São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

sexta-feira, dezembro 31, 2010

Feliz Ano Novo!!


quarta-feira, dezembro 29, 2010

Luvas

O principal item e que influencia diretamente no desempenho dos goleiros é justamente a luva. Assim, ao procurar, os goleiros se atentam a vários detalhes da estrutura e material.

Para conquistar esse nicho, o aperfeiçoamento é peça chave, as marcas necessitam de inovação e benefícios que auxiliam o goleiro, a fim de se evitar que a luva escorregue num momento decisivo. Isso mostra que a marca é capaz de entender as dificuldades dos goleiros e se adequar para que o desempenho em campo seja melhor.

Acima de tudo, a cada lançamento de luva levanta-se a questão da procura em melhorar e superar as concorrentes, mostrando que as luvas são frequentemente aperfeiçoadas.

As buscas por melhor qualidade do produto propõe uma diferenciação da demais luvas, o aperfeiçoamento é mais do que a competição entre as marcas, mas uma competição de qualidade das luvas da própria marca, de acordo com a necessidade de cada goleiro, seja ele amador ou profissional.

Questões como essas e a procura de melhores equipamentos/ artigos faz com que o goleiro sinta confiança independentemente das condições do jogo, e a luva busca oferecer maior quantidade de proteção.

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Comunicação Mercadológica

A comunicação mercadológica do produto esportivo é seu posicionamento no mercado, sua imagem, seus valores e a relação com os torcedores.

Assim, o assessor de imprensa pode contribuir reforçando a imagem favorável do produto e despertando o interesse do torcedor por meio da mídia.

Nesse caso, ele também precisa ter boa relação e credibilidade da imprensa, pois será ela que transmitira as informações sobre o produto e a marca esportiva.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Feliz Natal!!


quarta-feira, dezembro 22, 2010

Julio Cesar (Internazionale)

Júlio César Soares de Espíndola, mais conhecido como Júlio César (Rio de Janeiro, 3 de setembro de 1979). Atualmente, joga pela Internazionale.

Foi eleito pela FIFA, o terceiro melhor goleiro do mundo, ficando atrás apenas do Espanhol Casillas, do Real Madrid, e do Italiano Buffon, da Juventus.

Júlio César foi revelado nas divisões de base do Flamengo e iniciou sua carreira profissional em 1997, como reserva de Clemer. Porém, aos poucos, o jovem goleiro foi ganhando a confiança dos rubro-negros e, em 2000, já era o titular absoluto da equipe.

Júlio César se tornou ídolo dos rubro-negros pela raça, amor à camisa, e talento excepcional embaixo das traves. Conquistou dois Campeonatos Cariocas e uma Copa dos Campeões como titular, além de dois Estaduais e uma Copa Mercosul como reserva.

Convocado para a disputar a Copa América de 2004, atuou como o goleiro titular daquela Seleção Brasileira, que retornou do Peru com o título. Na Copa América, fez ótimas defesas, e ainda pegou um pênalti na decisão contra a Argentina.

Então, veio o reconhecimento internacional e, em 2005, foi jogar na Itália. No primeiro semestre, esteve no Chievo Verona e, a partir de julho, passou a jogar na Inter de Milão.

Em sua primeira temporada na Inter, Júlio César foi reserva de Toldo. Entretanto, na temporada seguinte, Júlio César ganhou um voto de confiança do técnico Roberto Mancini e passou a ser o goleiro titular, deixando o idolatrado Toldo no banco.

Foi convocado para as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2006 e, posteriormente, acabou sendo relacionado como o terceiro goleiro da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2006. Tem como ídolo no futebol, o goleiro Taffarel, observador técnico da seleção brasileira na Copa de 2010.

Júlio César recebeu, recentemente, o Prêmio Futebol no Mundo como melhor jogador da temporada 2008-09, oferecido pelos canais ESPN.

Em 26 de agosto de 2010, Júlio César foi eleito o melhor goleiro do futebol europeu na temporada 2009-10. Ele recebeu o prêmio na cerimônia de sorteio dos grupos da Liga dos Campeões 2010-11.

Títulos

Flamengo

  • Campeonato Carioca: 1999, 2000, 2001, 2004

  • Copa Mercosul: 1999

  • Copa dos Campeões: 2001

Internazionale

  • Copa da Itália: 2004-05, 2005-06, 2009-10

  • Campeonato Italiano: 2005-06[nota 1], 2006-07, 2007-08, 2008-09, 2009-10

  • Supercopa da Itália: 2006, 2008, 2010

  • Liga dos Campeões da UEFA: 2009-10

  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2010

Seleção Brasileira

  • Mundial Sub-17: 1997

  • Copa América: 2004

  • Copa das Confederações: 2009


Individuais

  • Eleito melhor goleiro da temporada 2009-10 do futebol europeu.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Esporte Espetáculo

As relações financeiras no esporte ganham força a cada ano. Mais do que a promoção do evento ou do jogo em si, a mídia busca a atenção de seus telespectadores.

