São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

quarta-feira, agosto 31, 2011

Justo Wilmar Villar Viveros


Justo Wilmar Villar Viveros (Cerrito, 30 de junho de 1977) é um futebolista paraguaio que atua como goleiro. Atualmente, joga no Estudiantes.


Villar ganhou destaque na campanha paraguaia na disputa da Copa América 2011, quando salvou o Paraguai em todas as partidas até a final da Copa.


Prêmios individuais


Melhor goleiro da Copa América 2011


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, agosto 29, 2011

Ricardo Gomes pode se afastar do futebol

R7


29/08/2011 15h05

Ricardo Gomes, técnico do Vasco, pode ser aconselhado a deixar os campos de futebol, caso se recupere do AVC (sigla para Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico que sofreu durante o clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo (28).


A opinião é a de especialistas em neurologia, com a ressalva de que ainda é muito cedo para se ter um prognóstico claro da situação do treinador.


Gomes foi operado na noite deste domingo após ter o sangramento cerebral constatado, e no momento está internado no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, entubado e sedado. Seu estado é considerado gravíssimo.


O médico Alessandro Blassioli, ex-perito do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia) e neurologista do Hospital Sabin em São Paulo, afirma que um quadro de pressão alta, histórico de doença vascular e alto stress é muito perigoso.


- É normal pedirmos o afastamento de situações de stress para pacientes que se recuperam de acidentes vasculares. Isso varia de pessoa para pessoa, mas se o indivíduo tem uma ocupação que tira seu sono, que lhe causa problemas de estômago e que aumenta sua pressão, então ele está somatizando tudo.


Segundo Brassioli, não é aconselhável alto nível de stress para pessoas com problemas vasculares. Esse é exatamente o histórico de Ricardo Gomes, que sofreu no início do ano passado uma vasculite, quando ainda treinava o São Paulo, e ficou duas semanas fora do comando do time.


A vasculite é uma inflamação em um vaso sanguíneo que causa seu estreitamento ou obstrução, limitando ou interrompendo o fluxo. Na época, o sangramento em um dos vasos cerebrais foi apontado como do "tamanho de um grão de arroz", que causou formigamento na mão e forte dor de cabeça.


De acordo com Blassioli, a chance de o problema anterior de Gomes não ter relação com o AVC sofrido no domingo é quase nula.


- É muito provável que estejam ligados, pois ele possui um histórico de acidente vascular, mesmo que seja primário, ou pequeno. É natural a reincidência desse tipo de problema.


José Alberto Landeiro, chefe do serviço de neurologia do Hospital Universitário Antônio Pedro em Niterói e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, compartilha da opinião do colega.


- Isso não é uma coincidência. Essa é a evolução de uma doença, que chegou ao ponto de virar um rompimento hemorrágico. A pressão alta aliada com um problema anterior e stress emocional, é altamente perigoso. Em um período de 30 dias após a operação, existe um alto índice de óbito.
O treinador do Vasco tomava remédio para controlar a pressão sanguínea, mas o clube carioca não sabe informar qual medicação ou a frequência que Gomes se medicava. Como a hipertensão não tem cura, precisa ser controlada. No caso do técnico, alto índice de stress também deve ser evitado.


A direção vascaína já delcarou que não vai procurar um substituto para seu comandante. Para Landeiro, a recuperação de um quadro tão grave significa também diminuir os atritos emocionais do paciente. O que no caso de Gomes, pode significar o afastamento do futebol.


- A hipertensão é uma doença séria, que afeta todo o organismo. Se você juntar a ela um intenso nervosismo diário, seria recomendado se distanciar desse cotidiano, especialmente após um quadro tão grave. Depende de como a pessoa lida com sua profissão.


Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/ricardo-gomes-pode-se-afastar-do-futebol_122946/

sexta-feira, agosto 26, 2011

Quiz Pequena Área

Goleiro inglês que jogou 73 vezes pela seleção inglesa e tem o recorde de 7 jogos sem levar gol. Jogou em 23 jogos internacionais consecutivos e é considerado o melhor goleiro da Inglaterra até hoje. O goleiro também é lembrado pela defesa de uma cabeçada de Pelé.

