São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Morumbi: entenda a melhor drenagem do Brasil

O sistema de drenagem do Morumbi foi elogiadíssimo após o clássico entre São Paulo e Palmeiras, no último domingo, já que conseguiu em poucos minutos escoar a água que caiu no gramado em uma das maiores tempestades do ano. Mas você sabe como ele funciona? Conheça um pouco mais sobre a estrutura da casa do Tricolor.

O sistema começou a ser planejado em 1954. No dia 23 de junho daquele ano foi assinado o contrato de construção do sistema junto a Civilsan – Engenharia Civil e Sanitária S/A ao valor de Cr$ 4.382.437,00. As obras se iniciaram em 29 de outubro e demoraram cerca de seis meses.

Em 20 de abril de 1955 foram entregues 24 mil metros quadrados de cobertura (campo + pista) com drenos em formato de espinha de peixe e recobertos por uma configuração de camadas de solo estudadas e desenvolvidas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Abaixo do gramado vêm diversas camadas que são responsáveis pelo escoamento de água, que é direcionada para uma galeria pluvial construída pelo São Paulo também em 1954. São elas:

- Grama

- Terra: aproximadamente 60cm

- Areia grossa: aproximadamente 30cm

- Pedras: a camada pode variar entre 0,5m e 1m40

- Tubulação: de seis a oito polegadas de espessura

- Pedras

- Terreno original

- Galeria pluvial: diâmetro de 1m80

Da galeria pluvial, a água é direcionada para o córrego Antonico, que se encontra com o córrego Pirajussara e então desemboca no Rio Pinheiros.


“A gente tem usado terra com teor de areia muito grande, ou só areia, para aumentar a capacidade de absorção da água”, explica o engenheiro responsável pelo Morumbi, Walter Follador Junior, que conta como é a rotina de cuidados com o campo.

Furamos o campo com uma máquina que acabamos de comprar. Essa máquina faz buracos no campo, tirando cilindros de terra que preenchemos com areia. Isso é feito toda vez que percebemos que a superfície do campo está compactada e que pode comprometer a drenagem”, completa.

Roberto Barros Lima, engenheiro-fiscal da construção do Morumbi, diz que o bom funcionamento do sistema de drenagem não é à toa, já que foi cuidadosamente estudado. “Todos os engenheiros envolvidos na obra foram muito cuidadosos com o projeto da galeria e também da drenagem. Imaginamos muito bem a coisa e com certeza é por isso que funciona tão bem”, lembrou.

Fonte: http://www.tricolormania.com.br/noticias.asp?cod=85679

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Quiz Pequena Área

Qual goleiro é considerado o melhor da história das Copas do Mundo, ganhou o Prêmio Ballon d'or e foi homenageado pela FIFA?

Resposta: Lev Yashin

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Herói Flamenguista

Goleiro Felipe brilha na disputa de pênaltis, Flamengo elimina o Botafogo e vai para a final da Taça Guanabara

RIO - Depois de noventa minutos tensos e muito disputados, Flamengo e Botafogo empataram em 1 a 1 no tempo normal, gols de Ronaldo Angelim e Loco Abreu, e decidiram a semifinal da Taça Guanabara na disputa de pênaltis. E o rubro-negro levou a melhor, vencendo por 3 a 1 e conseguindo a classificação para a final do primeiro turno, domingo que vem, contra o Boavista, que eliminou o Fluminense, no Engenhão.

Do lado do Botafogo, apenas Márcio Rosário fez o gol na disputa de pênalti. Everton, ex-jogador do Flamengo, Somália e Renato Cajá perderam. Os dois primeiros ficaram em defesas do goleiro Felipe. Pelo Flamengo, marcaram Leo Moura, Renato e Fernando.

Agora, resta ao Botafogo se concentrar na Copa do Brasil, quarta-feira, contra o River Plate (SE).

