleiro


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, outubro 17, 2011

Seleção de futebol tenta se adaptar à vila do Pan

14/10/2011 às 15:51
Agência Estado



Um dos quatro campeões mundiais sub-20 a participar dos Jogos Pan-Americanos, o atacante Henrique ainda tenta se adaptar à rotina de uma vila de atletas. O jogador do São Paulo afirmou que está gostando de interagir com competidores de vários países e modalidades - no auge do torneio, a Vila Pan-Americana deve receber cerca de 7 mil pessoas.


"A primeira impressão é legal. Nunca tinha ficado em uma vila. É um pouco diferente, porque a gente está acostumado a ficar num lugar só para nós. Mas dá para conhecer muitas pessoas, conviver com todo mundo."


A seleção sub-20, treinada por Ney Franco, chegou na quinta-feira em Guadalajara. Nesta sexta, fez seu primeiro treino em um colégio próximo da vila. Lá, os brasileiros encontraram outra novidade: o gramado sintético, que está instalado tanto nos locais de treino quanto no estádio em que a competição será disputada, o Omnilife, de propriedade do Chivas.


"O gramado é um pouco estranho", explicou Henrique. "Como o sintético, prende muito (o jogador) e a bola às vezes corre demais. Vamos ter que nos acostumar com o tempo da bola, mas teremos bastante tempo para isso até o jogo com a Argentina."


A partida de estreia, contra os rivais sul-americanos, será na quarta-feira. Antes disso, neste sábado, a seleção brasileira fará um jogo-treino contra a equipe sub-20 do Chivas.

Fonte: http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=5775847

quarta-feira, outubro 12, 2011

Juan Carlos Henao Valencia

Juan Carlos Henao Valencia (Medellín, 30 de dezembro de 1971) é um jogador de futebol colombiano.

O goleiro de 1,81 m e 79 kg foi considerado na Colômbia o sucessor de René Higuita, por usar cabelos compridos, calções curtos e estar constantemente adiantado em relação a sua meta. Porém o jogador não fez história somente por chamar atenção pelo seu jeito espalhafatoso, mas por ajudar o, até então modesto, Once Caldas a chegar ao título da Taça Libertadores da América de 2004, eliminando pelo caminho os grandes favoritos Santos, de Robinho, São Paulo FC, de Rogério Ceni, e o Boca Juniors na final decidida nos pênaltis. No final do ano, como campeão continental, o clube teve o direito de disputar o Mundial de Clubes contra o campeão europeu FC Porto, mas perdeu também nas disputas por pênaltis.


O jogador ganhou destaque internacional e chamou a atenção do Santos — cuja camisa seria o 4º colombiano a vestir. Mas depois de algumas atuações fracas na Libertadores e no Campeonato Paulista, o jogador foi dispensando pela diretoria do clube litorâneo. De volta ao seu país, Henao assinou contrato com o Millionarios, depois de passar meio ano treinando no seu antigo clube, o Once Caldas.


Atuou pelos seguintes clubes


Once Caldas (1993-2004)


Santos (2005)


Millionarios (2006-2007)


Maracaibo (2007)


Títulos como jogador


Campeão colombiano 2003


Campeão da Taça Libertadores da América de 2004


Vice-Campeão Mundial 2004;


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, outubro 10, 2011

Com Santos desfalcado, Muricy reprova calendário do futebol para 2012

08 de outubro de 2011 • 16h15 • atualizado às 16h53

O calendário 2012 do futebol, divulgado na última sexta-feira no site do CBF foi criticado por Muricy Ramalho. O treinador, que já declarou diversas vezes ter o time prejudicado por ceder jogadores à Seleção em meio ao Brasileiro e pelas seguidas contusões, foi enfático ao tratar do tema. Além de Neymar, Danilo e Paulo Henrique Ganso (machucado no momento), que o time da Vila Belmiro cede com frequência, o goleiro Rafael e o atacante Borges também já foram lembrados por Mano Menezes.
"Não é uma questão que prejudica apenas o Santos, é um problema de todos os clubes, são feitos altos investimentos em alguns jogadores que servem à Seleção, os clubes têm de conversar com a CBF para um ressarcimento", disse.
No clássico contra o Palmeiras, neste domingo às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, Muricy não poderá contar com Neymar, que está a serviço da Seleção Brasileira. O jovem atacante já ficou de fora da derrota para o Grêmio por 1 a 0 no meio da semana, o terceiro resultado negativo seguido do time santista.
Entre os principais pontos criticados por dirigentes está a manutenção de 23 datas para os campeonatos estaduais, o acúmulo de competições no primeiro semestre, contrastando com poucos jogos na segunda metade do ano, além do Brasileiro não parar durante os Jogos Olímpicos de Londres e nas datas Fifa.
Muricy também pediu para que haja um maior diálogo entre os cartolas do país para não ter as equipes mais prejudicadas nas próximas temporadas.
"Esse é um problema que envolve presidência, têm que haver uma conversa entre eles. Claro que é importante para qualquer time ter um jogador na Seleção, mas também há muita importância nos campeonatos que os clubes disputam. Deve haver mais conversa, senão os clubes saem prejudicados", concluiu.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/noticias/0,,OI5401041-EI1137,00-Muricy+reprova+calendario+do+futebol+para.html

