São Paulo, Brazil
Sou jornalista, pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. São-paulina. Apaixonada por Futebol e pela profissão dos Goleiros.

quarta-feira, setembro 29, 2010

3º Convocação do Mano Menezes: Neto (Atlético-PR)

Norberto Murara Neto ou Neto (Araxá, 19 de Julho de 1989) que atua pelo Atlético Paranaense.
Iniciou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro, mas em 2003, com apenas 14 anos, se transferiu para o Atlético Paranaense. Em 2009 foi promovido da base para o time principal pelo, então técnico do clube, Antônio Lopes para ser reserva do goleiro Galatto.
Em 2010, com a saída de Galatto para o Málaga da Espanha, Neto virou titular da equipe paranaense, onde vem se destacando em cenário nacional, o que fez com que o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, o chamasse para a seleção principal para dois jogos amistosos em sua convocação no dia 23 de setembro de 2010.
Títulos
  • Copa Umbro Sub-15: 2004
  • Campeonato Paranaense Infantil: 2004
  • Copa Brasil sub-15: 2004
  • Campeonato Paranaense Juvenil: 2006
  • Campeonato Metropolitano Juvenil: 2006
  • Copa Tribuna de Futebol Junior: 2008 e 2009
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, setembro 27, 2010

Youtube e Orkut: um novo paradigma para a comunicação

No artigo “A interatividade esportiva na Internet: uma avaliação de como o Youtube e o Orkut transmitem as informações do esporte”, o autor Silvio Saraiva Júnior, jornalista, retrata as duas novas fontes de informações que ganharam destaque no mundo inteiro.

Em sua análise, fala do Youtube como uma possibilidade de comunicação na Internet, onde as pessoas podem se cadastrar e enviar arquivos de vídeos sem a necessidade de conhecimento específico em criação de site e ferramentas de programação.

Segundo o autor acredita, essa facilidade de envio de vídeos possibilidade pelo site Youtube, faz com que gere alterações dentro da comunicação esportiva, por proporcionar ao esporte amador uma fonte de divulgação, uma vez que não consegue espaço nos meios de comunicação.

Um exemplo citado pelo autor é a questão das modalidades esportivas pouco divulgadas, onde os praticantes divulgam as instruções para prática e até as disputas de campeonatos. Eu ressaltaria aqui, os fãs dos esportes, que ao acompanhar, acabam filmando e divulgando, neste caso, em especial, baseiam-se nos campeonatos disputados.

Além das informações que são divulgadas pelos vídeos, Saraiva Jr ainda evidencia duas características da ferramenta Internet como meio de comunicação e que o site Youtube carrega em sua proposta, são elas: memória, por meio da qual são arquivados os fatos, sendo assistidos quando convier ao internauta; e a atualização contínua, uma vez que são postados constantemente novos vídeos.

Ele também vê uma mudança de pensamentos, advinda dessa ferramenta, pois com essas facilidades, a ideia de conteúdo esportivo foi mudada, antes, os fãs do esporte precisavam assinar TV especializada, agora, o internauta faz uma busca pelo site e assiste apenas o que condiz com seus interesses. Além disso, são oferecidas formas de interação entre o internauta e a pessoa que publica o vídeo, deixando-o como parte do site e ouvindo suas opiniões.

Saraiva Jr destaca, em um dos tópicos do artigo, as questões de retransmissão e direitos autorais, visto que os usuários do Youtube captam e divulgam imagens da televisão, ou emissora que detém contrato de uso de imagem, enquanto que as emissoras concorrentes não podem utilizar. Alega-se que há dificuldade em controlar os conteúdos postados.

Vejo um outro motivo que também facilita essa veiculação facilitada na Internet, como meio de comunicação relativamente novo, ainda não se tem legislação específica, fazendo com que “o que pode” ou “o que não pode” fique sem respaldo da lei. Por outro lado, ainda temos a própria televisão que coloca imagens do site em sua programação, o que também contaria para o usuários o direito autoral de seu vídeo.

Em seu artigo, o jornalista comenta uma outra forma que os usuários encontraram para uso do site, a postagem de gafes e/ou vexames durante as transmissões ao vivo. Assim, o fato que deveria ser momentâneo, e logo depois, esquecido, passa a ser arquivado e relembrado constantemente.