O próprio caso da relação do Barcelona com o Qatar mostra o esporte perdendo espaço para o espetáculo, ou melhor se moldando no esporte-espetáculo.

As relações entre esporte e espetáculo tendem a se aproximar à medida que a transmissão dos esportes aumentam e, na mesma proporção, as dimensões da comunicação se distanciam.

Assim, quem assiste ao evento ao vivo nota que há diferença do evento transmitido.

Acredito que a mídia necessite desse diferencial, em especial os canais abertos, pela competição e conquista de mais telespectadores, mas pode prejudicar o esporte por formar uma imagem distinta a da realidade.

Ao mesmo tempo que esse novo jornalismo (espetáculo) ganha adeptos, há uma outra parcela da população que não se adaptou às mudanças.

O que se pode afirma, pelo menos até agora, é que o espetáculo dentro e fora do jogo tem conquistado resultados positivos, ao menos para os veículos de comunicação.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Blog de cara nova em 2011

Com os fins dos jogos do Campeonato Brasileiro, uma nova fase do Blog. Ano que vem, o espaço das sextas será destinado ao “Quiz Pequena Área”, onde será publicada uma pergunta a cada 15 dias.

O esquema tático será publicado na última segunda-feira de cada mês, sobre 2 jogos do mês. Nas demais segundas do mês, as publicações serão sobre esporte. E, aqui, toda quarta-feira é dia do goleiro.

Espero que gostem.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Robert Muteba Kidiaba (Mazembe)

Robert Muteba Kidiaba (Kipushi, 1 de fevereiro de 1976[2]), é um futebolista congolês. Atualmente, joga pelo TP Mazembe.

Kidiaba, que possui um cabelo que chama a atenção (com algumas tranças numa parte da cabeça, sendo ele predominantemente careca), comemora vitórias e gols dando pequenos saltos sentado no gramado.

Foi um dos herois da vitória do TP Mazembe sobre o Sport Club Internacional na Semi-Final do Mundial de Clubes de 2010 por 2x0, fazendo várias defesas, colocando na história o time africano, primeiro a participar da final de um mundial de clubes. Na edição do ano anterior do mesmo campeonato, em 2009, Kidiaba não fez um bom torneio e acabou expulso no jogo contra o Auckland City FC que valia a quinta colocação. A partida se encerrou com o placar de 3x2 para o Auckland.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

A marca dos goleiros

A Poker é uma empresa brasileira com sede no Rio Grande do Sul que está há 25 anos no mercado. Hoje, a marca já se estendeu para o comércio em outros países. Seus produtos são: linhas de esporte e lazer e acessórios esportivos.

Nos últimos anos, a marca ganhou espaço principalmente no futebol e no futsal, através do patrocínio de goleiros. No final do Campeonato Brasileiro Série A, a Poker contava com 9 goleiros patrocinados com o fornecimento de luvas.

Um dos diferenciais da marca é a opinião dos goleiros no desenvolvimento dos produtos. Eles criaram um grupo de goleiros que participa e sugere inovações e a criação de novas versões dos materiais.

Assim, a marca aderiu às necessidades de um determinado nicho, evidenciando e aperfeiçoando a confecção de luvas para goleiros.

Atualmente, o vestuário é o líder de vendas entre os produtos da marca, enquanto que as luvas ficam em terceiro lugar. Eles possuem um planejamento estratégico que, até 2016, será totalmente voltado para as luvas.

A preocupação com a imagem da empresa ganha força, competindo com marcas estrangeiras e consolidadas, por exemplo Adidas e Nike, a Poker busca sua colocação no mercado com imagem favorável e boa reputação.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Brasileirão: Fluminense X Guarani

Visão do Goleiro do Fluminense (Ricardo Berna)

Com as poucas chances do Fluminense no início do jogo, a missão do goleiro foi segurar o 0X0.

O Guarani já rebaixado não levou perigo ao gol tricolor.


Visão do Goleiro do Guarani (Emerson)

Viu o time do Fluminense perdido em campo e sem chutes a gol até a metade do primeiro tempo.