sexta-feira, outubro 07, 2011

Quiz Pequena Área

Goleiro que conquistou os dois primeiros mundiais do Brasil e considerado,por muitos, como o melhor goleiro brasileiro na história das Copas do Mundo.

quarta-feira, outubro 05, 2011

José Santiago Cañizares Ruiz

José Santiago Cañizares Ruiz (Puertollano, 18 de dezembro de 1969) é um ex-futebolista espanhol que atuou como goleiro.

Carreira


Começou nas categorias de base do Real Madrid, e passou pelas equipes do Elche, Mérida e Celta de Vigo. Voltou para o Real na temporada 1994-95, onde ganhou duas ligas e uma Liga dos Campeões da Europa.


Foi para o Valencia, em 1998, onde ganhou mais duas ligas, uma Copa do Rei, uma Supercopa da Espanha, uma Copa da UEFA e uma Supercopa da Europa. Recebeu três troféus Zamora, concedido ao goleiro menos vazado da liga.


No dia 16 de maio de 2008 rescindiu contrato com o Valencia, por onde jogou por 10 anos, para dar espaço ao goleiro Timo Hildebrand. Sem ter propostas que o atraíssem, Cañizares se aposentou do futebol.


Pela seleção espanhola foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Na Copa do Mundo de 2002, era o goleiro titular da seleção. Porém, um acidente, onde um frasco de perfume lhe cortou o pé ao cair no chão, o impossibilitou de jogar. Foi convocado, ao todo, para três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2006).


Títulos


Real Madrid


La Liga: 1994-95 e 1996-97


UEFA Champions League: 1997-98


Supercopa de España: 1997


Valencia


La Liga: 2001-02 e 2003-04


Copa del Rey: 1998-99


Supercopa de España: 1999


UEFA Cup: 2003-04


UEFA Supercup: 2004


Prêmios individuais


Troféu Zamora: 1992-93, 2000–01, 2001–02 e 2003–04


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, outubro 03, 2011

Luxemburgo destaca evolução do futebol carioca

Futebol/Campeonato Brasileiro - (03/10/2011 07h10min00 - Atualizado 03/10/2011 07h17min12)
Rio de Janeiro (RJ)

O técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a São Paulo no domingo, mas para comandar uma equipe carioca no Morumbi. Com a maioria de seus títulos conquistada por clubes paulistas, o comandante do Flamengo está satisfeito com a evolução apresentada pelos times do Rio de Janeiro nos últimos anos.
"São Paulo estava na frente havia muito tempo, nadando de braçada. Mas agora o Rio entendeu que precisava melhorar", comentou Luxemburgo, carioca de Nova Iguaçu, no programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.
De fato, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro estão entre os seis melhores na tabela do Campeonato Brasileiro - os paulistas Corinthians e São Paulo aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente. Os últimos títulos nacionais foram conquistados por Fluminense e
Flamengo, e atualmente o Vasco lidera a competição.
Para Luxemburgo, os bons resultados obtidos pelos times cariocas estão relacionados a melhores condições de trabalho. "Os clubes estão se estruturando. O Flamengo iniciou as obras do CT, para colocar um hotel e um quinto campo. O Fluminense vai começar também. O Rio de Janeiro acordou para entender que
futebol não é só montar time", declarou.
Em relação a contratações, o técnico lembrou que o Botafogo se reforçou com o volante Renato, com passagem destacada pelo Sevilla, da Espanha. Ele mesmo conta com o astro Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. "O Ronaldinho está comprometido. Seu único atraso foi há duas semanas, de 13 minutos, porque o Ninho do Urubu está em reformas, uma confusão danada, e atrapalhou um pouco", relevou.
Com a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo (único grande paulista que não dirigiu), no Morumbi, Vanderlei Luxemburgo levou o Flamengo aos 44 pontos ganhos na tabela do Campeonato Brasileiro, na sexta posição.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/10/flamengo/luxemburgo-destaca-evolucao-do-futebol-carioca.html