São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

segunda-feira, novembro 29, 2010

Planejamento

Reta final do Campeonato Brasileiro. Algumas equipes ainda na disputa, mas as maiores movimentações são nas diretorias. O planejamento de 2011 começa cedo.

Preocupações como as novas contratações, programação de viagens das competições já datadas e a formação da equipe de trabalho do clube, entre outras coisas que dão inicio ao planejamento do ano que vem.

Enquanto os jogadores estão nos últimos dias de trabalho, a diretoria, a comissão e tantos outros profissionais do clube intensificam seus trabalhos.

O prazo para contratação é curto, ainda mais pela concorrência. O recesso das festas de fim de ano não param os negócios. E os torcedores ficam na expectativa de como será o ano que vem do seu time, os reforços e as conquistas.

sexta-feira, novembro 26, 2010

Visão dos Goleiros

Visão do Goleiro do Vasco

Viu seu time perdido em campo. Logo no primeiro tempo já eram vencidos por 3 gols originados de escanteios.

Fernando Prass

Visão do Goleiro do Cruzeiro

No segundo tempo não conseguiu evitar o gol de Renato Augusto, gol que motivou o Vasco, mas não conseguiu reverter o resultado.

Fábio

quarta-feira, novembro 24, 2010

Julio Cesar (Corinthians)

Júlio César de Souza Santos mais conhecido como Julio César (São Paulo, 27 de outubro de 1984). Atualmente, joga pelo Corinthians.

Julio César experimentou vestir a camisa de goleiro titular do clube pela primeira vez em 22 de maio de 2005 aos 20 anos, ajudando o Timão a vencer o Figueirense por 2 a 1. Porém a titularidade durou apenas um jogo e logo voltou a reserva.

Teve dificuldades para aparecer, principalmente após um outro goleiro da base, Marcelo aparecer. Após a saída de Fábio Costa em 2006, chegaram mais 5 goleiros em 3 anos. Em 2006, Silvio Luiz e Johnny Herrera deixaram Júlio sendo o 4º goleiro. Além da chegada de Bruno, sendo que este nem chegou a jogar pelo time. Em 2007, chegaram Jean, que logo foi afastado, e Felipe, que ganhou a camisa 1 sendo titular até Julho de 2010. Júlio César somente teria uma chance novamente de atuar pelo Timão em 2008 a saída de Marcelo aliada a lesão do goleiro titular Felipe. Ele participou de jogos do campeonato paulista contra Ponte Preta e Palmeiras, atuando muito bem.

Com as falhas do goleiro Felipe na final da Copa do Brasil, Júlio César ganhou a posição de goleiro titular da equipe, durante alguns jogos da Série B. No dia 21 de junho de 2008, no jogo contra a Ponte Preta, Júlio César pegou um pênalti, cobrado por Luiz Ricardo. Curiosamente, o mesmo Luiz Ricardo que o goleiro havia pegado outro pênalti em 2004, quando ambos ainda estavam nas categorias de base. Mesmo com suas boas atuações, Júlio César voltou a posição de goleiro reserva com a volta de Felipe ao gol do Corinthians.

Após o afastamento do Goleiro Felipe, o goleiro Júlio César obteve chances enquanto o goleiro recém contratado Aldo Bobadilla não podia ser inscrito, até o dia 3 de agosto, tendo ótimas atuações e se firmando na posição.

Em 2010, vivendo o melhor ano de sua carreira e a melhor fase e tendo ritmo de jogo, o goleiro Julio César conseguiu se tornar o goleiro titular vestindo a camisa 1 do timão, onde vem fazendo grandes defesas e se tornando ídolo da fiel com suas lindas defesas, onde foi um dos responsáveis pela bela campanha do Corinthians no brasileirão 2010 onde o clube terminou em 3º lugar.

Títulos

Corinthians

  • Copa São Paulo de Juniores - 2004 e 2005

  • Campeonato Brasileiro - 2005

  • Campeonato Brasileiro Série B - 2008

  • Campeonato Paulista - 2009

  • Copa do Brasil - 2009

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, novembro 22, 2010

Entregar ou não entregar: Eis a questão

Declarações, faixas, pedidos. A vingança tricolor tomou conta da semana. Os torcedores do tricolor paulista se uniram aos tricolores cariocas.