Depois dos 32min, o Fluminense começou a se apresentar, mas sem grandes chances. O gol só viria aos 16min do segundo tempo.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Goleiros do Fluminense

Fernando Henrique dos Anjos, (Bauru, 25 de novembro de 1983).
Foi revelado nas divisões de base do Fluminense FC e se profissionalizou em 2002. Também já teve passagens pelas categorias inferiores da Seleção Brasileira e já foi convocado para a seleção principal (Haiti 0 x 6 Brasil, em 17/08/2004).

Na Copa do Brasil de 2007 levou 11 gols em 12 jogos e foi um dos grandes destaques do Fluminense no jogo final contra o Figueirense.

Posteriormente foi herói em jogos importantes da Copa Libertadores do ano seguinte, na qual o Fluminense foi o vice-campeão.

Nunca defendeu as cores de outro clube.

Completou 250 jogos pelo time principal do Fluminense em 15/07/2010, em jogo contra o Grêmio Prudente, válido pelo Brasileirão 2010.

Títulos

  • Campeonato Carioca: 2002, 2005

  • Taça Rio: 2005

  • Copa do Brasil: 2007

Ricardo Ferreira Berna (São Paulo, 11 de junho de 1979)

Ricardo Berna chegou ao Fluminense ao final de 2005 e permaneceu por muito tempo sem sequer sentar-se no banco de reservas, até que ao fim de 2006, devido a contusão de Diego e de falhas de Fernando Henrique, assumiu o posto de titular.

Durante o Campeonato Carioca de 2007, foi barrado por Joel Santana, e voltou a ser reserva. A partir desse momento passou a dividir a reserva com Diego, sem decepcionar sempre que chamado.

Em 2009, com a chegada de Parreira, Berna ganhou oportunidades no gol tricolor e até começou bem, vindo a se firmar como titular, porém com o retorno de Renato Gaúcho perdeu novamente o posto para Fernando Henrique. Mas em 17/10/2010 graças a lesão de Fernando Henrique e as constantes de falhas de Rafael, voltou a ser titular no gol do Fluminense.

Retornou em clássico contra o Botafogo e fez boas defesas sendo um dos responsáveis pelo empate sem gols. Sua principal contribuição foi contra o Internacional-RS, quando literalmente fechou o gol e conteve o ímpeto Colorado decretando o empate em 0 a 0 em pleno Beira Rio contra o atual Campeão das Américas. Atualmente é campeão Brasileiro de 2010.


Títulos

Fluminense

  • Copa do Brasil: 2007

  • Campeonato Brasileiro: 2010


Alberto Rafael da Silva

Conhecido apenas por Rafael (Araraquara, 24 de março de 1984), é um futebolista brasileiro que atua como goleiro. Atualmente, joga pelo Fluminense.

Títulos

Itumbiara

  • Campeonato Goiano 2008.

Fluminense

  • Campeonato Brasileiro: 2010

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Festa do Tricolor Carioca

Num dos anos mais acirrados do Campeonato Brasileiro, o Fluminense conquista o Campeonato desse ano.

Com discussões sobre entrega de times paulistas, o que pudemos ver foi o time lutando quando estava no segundo lugar e passou para o primeiro lugar por méritos. Nas demais rodadas fez sua parte, pois não dependia de ninguém.

Como São-paulina tenho orgulho de poder contar com o nome do Muricy Ramalho na história do meu time de coração.

Agora faz parte da história de um outro tricolor. Parabéns ao Fluminense. Parabéns Muricy Ramalho!

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Brasileirão: Corinthians X Vasco

Visão do Goleiro do Corinthians (Julio Cesar)

Via seu time sendo segurado pela defesa vascaína, mas com mais chances corintianas.

Visão do Goleiro do Vasco (Fernando Prass)

Foi testado desde o começo da partida

A arma corintiana foi o chute de fora da área, em uma das vezes, com um chute de Roberto Carlos e depois o gol de Bruno César.

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Goleiro Campeão

Apesar dos títulos/medalhas ainda não terem vindo, Bruno já se consagrou campeão.

Depois do grave acidente, numa sexta-feira de 2006, o então goleiro reserva do São Paulo FC ficou tetraplégico e perdeu dois amigos (o quarto goleiro do São Paulo, Weverson, e a jogadora de vôlei do Finasa/Osasco, Natalia Lane).

Hoje, o ex-goleiro se dedica a um novo esporte: a vela.

Sua meta é participar dos Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres. Quem duvida de sua capacidade?

Agora é torcer por suas vitórias, mas, acima de tudo, vê-lo novamente no esporte se tornou a sua maior conquista e um grande orgulho.