Outra fonte de estudo no artigo é o site de relacionamento Orkut, segundo o autor, esse site pode ser considerado “a maior expressão do que seria essa presença da humanidade encarnada pela Internet”, já que concentra a opinião, gostos, expectativas, etc, em relação às paixões. E, completa que é inevitável ter o esporte pautado no Orkut.

O jornalista ressalta que não se trata de uma publicação de informação no rigor que há no jornalismo, porém, tem se tornado uma fonte de pesquisa para informações sobre o esporte. Talvez pelas suas linhas: o conjunto de amigos e as comunidades por temas.

O primeiro deles (amigos), refere-se ao grupo de perfis aceitos pelo usuário, geralmente escolhido por gostos similares. Os torcedores de um determinado time, dariam prioridade por terem amigos que também fosse torcedores desse mesmo time, para debaterem, trocarem informações, etc.

Além disso, é comum a existência de fakes de personalidades do esportes, que, entre outras coisas, pode funcionar como uma fonte de informação dos acontecimentos da personalidade em questão e que, por estar em perfis de admiradores, transmitem as novidades, criando uma espécie de interação “jogador” e torcedor.

Em um subtítulo curioso, o autor coloca “O Orkut e o botequim”, descreve que as conversas do Orkut podem ser comparadas com as do botequim, enquanto que os sites informativos são comparados com as revistas e jornais.

Ao meu ver, sim. As conversas informais que são frequentes no site de relacionamento, se assemelham às discussões e pontos de vistas das conversas de botequim, geralmente baseadas em sua opinião, são meramente informativas do assuntos, mas que falta conhecimento técnico.

Além desses aspectos relacionados aos amigos, encontramos as comunidades, do qual o autor retrata, em especial, as comunidades esportivas. Essas comunidades, ou melhor páginas da web divididas em temas, facilitam a busca dos usuários, uma vez que o Orkut disponibiliza uma lista de temas, o autor destaca “Saúde, Bem-Estar e Fitness” e “Esporte e Lazer”, onde seriam encontradas as comunidades relacionadas ao esporte.

Vale ressaltar que dentro desses temas, há as especificações de cada página da web, muitas delas dividas por times, modalidades ou ídolos do esporte.

Saraiva Jr relembra ainda a questão das torcidas organizadas, que frequentam o site, possuem comunidades e perfis, e corriqueiramente são registradas brigas entre torcidas rivais do futebol, marcadas no site.

Mais uma vez, entra a questão de não conseguir acompanhar as postagens dos usuários, assim como acontece com o Youtube, dessa forma, as brigas são marcadas e não há forma de intermédio da polícia. Geralmente, só após a briga é descoberta a página onde estavam combinando.

O autor alerta que não considera o Youtube e o Orkut como fontes de produtos jornalísticos, por outro lado, como citado por José Marques de Melo, sobre a existência das 4 categorias da comunicação de massa sendo que o esporte figura como conteúdo em cada uma, são elas: informação, persuasão, instrução e diversão; categorias que Saraiva Jr assumiu no artigo.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Visão dos Goleiros

Visão do Goleiro do Santos

O time começou o jogo com boas jogadas e abrindo o placar. Depois do empate, a equipe diminuiu o ritmo do jogo. Mas abriu vantagem em um lance isolado, quando Neymar aproveitou um rebote. O adversário ainda empatou e passou a frente. O Santos ainda tentou igualar o marcador, mas não conseguiu reverter o marcador.

Visão do Goleiro do Corinthians

Logo depois do primeiro gol dos adversários, a equipe conseguiu o empate. A equipe parecia ter se recuperado, empatou, sofreu o segundo, empatou de novo e passou a frente do marcador. Conquistando por 3X2.

Júlio César

quarta-feira, setembro 22, 2010

2º Convocação do Mano Menezes: Diego (Almeria)

Diego Alves Carreira (Rio de Janeiro, 24 de Junho de 1985) é um futebolista brasileiro, que atua pelo UD Almería.

Diego Alves começou sua carreira no Botafogo-SP de Ribeirão Preto onde reside sua família, em 2001, onde disputou diversos torneios internacionais, como: Nokia Debitel Cup em Dusseldorf, LZO Cup em Bremen e Finaznzgruppe Cup em Oberndorf, todos os torneios disputados em 2003, e em todos foi eleito o melhor goleiro do campeonato.

Ele também participou em 2004 da Copa Sendai no Japão pela Seleção Brasileira Sub-18, em 2004 participou da IV Copa do Mediterrâneo em Barcelona pela Seleção Brasileira Sub-19, e em 2005 ele participou do Torneio de Toulon, Campeonato Sul-Americano e Copa do Mundo Sub-20 na Holanda.