Resposta: Gordon Banks.

quarta-feira, agosto 24, 2011

Jens Lehmann


Jens Lehmann (Essen, 10 de Novembro de 1969) é um ex-futebolista alemão que atuava como goleiro.


Em 2011, voltou atrás em sua aposentadoria e assinou um contrato de curto prazo com o Arsenal, devido a carência de goleiros em boas condições físicas na equipe. Ao final da temporada, aposentou-se em definitivo.


Representou durante dez anos a Seleção Alemã, e foi o titular da posição na Copa do Mundo FIFA de 2006, realizada em território alemão, torneio onde a equipe terminou na terceira colocação.


Carreira


O início


Jens Lehmann começou a carreira profissional no Schalke 04, em 1988, onde consagrou-se campeão da Taça UEFA (atual UEFA Europa League) de 1996-97. No Schalke, Lehmann viveu um momento incomum na vida de um goleiro: na temporada 1997-98, marcou um gol numa partida contra o Borussia Dortmund, time que viria a defender pouco tempo depois.


Acabou sendo contratado pelo AC Milan, onde não demonstrou boas partidas e acabou retornando à Alemanha em 1999 para defender o Borussia Dortmund.


Arsenal


Em 25 de julho de 2003, foi contratado pelo Arsenal para ser substituto de David Seaman, goleiro em fim de carreira e até então titular absoluto, há 13 anos atuando pelos Gunners. No clube londrino, Lehmann alcançou o ápice de sua carreira. Fez parte do elenco campeão da Premier League de forma invicta na temporada 2003-04, venceu também a FA Cup e a FA Community Shield. Foi apelidado de Crazy Jens pelos torcedores do clube, por sua várias defesas surpreendentes e saídas do gol pouco comuns.


Na temporada 2005-06, foi titular também na campanha do Arsenal rumo ao vice-campeonato da Champions League, fazendo defesas destacáveis e sendo o principal protagonista da vitória sobre o Villarreal, na semi-final, quando defendeu um pênalti do argentino Juan Román Riquelme. Na final, os ingleses terminaram derrotados pelo Barcelona comandado por Ronaldinho Gaúcho, que vivia o melhor momento de sua carreira. Nesta partida, Lehmann acabou expulso ainda no primeiro tempo, após interceptar de forma violenta uma arrancada do camaronês Samuel Eto'o na entrada da área. O Arsenal foi derrotado de virada por 2-1 e permaneceu com o tabu de nunca ter vencido o torneio. Apesar da derrota, Lehmann foi eleito o melhor goleiro daquela temporada pela UEFA.


Os anos se passaram e Lehmann ia se aproximando do final de sua carreira, e no primeiro jogo da Premier League 2007-08, cometeu uma falha após apenas 52 segundos de jogo, permitindo a David Healy abrir o placar para o Fulham, num dos gols mais rápidos da história da liga. Em 24 de agosto de 2007, Lehmann foi à Alemanha para tratar de uma lesão no tendão de Aquiles, e o espanhol Manuel Almunia, então goleiro reserva, assumiu sua posição. Quatro meses depois, Lehmann retornou numa partida pela Champions League, contra o Steaua Bucareste. Entretanto, Almunia havia ganho espaço, e Lehmann, ainda sem totais condições de atuar em várias partidas num curto intervalo de tempo, acabou sendo preterido e tornou-se reserva.


Após uma lesão de Almunia no início de abril de 2008, Lehmann estava de volta à meta do Arsenal para um importante jogo contra o Manchester United, em 13 de abril. O Arsenal perdeu o jogo por 2-1, dando adeus às suas chances de conquista do título da Premier League 2007-08, e finalizando a sua terceira temporada consecutiva sem títulos importantes. Houve especulações de que este havia sido o último jogo de Lehmann nos Gunners, mas ele retornou em 19 de abril, num jogo contra o Reading, em que o Arsenal venceu por 2-0. Fez outra aparição num jogo contra o Everton em 4 de maio. Neste jogo, foi aplaudido de pé pelos torcedores após o apito final. Pouco tempo depois, foi oficialmente confirmado que aquela havia sido a última partida de Lehmann pelo Arsenal.