O primeiro tempo teve domínio do Flamengo, que conseguiu ser mais agressivo no ataque e seguro na defesa. O Botafogo demorou a se encontrar e criou pouco. O gol rubro-negro saiu logo aos 15 minutos, quando Thiago Neves cobrou escanteio e Ronaldo Angelim desviou de cabeça para abrir o placar. 1 a 0. O segundo quase saiu logo depois, em chute forte de Thiago Neves defendido por Jefferson.

A resposta botafoguense veio aos 30, em bicicleta de Márcio Azevedo que Felipe segurou. Mas o Flamengo era mais perigoso e chegou bem de novo aos 43. Ronaldinho lançou Fernando, que cruzou na medida para Thiago Neves cabecear e Jefferson fazer outra grande defesa.

Em desvantagem, Joel Santana voltou para o segundo tempo com Everton na vaga de Márcio Azevedo. E logo no primeiro minuto o Alvinegro conseguiu deixar tudo igual. Alessandro deu linda bola para Loco Abreu, que girou e bateu de pé direito no cantinho para deixar tudo igual. 1 a 1. O gol animou o Botafogo, que partiu para cima e criou outra boa oportunidade aos 11, em cabeçada de Loco que Felipe espalmou.

Perdendo terreno, Vanderlei Luxemburgo tirou Deivid e colocou Negueba, que passou a incomodar a defesa do Botafogo com boas arrancadas. A jovem revelação rubro-negra criou três boas chances em sequência: um chute cruzado aos 16, um cruzamento que Ronaldinho não alcançou aos 18 e uma bola que quase surpreendeu Jefferson no lance seguinte.

O Flamengo teve ótima chance para matar o jogo aos 21, quando Ronaldinho dominou tirando de Somália e batendo cruzado com muito perigo. Joel Santana tentou mais uma cartada pela vitória aos 30, trocando Herrera por Caio. E o gol quase saiu aos 31, em chute perigosíssimo de Everton.

A última tentativa de Luxemburgo para desempatar o jogo foi a entrada de Diego Maurício no lugar de Ronaldo Angelim. Mas quem quase marcou foi o Botafogo, em jogada individual de Loco Abreu que Willians acabou cortando para escanteio. Aos 39 o Alvinegro ameaçou de novo, desta vez em chute forte de Renato Cajá que Felipe espalmou.

O Flamengo respondeu aos 40, em chute cruzado de Negueba que Jefferson espalmou. E, no último lance do jogo, Ronaldinho cobrou falta e Jefferson foi buscar. Na disputa de pênaltis, no entanto, foi outro goleiro que brilhou: Felipe, novo candidato a ídolo rubro-negro.

FLAMENGO 1 (3) X (1) 1 BOTAFOGO

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Luis Antônio Silva dos Santos (RJ)

Auxiliares: Ricardo Maurício Ferreira de Almeida (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

Público/ Renda: 26.684 pagantes/ R$ 805.645,00

Cartões Amarelos: Willians, Deivid, David, Thiago Neves (FLA); Herrera, Renato Cajá, Mancha (BOT)

Gols: Ronaldo Angelim, aos 15'/ 1ºT (FLA); Loco Abreu, aos 3'/2ºT (BOT)

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Ronaldo Angelim (Diego Maurício, aos 36'/ 2ºT); Fernando, Willians, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid (Negueba, aos 13'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Éverton, intervalo); Arévalo (Araruama, aos 45'/2ºT), Rodrigo Mancha, Somália e Renato Cajá; Herrera (Caio, aos 30'/2ºT) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Fonte: http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=http://oglobo.globo.com/esportes/carioca2011/mat/2011/02/20/goleiro-felipe-brilha-na-disputa-de-penaltis-flamengo-elimina-botafogo-vai-para-final-da-taca-guanabara-923846071.asp

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Novela da Taça das Bolinhas ganha novo episódio

"Taça das Bolinhas é nossa e ninguém tira", diz advogado são-paulino


A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de reconhecer o Flamengo como legítimo campeão brasileiro de 1987 não incomodou o Departamento Jurídico do São Paulo. Com a mudança, o clube rubro-negro torna-se o primeiro pentacampeão brasileiro, o que lhe daria direito a receber a Taça das Bolinhas, entregue ao time tricolor na semana passada.