Em 2004, Diego se transferiu para o Atlético Mineiro, para integrar a equipe juniores, subindo para equipe principal em 2005, onde fez sua estréia no Campeonato Mineiro de 2005, na goleada por 4x1 de sua equipe sobre a URT.

Mas Diego se destacou em 2006 e em 2007, onde conquistou 2 títulos pelo Atlético Mineiro.

Em 2006, Diego teve a importante missão de substituir outra revelação do Galo para o Futebol Brasileiro o goleiro titular Bruno na meta do Atlético.

Diego ajudou o grupo a conquistar o Brasileirão da Segunda Divisão de 2006 e retornar a elite do futebol brasileiro, numa ótima campanha e em um campeonato emocionante, e também foi um dos destques da equipe, sendo também o melhor goleiro e o goleiro menos vazado da Competicão.

Em 2007, Diego mais uma vez teve ótimas atuações e conquistou o Campeonato Mineiro de 2007, onde também foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Mineiro de 2007 e o melhor goleiro de 2007 em Minas Gerais, e um dos melhores do Brasil.

Diego Alves, com ótimas atuações pelo Galo, é considerado pelo clube e pela torcida, um grande ídolo do clube, e um dos melhores goleiros da história do Galo.

Pelo Galo foram apenas 61 jogos, mas foi o suficiente para Diego assegurar a camisa 1 do Galo, e se tornar um grande ídolo.

Em Junho de 2007, Diego se transferiu para o UD Almería, da Espanha, onde vem fazendo ótimas atuações e é o goleiro titular absoluto do time. Diego ja fez mais de 100 partidas no campeonato espanhol, e também é um grande ídolo do clube Espanhol.

No dia 17 de Fevereiro de 2008, atingiu a marca de ficar 618 minutos sem tomar gols, superando o recorde de Iker Casillas e se tornando o quarto goleiro que ficou mais tempo sem tomar gols no Campeonato Espanhol.

Títulos

Atlético-MG

  • Campeonato Brasileiro - Série B: [[Campeonato Brasileiro de Futebol de 2006 - Série B2006]

  • Campeonato Mineiro: 2007

Individuais

Melhor goleiro do Campenonato Brasileiro série B - 2006

Melhor goleiro do Campenonato Mineiro - 2007

Fonte: Wikipédia

Troféu Telê Santana - Melhor goleiro de Minas Gerais - 2007

segunda-feira, setembro 20, 2010

Categoria de base

Escolinhas de futebol, categorias de base. O treinamento dos futuros ídolos começa cedo. As crianças passam a dividir seu tempo entre os estudos e o compromisso do treino, em buca de seu sonho: ser jogador de futebol, jogar no seu time de coração.

Mas até que ponto elas estão preparadas para formarem os futuros jogadores?

As estruturas precisam ser analisadas, nem todos os clubes possuem estrutura para os profissionais, imagina a categoria de base. Muito ainda precisa ser investido. Afinal, são de lá que surgirão os futuros craques.

Também precisamos entender se os garotos estão preparados para a gama de responsabilidades que virão, compartilhando seu tempo e priorizando os estudos.

O deslumbre pela possibilidade de conquistarem o status de tantos jogadores influencia e pode prejudicar a formação dos jovens atletas.

Apesar das leis sobre profissionalismo, muitos clubes conseguem manter suas promessas mesmo sem contratos. Os clubes agora precisam voltar suas atenções à base, desenvolvendo trabalhos e espaço apropriado pra que atendam as necessidades dos futuros profissionais.

sexta-feira, setembro 17, 2010

Visão dos Goleiros

Visão do Goleiro do Atlético-PR
A equipe abriu o placar aos 2 min do primeiro tempo, criando jogadas e dominando a partida. O time ainda tentou recuperar o ritmo do primeiro tempo, no início da segunda etapa.
Visão do Goleiro do Atlético-MG
Depois do 30min do 1T, a equipe partiu pro ataque, em um contra-ataque, conseguiram o empate. Com isso, o time equilibrou o jogo. Aos 43 do 2T, Iván Gonzáles desempatou a partida.
Fábio Costa

quarta-feira, setembro 15, 2010

2º Convocação do Mano Menezes: Gomes (Tottenham)

Heurelho da Silva Gomes, mais conhecido como Gomes (João Pinheiro, 15 de fevereiro de 1981), joga pelo Tottenham Hotspur.