VfB Stuttgart


Em junho do mesmo ano, foi anunciado que Lehmann havia assinado um contrato de curto prazo com o VfB Stuttgart. O contrato era de um ano, e o mais provável é que ele se aposentaria ao final do mesmo.


Fez sua estréia oficial pelo Stuttgart em 10 de agosto pela DFB-Pokal, a Copa da Alemanha, numa vitória por 5-0 sobre o Hansa Lüneburg, e sua estreia pelo clube na Bundesliga viria uma semana depois, na vitória por 3-1 sobre o Borussia Mönchengladbach.


Em 3 de abril de 2009, contrariando as expectativas, o contrato de Lehmann foi renovado até o final da temporada 2009-10, e ele atuaria pelo Stuttgart por mais uma temporada. Sua passagem pelo Stuttgart foi marcada também por um episódio incomum, e até cômico: em dezembro de 2009, pela Champions League, foi flagrado urinando atrás de uma placa de publicidade numa partida contra o Unirea, da Romênia. Entretanto, quando sua equipe sofreu um ataque, o goleiro interrompeu seu ato e rapidamente pulou para dentro do campo. O time alemão venceu por 3 a 1 e se classificou para as oitavas-de-final.


Pouco mais de um ano depois, em 30 de junho de 2010, anunciou oficialmente sua aposentadoria aos 40 anos de idade.


Retorno da aposentadoria


Apesar de se ter aposentado oficialmente do futebol no final da temporada 2009-10, as contusões de três dos goleiros do Arsenal, Manuel Almunia, Łukasz Fabiański e Wojciech Szczęsny levaram o clube a convencer Lehmann a assinar um contrato de seis meses, que terminará ao final da temporada 2010-11.


Após o retorno, fez sua estreia em 10 de abril de 2011, na vitória por 3-1 sobre o Blackpool. Apesar de estar há cerca de um ano afastado do futebol profissional, Lehmann apresentou-se em boa forma nesta partida, fazendo algumas boas defesas.


Seleção Alemã


Estreou pela Seleção Alemã em 1998, num amistoso contra a Omã, mas foi durante muitos anos reserva do consagrado Oliver Kahn, soberano na posição e eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de 2002, onde a Alemanha foi derrotada pelo Brasil.


Ao mesmo tempo que se destacava cada vez mais no Arsenal, Lehmann também passou a ser elogiado pelos alemães, que o pediam na posição de titular da seleção nacional. Oliver Kahn, de quem Lehmann era reserva havia muito tempo, vivia seus últimos anos de carreira e estava caindo numa decadência. Em meados de 2004, Lehmann teve algumas chances como titular e agradou aos torcedores alemães. Com Jens em grande fase, parecia claro que Kahn perderia sua vaga entre os titulares para a Copa do Mundo que aconteceria dois anos depois em território alemão.


Copa do Mundo de 2006


Aconteceu o mais provável, e em 7 de abril de 2006 o então treinador Jürgen Klinsmann confirmou Lehmann como o titular da Alemanha no Mundial. Os dois gols sofridos na partida de estreia da Copa do Mundo contra a Costa Rica puseram a capacidade de Lehmann em questão, apesar da Alemanha ter vencido o jogo por 4-2. Apesar das dúvidas, Klinsmann manteve-o como titular. A decisão obteve êxito, já que Lehmann não sofreu mais nenhum gol na fase de grupos, com a Alemanha vencendo a Polônia por 1-0 e o Equador por 3-0, e classificando-se na primeira colocação do grupo A com 100% de aproveitamento.


Nas oitavas-de-final, os alemães passaram facilmente pela Suécia, 2-0 e mais uma partida sem sofrer gols. Mas a grande partida de Lehmann na Copa viria no jogo das quartas-de-final. A partida histórica contra a Argentina, que também estava invicta no torneio, é apontada por muitos como um dos grandes jogos em Copas do Mundo, não só pela emoção da partida, mas também pelo empenho e raça demonstrado pelos jogadores em campo. O jogo terminou empatado por 1-1 após 90 minutos. Após uma prorrogação sem gols, cabia a Lehmann manter a Alemanha viva no Mundial numa disputa por pênaltis, e ele o fez. Após defender duas cobranças, uma de Roberto Ayala e a outra de Esteban Cambiasso, Jens havia colocado os alemães na semi-final, e agora estava mais consagrado do que nunca no posto de titular.