Até que ponto as torcidas chegam para prejudicar seus rivais?

Os profissionais dizem que não há entrega do jogo. Fato é que perderam o jogo e a polêmica ganhou força.

O principal campeonato nacional começa a ser vulnerável e, pelo segundo ano consecutivo, ele é resolvido pela rivalidade dos times paulistas.

Resta saber como a CBF irá resolver esse problema.

sexta-feira, novembro 19, 2010

Visão dos Goleiros

Visão do Goleiro do Flamengo

Seu time foi pressionado no primeiro tempo e voltou com mudanças que deram um novo gás para a disputa. Reagiu no segundo tempo, mas não conseguiu manter.

Marcelo Lombo

Visão do Goleiro do Atlético - MG

Com seu time abrindo o placar, no primeiro tempo, e se destacando nos passes. Depois de um sufoco no inicio do segundo tempo, ainda viu seu time ampliar o placar e o Flamengo diminuir aos 30min do 2T.

Renan Ribeiro

quarta-feira, novembro 17, 2010

Fabio (Cruzeiro)

Fábio Deivson Lopes Maciel, mais conhecido como Fábio (Nobres, 30 de setembro de 1980). Atualmente, joga pelo Cruzeiro, exercendo a posição de capitão da equipe. Em 2010 foi premiado, como o titulo de melhor goleiro do Campeonato Brasileiro.

Jogando pelo Cruzeiro, Fábio ficou conhecido pela alcunha de A Muralha Azul.

Fábio nasceu no Mato Grosso, na cidade de Nobres, a 140km da cidade de Cuiabá, onde viveu até os 12 anos. De Nobres, ele e sua família seguiram para Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, devido a uma transferência de trabalho do seu pai.

Em Aparecida do Taboado, Fábio teve a oportunidade de disputar um campeonato, onde foi observado pelo time do União Bandeirante. Foi então que recebeu um convite para atuar no Paraná. Ali começou a sua carreira, seus primeiros passos num time profissional.

O primeiro time profissional de Fábio foi o União Bandeirante, onde iniciou em 1997. Depois, jogou pelo Atlético Paranaense. Em 2000 foi emprestado ao Cruzeiro, fazendo sua estreia em jogo contra o Universal-RJ, em 4 de março de 2000. Amistoso realizado no Mineirão em que o time mineiro venceu por 2 a 0. O jogador se manteve no Cruzeiro por um ano, ganhando nesse período o título da Copa do Brasil. Quando acabou o empréstimo, voltou ao União, e logo foi para o Vasco, onde permaneceu por quatro anos, até o seu retorno definitivo, ao Cruzeiro em 2005.

Em 2006 conquistou com o Cruzeiro o título do Campeonato Mineiro e foi destaque do "Troféu Telê Santana" promovido pela TV Alterosa como o melhor jogador de Minas Gerais. Em 2008 voltou a ganhar o título estadual e mais uma vez a premiação de melhor jogador da competição. Em 2009, Fábio conquistou pela terceira vez o título de Campeão Mineiro.

Em 2010, no dia 2 de junho, Fábio entrou para a história do Mineirão, tornando-se o terceiro goleiro a gravar suas mãos na Calçada da Fama do estádio. Em 26 de agosto, na vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians por 1 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, Fábio defendeu a cobrança de uma penalidade pela segunda vez na competição e pela décima vez na sua carreira pelo time mineiro. A primeira penalidade defendida nessa edição do campeonato foi em 27 de maio, na vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo, por 1 a 0.

Em novembro o jogador manifestou a sua satisfação em jogar pela equipe: "Hoje não trocaria o Cruzeiro por nenhum outro clube do Brasil e até mesmo do exterior."

No dia 6 de dezembro, após conquistar com o Cruzeiro a segunda colocação no Campeonato Brasileiro, Fábio foi laureado com o prêmio Bola de Prata de melhor goleiro da competição, concedido pela revista Placar.