Para o diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, a Justiça já determinou o Sport como campeão brasileiro de 1987 e, por conta disso, a decisão da CBF não deve interferir no que diz respeito ao troféu.

"A Taça das Bolinhas é do São Paulo e ninguém vai tirar. Essa decisão é uma gentileza que a CBF está prestando ao Flamengo. O campeão de 87 reconhecido pela Justiça desse país é o Sport. Quem sou eu para ir contra a Justiça?", questionou Kalil.

Ele ainda explicou que, no aspecto judiciário, a decisão não tem mais volta. Ele refere-se à ação que tramitou e foi julgada na 10ª Vara Federal de Pernambuco, de 2 de maio de 1994, favorável ao clube pernambucano.

"A Justiça comum tomou uma decisão 'transitada e julgada' (que não cabe mais recurso), não dá mais para voltar, falo isso como advogado", disse.

Com o reconhecimento da CBF, o Flamengo conquistou o penta em 1992, ao bater o Botafogo na final. Já o São Paulo conquistou em 2007 seu quinto título do Nacional, e, por conta dele, recebeu na semana passada, no prédio da Caixa Econômica Federal, no Centro de São Paulo, a Taça das Bolinhas.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI4955918-EI1832,00-Taca+das+Bolinhas+e+nossa+e+ninguem+tira+diz+advogado+saopaulino.html

Patrícia Amorim diz que o Flamengo "vai brigar" por Taça das Bolinhas

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, afirmou que vai lutar para que a Taça das Bolinhas não fique com o São Paulo, que foi entregue recentemente ao clube paulista. Com o reconhecimento da Copa União pela CBF, o time rubro-negro espera contar com a taça em sua sala de troféus.

"O Flamengo espera que a taça seja devolvida à Caixa. Conheço o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, e espero que ele tenha esse gesto", disse a presidente, em entrevista concedida na sede da Gávea.

Acompanhada do corpo jurídico do clube, Patrícia Amorim vestia uma camisa com a inscrição "hexa na raça". O título conquistado em 1987 foi reconhecido nesta segunda-feira pela CBF após anos de disputa.

"A taça e as medalhas são a materialização de um trabalho e de uma conquista. O Flamengo vai brigar por isso", continuou a presidente do clube, ao lembrar que o próprio mandatário são-paulino reconheceu em reunião do Clube dos Treze que o Flamengo era o legítimo campeão de 1987.

A presidente do Flamengo está planejando uma festa para homenagear os campeões da Copa União.

"Estamos pensando nisso sim. É tão difícil ganhar o titulo que precisa comemorar. Eles merecem. Vamos pensar também em uma homenagem da torcida para os jogadores", completou, ao se referir ao time que tinha craques como Zico, Zinho, Andrade, Renato Gaúcho, Bebeto, entre outros importantes jogadores da história rubro-negra.

"Estávamos 23 anos esperando por isso", resumiu Patrícia.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI4956109-EI1832,00-Patricia+Amorim+diz+que+o+Flamengo+vai+brigar+por+Taca+das+Bolinhas.html

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Gomes: Tottenham

Parecia fácil a vitória do Milan sobre o Tottenham, além do mais, o Milan jogava em casa.

Mas, em campo, o que vimos foi o time do Tottenham se sentindo em casa, apesar do placar magro de 1x0, eles se destacaram e Gomes foi um dos principais nomes do jogo.