Após a classificação, no caminho da Seleção Alemã estava a Itália. Os italianos tiveram muitas oportunidades de marcar o gol que lhes daria a classificação, mas Lehmann fez várias boas defesas. A Alemanha iria mais uma vez para a prorrogação, e com a Itália melhor no jogo, era cada vez mais difícil evitar a eliminação. Nos dois últimos minutos da prorrogação, aos 119 e 120, os italianos marcaram dois gols, com Fabio Grosso e Alessandro Del Piero, este último num lance de tremendo "apagão" do setor defensivo alemão. Na decisão pelo terceiro lugar, Oliver Kahn, que se aposentaria da seleção após a Copa, recebeu uma homenagem e foi posto na posição de titular, fazendo sua despedida do Nationalelf. Os alemães venceram por 3-1 e ficaram com a terceira colocação do torneio.


Pós-Copa


Permaneceu como titular após a Copa do Mundo, ajudando a Alemanha na classificação para a Euro 2008. Na Eurocopa, os alemães novamente apresentaram-se em grande forma, sendo finalistas do torneio. Na final, foram derrotados por 1-0 pela Espanha, apontada por muitos como a melhor seleção do mundo e que viria a ser campeã mundial dois anos depois.


Em 8 de agosto de 2008, logo após a Euro, Lehmann anunciou oficialmente sua aposentadoria da Seleção Alemã.


Títulos


Schalke 04


Taça UEFA: 1996–97


Milan


Serie A: 1998–99


Borussia Dortmund


Bundesliga: 2001–02


Arsenal


Premier League: 2003–04


FA Cup: 2004–05


FA Community Shield: 2004


Prêmios individuais


Goleiro do ano da UEFA: 1997, 2006


Equipe da Copa do Mundo: 2006


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, agosto 22, 2011

Sem acordo, sindicato mantém greve no futebol espanhol

sábado, 20 de agosto de 2011 15:08


Responsável pela organização do Campeonato Espanhol, a Liga de Futebol Profissional (LFP) anunciou neste sábado que não chegou a um acordo para o início da competição, após reunião com a Associação de Jogadores de Futebol da Espanha (AFE). Desta forma, a AFE decidiu manter a greve, que está impedindo o início do campeonato da primeira e segunda divisões neste final de semana.
A Liga informou que se reunirá novamente com o sindicato dos
jogadores na segunda-feira com o objetivo de "manter o diálogo aberto para tentar desbloquear a situação de greve convocada pela AFE". Sem acordo, o sindicato ameaça estender a paralisação até a segunda rodada do Espanhol, no próximo final de semana.
Representando os 42 times das duas primeiras divisões, o sindicato impediu o início do campeonato pela primeira vez em 27 anos em decisão anunciada na sexta-feira. A AFE exige da Liga mais garantias salariais e o pagamento de 50 milhões de euros em salários atrasados a 200 jogadores.
Se a paralisação se estender, o campeonato não começará antes do dia 10 de setembro, data marcada para a
disputa da terceira rodada. A Liga ainda não informou se os jogos da primeira rodada serão remarcados ou se não haverá mudanças no calendário.
Apesar da greve, os clubes deram sequência aos treinos neste final de semana, visando as partidas pelas
competições europeias. Athletic Bilbao, Villarreal e Sevilla entrarão em campo na próxima semana pela fase preliminar da Liga Europa. O atual campeão espanhol Barcelona fará um amistoso com o Napoli na segunda-feira, no Camp Nou.


Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5908021/sem-acordo-sindicato-mantem-greve-no-futebol-espanhol.aspx

quarta-feira, agosto 17, 2011

José Francisco Cevallos

José Francisco Cevallos (Ancón, 17 de abril de 1971) é um ex futebolista equatoriano que atua como goleiro.

O goleiro Cevallos jogou pela Seleção equatoriana 78 vezes. Defendendo o gol equatoriano em quatro Copas América e uma Copa do Mundo. O seu título mais importante, porém, foi a conquista da Taça Libertadores de 2008, pegando três pênaltis na grande final contra o Fluminense em pleno Maracanã.