Títulos

Seleção Brasileira Sub-17

  • Campeonato Sul-Americano: 1997

  • Campeonato Mundial: 1997

Atlético Paranaense

  • Campeonato Paranaense: 1998

Cruzeiro

  • Copa do Brasil: 2000

  • Campeonato Mineiro: 2006, 2008 e 2009

Vasco da Gama

  • Copa Mercosul: 2000

  • Campeonato Brasileiro: 2000

  • Campeonato Carioca: 2003

Seleção Brasileira

  • Copa América: 2004

Pessoais

  • Bola de Prata da Revista Placar de Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro: 2010[9]

  • Prêmio Craque do Brasileirão, melhor goleiro: 2010

  • Troféu Guará para o Melhor Goleiro do ano : 2006, 2008 e 2009[carece de fontes?]

  • Troféu Telê Santana de Melhor Goleiro do ano: 2006, 2008 e 2009

  • Troféu Telê Santana de Melhor Jogador do ano : 2006[4]

  • Troféu Globo Minas de Melhor Goleiro do Campeonato Mineiro : 2006, 2008, 2009 e 2010

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, novembro 15, 2010

Jornalismo X Entretenimento

O jornalismo esportivo se tornou muito semelhante ao entretenimento. Quase não temos opções e distinção de informação separada do entretenimento, ao falar em televisão aberta.

A agregação de valores para entreter o público dá lugar a um novo tipo de jornalismo, mas que gera discussões sobre o que é o jornalismo de fato. Assim, aos mais tradicionais, esse novo conceito não é jornalismo.

A informação pura e sem brincadeiras fica por conta dos canais de televisão fechada.

Fato é que existe público para os dois tipos de programação.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Visão dos Goleiros

Visão do Goleiro do Ceará

No início da partida estavam disputando de igual pra igual, mas viu seu time ser arrematado durante metade do primeiro tempo e o segundo tempo.


Visão do Goleiro do Grêmio

Sem muitas dificuldades, viu seu time disparar no marcador e conquistar a vitória por 5X1.

quarta-feira, novembro 10, 2010

Fernando Muslera

Néstor Fernando Muslera Micol, mais conhecido como Muslera, (Montevideo, 16 de junho de 1986[2]) é um futebolista uruguaio. Atualmente defende a Lazio, da Itália.

Muslera começou sua carreira no futebol profissional com o Montevideo Wanderers em 2004. Depois de performances impressionantes com o Wanderers, o Nacional optou por levá-lo por empréstimo em 2006. Apesar de jogar no Nacional por um curto período de tempo, Muslera chamou atençao de grandes clubes europeus como o Benfica , Juventus , Lazio e Arsenal .

Em 2007, Muslera foi contratado pela Lazio,da Itália por 3 milhões de euros, para substituir Angelo Peruzzi.

Foi o goleiro titular da Seleção Uruguaia de Futebol que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, novembro 08, 2010

Preparação Física

O condicionamento físico dos jogadores ganha destaque. Superar os adversários (outros jogadores, clima, fuso horário, entre outros) faz os profissionais criarem diferenciais de trabalho para que os atletas tenham desempenho necessário dentro das competições.

Os treinamentos físicos são: aeróbico e de força, anaeróbico e lapidação.

A preparação passa por duas fases: pré-temporada (após as férias há um preparo para voltarem ao condicionamento físico adequado) e o trabalho durante a temporada (mantendo a qualidade e condicionamento do atleta).

Sem o condicionamento adequado, a tática e técnica se tornam insuficientes.

sexta-feira, novembro 05, 2010

Visão dos Goleiros

Visão do Goleiro do Botafogo

Com seu time tomando a iniciativa, teve mais momentos de jogadas individuais. Aos 43min do primeiro tempo, na primeira finalização, o time abriu o placar.

Jefferson

Visão do Goleiro do Atlético - GO

Já o Atlético, optou pelos contra-ataques. O time conseguia chagar ao gol, mas a defesa do Botafogo impedia que marcassem o gol. Com os gols do Botafogo, a equipe tentou reagir, mas abriu espaço para os contra-ataques.