Nas poucas ameaças do Milan, o goleiro fez a diferença e conseguiu parar o atual líder do Campeonato Italiano que precisará se esforçar para continuar na Liga dos Campeões.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Aposentadoria no futebol

O começo é sempre difícil, as dificuldades financeiras, as apostas dos clubes pela jovens promessas, mas o que parece mais difícil ainda é parar de fazer o que mais gosta. A aposentadoria no esporte talvez seja a mais difícil decisão, saber que não entrará mais em campo, deixar de ouvir a torcida gritar seu nome ou conquistar aquele título tão sonhado, sem contar que é um dos grandes sonhos de parte da população: defender o manto de seu time.

Mas, uma hora ou outra, é inevitável. Hoje foi a vez de um grande craque, independente da fase em que estava, seu nome já está estampado na história do futebol mundial. Conquista para poucos.

Praticamente um mês depois de Washington se aposentar do futebol por motivos de saúde, Ronaldo desvenda que também passa por problemas de saúde: o hipotireoidismo. Motivo pelo qual ganhou peso nos últimos anos.

Ronaldo, o Fenômeno, pendurou as chuteiras e, em sua entrevista coletiva, emocionou os fãs e até mesmo os críticos. Foi destaque internacionalmente e promete abandonar apenas o campo, mas seu trabalho com o esporte ganha novos rumos.

Nos resta torcer por seus novos projetos e que contribuam ainda mais para o esporte fora dos campos.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Homenagem ao Ídolo Tricolor

Rogério Ceni é homenageado mais uma vez. E não foi pelo SPFC ou pela CBF.

Desta vez, a homenagem foi de Emerson e Thais que há 4 meses deram o nome de Rogério Ceni ao seu filho.

O ídolo são-paulino que já tem em seu currículo várias conquistas e homenagens por suas atuações, agora conta com uma bela homenagem de seus fãs.

Definitivamente, o garoto torcerá para o Tricolor paulista ou terá problemas ao falar seu nome.

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Corinthians

E as contratações continuam. Os clubes brasileiros buscam novas promessas e nomes consagrados para seu elenco.

Mas o Corinthians surpreendeu com uma contratação, o ex-zagueiro do time, William Machado, agora contratado como gerente de futebol do clube.

Será que a crise no Timão começa a se afastar?

Agora é esperar e ver as mudanças administrativas do clube.



Mas as notícias boas no Corinthians vieram só depois de tristes episódios. A eliminação pelo Tolima, as manifestações/vandalismos de alguns torcedores e o assassinado de William Morais.

Dois sonhos interrompidos, pena que um deles é pra sempre. Descanse em paz William Morais.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Quiz Pequena Área

Qual goleiro é considerado o melhor da história das Copas do Mundo, ganhou o Prêmio Ballon d'or e foi homenageado pela FIFA?

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Goleiro Herói

Saulo Araújo Fontes - Goleiro do Sport

Foi revelado nas categorias de base do Sport Recife e é visto como uma aposta para o futuro. Vem agradando os técnicos da base e da seleção nacional sub-20 há um bom tempo.

Saulo foi destaque do Sport Recife no Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 de 2008, onde o Sport foi vice-campeão. Obteve grande destaque quando defendeu três penalidades na semifinal contra o Náutico.

No ano de 2009 o jovem goleiro foi convocado pela Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 para o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 2009. Saulo foi o terceiro goleiro do elenco e não chegou a entrar em campo.

Em 2010 estreou pela equipe profissional do Sport no campeonato pernambucano e jogou 5 partidas, ate a volta do goleiro titular Magrão. Suas atuações foram perfeitas e caiu na graça da torcida como mais novo xodó e promessa.

Curiosidades: Por conta da sua elevada estatura (quase dois metros) Saulo foi carinhosamente apelidado de Avatar pela torcida e imprensa. O apelido é uma alusão aos personagens do filme americano Avatar.

No dia 31 de Janeiro de 2011 marcou o primeiro e, até o momento, único gol de sua carreira ao fazer de cabeça o segundo tento do Sport contra a Acadêmica Vitória, em partida válida pelo Campeonato Pernambucano daquele ano. No mesmo momento, se lesionou no joelho.

Fonte: Wikipédia