Clubes


Barcelona- 1990-2005


Once Caldas- 2005


Barcelona- 2005-2006


Deportivo Azogues- 2007


LDU Quito- 2008


Títulos


LDU Quito


Copa Libertadores da América: 1(2008)


Recopa Sul-Americana: 2 (2009, 2010)


Copa Sul-Americana: 1(2009)


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, agosto 15, 2011

Fábregas faz exames e assina por cinco anos com o Barcelona

15 de agosto de 2011 • 08h47 • atualizado às 20h23

Cesc Fábregas é definitivamente jogador do Barcelona. Na manhã desta segunda-feira, o espanhol passou por exames médicos no clube catalão e saiu do local autografando como defensor da camisa do time, o que deve fazer por mais cinco temporadas, período pelo qual perdura seu contrato.
A multa estabelecida para tirar o atleta do Camp Nou é de 200 milhões de euros (aproximadamente R$ 461 milhões)
O meio-campista de 24 anos foi apresentado aos torcedores do Barcelona já nesta segunda-feira, após se encontrar com o presidente Sandro Rosell. Os fãs da equipe comemoraram muito a chegada do atleta.
"Volto para casa depois de oito anos fora", disse Cesc aos milhares de torcedores que compareceram ao Camp Nou para ver o novo ídolo dar alguns toques na bola na apresentação.
Fábregas deixou o Barcelona quando tinha 16 anos para jogar pelo Arsenal. No clube londrino o jogador virou ídolo e participou de 303 partidas, anotando 57 gols.
Além disso, ele se tornou o jogador mais jovem a atuar pelo clube inglês e também o mais jovem a marcar com a camisa da equipe em uma partida oficial, tendo completado três anos como capitão da equipe.
"Wenger será para mim um segundo pai, nunca me esquecerei do que ele fez por mim. Se estou aqui neste momento devo isso em grande parte a ele", reconheceu o jogador, que foi contratado pelo Arsenal quando tinha apenas 16 anos.
Barcelona e Arsenal anunciaram no domingo o princípio de acordo para a transferência de Fábregas, oficializada nesta segunda-feira. Os clubes não divulgaram valores, mas a imprensa espanhola mencionou 39 milhões de euros (aproximadamente R$ 90 milhões), entre valores fixos e variáveis.
O jogador espanhol, formado nas divisões de base do Barça, seguiu para o Arsenal aos 16 anos, em setembro de 2003. Disputou 303 partidas pelo clube da Premier League, com 57 gols.


Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/2012/noticias/0,,OI5297562-EI18003,00-Fabregas+faz+exames+e+assina+por+cinco+anos+com+o+Barcelona.html

quarta-feira, agosto 10, 2011

René Adler

René Adler (Leipzig, 15 de janeiro de 1985) é um futebolista alemão.


Carreira


Adler começou a carreira profissional no Bayer Leverkusen, estando desde 2000 no clube, primeiramente em sua equipe B, da qual tem sido capitão. Seus bons desempenhos nas equipes de juniores da Seleção Alemã lhe fizeram ganhar a atenção de Chelsea, Arsenal e Feyenoord.


Ganhou então sua primeira chance na equipe principal do Bayer em 25 de fevereiro de 2007, substituindo o suspenso goleiro titular, Hans-Jörg Butt. Salvou dez chutes do adversário, o Schalke 04, que nessa partida viu sua invencibilidade de 13 jogos cair (o Bayer venceu por 1 x 0, marcando aos 40 minutos do segundo tempo), e Adler ajudou também sua equipe a "quebrar" a invencibilidade de 5 jogos do Stuttgart e da série de 4 vitórias seguidas do Hamburgo, defendendo pênalti de Rafael van der Vaart.


Seria o goleiro titular da Seleção Alemã na Copa do Mundo da África do Sul, porém, uma lesão o tirou do torneio às vésperas da convocação final de Löw. Recuperado da lesão, voltou a ser chamado nas convocações de Löw,mas como reserva de Manuel Neuer.
Adler foi chamado em 16 de maio de 2008 pelo técnico Joachim Löw para a equipe da Alemanha convocada para as disputas da Eurocopa 2008.


Curiosidades


É torcedor do Manchester United e já declarou que sonha em jogar futuramente nos Red Devils.


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, agosto 08, 2011

Vice de futebol do Fluminense garante: Fred não vai deixar o clube

Futebol/Mercado - (05/08/2011 20h22min43 - Atualizado 05/08/2011 22h00min58)



Rio de Janeiro (RJ)



Se entrar em campo mais uma vez com a camisa do Fluminense no Campeonato Brasileiro, Fred não poderá mais se transferir para outra equipe brasileira nesta temporada. O problema é que, após se envolver em polêmica com torcedores, o atacante ficou fora do duelo contra o Internacional alegando não ter condições psicológicas de entrar em campo, foi liberado do duelo contra o América-MG e também não enfrentará o Grêmio porque estará com a seleção brasileira.
O vice-presidente de futebol tricolor, Sandro Lima, classifica os episódios como coincidências e, em meio aos comentários sobre um possível interesse de outras equipes do Brasileirão, como Palmeiras e
Cruzeiro, reitera que o Fluminense não irá se desfazer de seu jogador mais valioso.
"O Fred não vai sair do
Fluminense, a chance é zero", avisou o dirigente, em entrevista à ESPN Brasil. "Essa coisa dos sete jogos é uma coincidência. O Fred tem um carinho muito grande pelo clube e a torcida gosta muito dele. Quando precisou, ele deu a cara para bater. Não é um episódio isolado que vai mudar essa relação".
O Tricolor garante que só vai liberar o atacante caso receba 15 milhões de euros (cerca de R$ 33 milhões), valor da multa rescisória estipulada em contrato para equipes do Brasil.
As especulações começaram quando Fred pediu para não enfrentar o Internacional, quinta-feira, por estar abalado psicologicamente com cobranças de torcedores. Dois dias antes, ao lado de Rafael Moura, ele esteve em um bar e, junto a um grupo de mais dois homens e quatro mulheres, consumiu 60 caipisaquês, de acordo com informações do jornal Extra.
Sandro Lima garante que não enxerga problemas neste episódio e explicou que Fred foi liberado do duelo de domingo, contra o América-MG, em Sete Lagoas, para trabalhar com o preparador físico do clube. "Era um dia de folga. Não vejo nenhum problema, o jogador é ser humano e pode sair com os amigos", opinou o dirigente.
Fred se apresenta no domingo à seleção brasileira, que disputa amistoso contra a Alemanha. Sendo assim, também não enfrentará o Grêmio, dia 14, em Porto Alegre.


Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/08/fluminense/vice-de-futebol-do-fluminense-garante-fred-nao-vai-deixar-o-clube.html

sexta-feira, agosto 05, 2011

Quiz Pequena Área

Goleiro inglês que jogou 73 vezes pela seleção inglesa e tem o recorde de 7 jogos sem levar gol. Jogou em 23 jogos internacionais consecutivos e é considerado o melhor goleiro da Inglaterra até hoje. O goleiro também é lembrado pela defesa de uma cabeçada de Pelé.

quarta-feira, agosto 03, 2011

Igor Vladimirovich Akinfeyev

Igor Vladimirovich Akinfeyev - em russo Игорь Владимирович Акинфеев - (Vidnoye, 8 de abril de 1986) é um futebolista russo que atua como goleiro. Atualmente, joga pelo CSKA Moscou. É um excelente goleiro, um dos maiores em sua posição atualmente.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, agosto 01, 2011

Mundo do futebol de olho na Glória | Seleção Brasileira: Superesportes

Mundo do futebol de olho na Glória Seleção Brasileira: Superesportes

Publicação:
30/07/2011 07:00
Atualização:
30/07/2011 13:50


A Copa do Mundo de 2014 começa efetivamente hoje, às 15h, na Marina da Glória, no Rio, com o sorteio que definirá os confrontos das Eliminatórias para o Mundial do Brasil. É o primeiro evento oficial da competição e deverá contar com a presença de nomes representativos da história do futebol brasileiro, como Pelé, Zagallo, Ronaldo, Zico, Bebeto e Neymar. A presidente Dilma Roussef; o ex-presidente Lula; o presidente da Fifa, Joseph Blatter; governadores dos 12 estados que sediarão os jogos e os prefeitos das cidades-sede também confirmaram presença. Personalidades do mundo artístico também vão participar do evento, que será transmitido ao vivo para cerca de 200 países.Apesar de o evento ser fechado a convidados, muita gente promete comparecer à Marina da Glória. Cerca de 2 mil pessoas prometem protestar contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e contra a decisão dos governos estadual e municipal do Rio de remover 20 mil das suas casas para viabilizar a construção dos equipamentos que farão parte da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. A pressão sobre o manda-chuva do futebol brasileiro também vem de fora. Ontem, durante inauguração dos estandes das 12 cidades-sedes do Mundial, ele se desentendeu com jornalistas ingleses. O presidente da CBF teria se recusado a responder perguntas e ofendido os britânicos, chamando-os de corruptos, devolvendo acusações que costuma ouvir dos súditos da rainha.A realização do sorteio está orçado em cerca de R$ 30 milhões, com grande parte desse valor sendo pago pelos cofres públicos. Para atender a uma solicitação do Comitê Organizador, o Aeroporto Santos Dumont, situado bem próximo à Marina da Glória, ficará fechado das 14h às 18h. A Infraero informou que a medida tem o objetivo de impedir que a transmissão do evento pela TV sofra qualquer tipo de interferência. Os 42 voos previstos para o local durante o período de bloqueio serão remanejados para o aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade. ANFITRIÃODe acordo com informações da Fifa, 166 países da África, Ásia, Europa, América do Norte/Central e Oceania vão participar do sorteio que terá o comando de Jerome Valcke, secretário-geral da entidade. As nove seleções da América do Sul não entrarão no sorteio pois as vagas serão disputadas em turno e returno. O Brasil, como anfitrião, já tem vaga garantida.
Brasil “não tem nada com isso”
Como país-sede, o Brasil já está garantido no Mundial’2014. Assim, as outras nove seleções da América do Sul disputarão quatro vagas diretas e uma indireta para a Copa do Mundo no formato de pontos corridos, em turno e returno. As quatro primeiras colocadas ao fim da disputa se classificam, enquanto a quinta disputa repescagem contra um adversário da Ásia, América do Norte ou Central ou da Oceania, a ser definido no sorteio que será realizado hoje, na Marina da Glória. Nos outros continentes, há intrincado sistema para definir os classificados, sendo levado em consideração até o ranking da Fifa, como na Europa e na África.
Três seleções trocam técnicos
Ainda aguardando as datas de seus jogos na Eliminatórias, algumas seleções se mexem para tentar ir bem na disputa e garantir vaga na Copa do Mundo’2014. Depois que a Argentina demitiu Sergio Batista, que será substituído por Alejandro Sabella, ontem foi a vez de Paraguai e EUA anunciarem novos comandantes para seus selecionados nacionais, que disputam os classificatórios pela Conmebol e Concacaf, respectivamente.Nos guaranis, Gerardo Martino entregou o comando da equipe, vice-campeã da Copa América, na qual eliminou o Brasil nas quartas de final, nos pênaltis. Em seis partidas, foram cinco empates e a derrota na final para o Uruguai. Ele será substituído pelo ex-jogador Arce, ídolo de Grêmio, Palmeiras e da própria Seleção Paraguaia. “Tivemos bons resultados, mas o rendimento foi ruim nos últimos tempos. Após o Mundial, pensávamos em um cenário de maior crescimento. É importante haver uma mudança”, afirmou Martino, que assumiu o cargo em 2007.ALEMÃOTambém ontem, a Federação Norte-Americana confirmou Jürgen Klinsmann no comando da equipe no lugar de Bob Bradley. O alemão, que completa 47 anos hoje, é um dos maiores idoso do futebol de seu país, tendo se destacado como atacante no Stuttgart, Internazionale, Bayern de Munique, Monaco e Tottenham, tendo se sagrando campeão mundial em 1990, na Itália. Como treinador, ele comandou a Alemanha na Copa do Mundo’2006 e levou a equipe ao terceiro lugar. Ele treinou o Bayern de Munique entre 2008 e 2009 e foi consultor do Toronto FC.


Fonte: http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2011/07/30/noticia_copa_do_mundo,191432/mundo-do-futebol-de-olho-na-gloria.shtml