A infância pobre na cidade mineira de Três Marias não desanimou o pequeno Heurelho da Silva Gomes a iniciar carreira no futebol. Aos catorze anos, o jogador começou como centroavante em uma equipe local.

Na vizinha Sete Lagoas, em um torneio de futebol de areia, Gomes foi inscrito como goleiro, já que era a única posição em aberto na equipe, e dali não saiu mais. O jovem defensor, então com 17 anos, foi escolhido o melhor do campeonato, ganhando também a oportunidade de treinar na escolinha do Cruzeiro, uma das principais equipes do Estado.

Depois de um ano na escolinha, teve a chance de mostrar seu futebol pela primeira vez no Estadual de Minas Gerais. Primeiro na categoria juvenil, depois na Terceira Divisão, ambos com a camisa do Democrata de Sete Lagoas.

No final de 1998, Gomes saiu pela primeira vez do futebol mineiro para vestir as camisas do CRB de Alagoas e do Guarani de São Paulo. As passagens, porém, foram muito breves e, em 2000, o jogador alcançou a Toca da Raposa. No juvenil do Cruzeiro, o goleiro teve, pela primeira vez na carreira, estrutura para desenvolver sua técnica na posição.

Na Copa São Paulo de Juniores de 2002, foi reserva da equipe cruzeirense e, com o desempenho demonstrado nos treinamentos e jogos em que atuou, teve a oportunidade de chegar à equipe profissional. Primeiro como terceiro goleiro, mas com a estrutura de trabalhar em um time de ponta do futebol nacional.

Aos poucos, foi ganhando a confiança do então técnico Wanderlei Luxemburgo e, no final da temporada, ficou com a posição de titular após uma sequência ruim de outro defensor da equipe.

Depois de quatro jogos no posto, Gomes teve um problema no menisco que o deixou de fora por 25 dias. Mesmo assim, o técnico Luxemburgo deu cobertura ao defensor, que retornou ainda como o primeiro goleiro do time.

O ano de 2003 (nesse ano recebeu o apelido de "Homem-Elástico") foi o de consagração de Gomes pela equipe mineira. Com o time cruzeirense, o goleiro levantou a taça de campeão estadual, campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Se tornou ídolo da torcida cruzeirense. A atuações renderam ao jogador a convocação para defender a Seleção Brasileira durante o Pré-Olímpico do Chile, no início de 2004.

Na nova temporada, começaram as especulações sobre interesse de clubes estrangeiros em seu futebol. O PSV Eindhoven, dos Países Baixos, foi o primeiro a aparecer com uma proposta na Toca da Raposa, mas os dirigentes cruzeirenses preferiram nem conversar em um primeiro momento.

Na última partida do Cruzeiro pela Copa Libertadores da América daquele ano, Gomes acabou sofrendo uma fratura no osso da mão. Críticos de futebol acreditavam que a contusão poderia atrapalhar o futuro do jogador.

Mas o problema não desanimou Gomes, que em dois meses estava recuperado e viu o Cruzeiro finalmente ceder e negociar seus direitos com o PSV, clube que montava elenco para a temporada europeia 2004/2005.

Nos Países Baixos, Gomes sofreu preconceito por ser brasileiro, país famoso por revelar bons atacantes e não jogadores de defesa. Mas mostrou em campo seu potencial e, aos poucos, foi conquistando a torcida da equipe e até mesmo as rivais.

Gomes é hoje um dos goleiros com maiores recordes do futebol neerlandês e ganhou espaço na Seleção Brasileira desde o início da Era Dunga, após o Mundial de 2006. Um dos maiores sonhos do jogador é defender o Brasil durante a Copa do Mundo. O objetivo pode ser em breve alcançado.

Títulos

Cruzeiro

  • Campeonato Brasileiro: 2003

  • Copa do Brasil: 2003

  • Copa Sul-Minas: 2001, 2002

  • Campeonato Mineiro: 2003, 2004

  • Supercampeonato Mineiro: 2002

PSV Eindhoven

  • Copa da Holanda: 2005

  • Campeonato Neerlandês: 2004/2005, 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008

Tottenham Hotspur

Football Legue Cup (vice-campeão) 2009

Seleção Brasileira

  • Copa das Confederações: 2005

  • Copa das Confederações: 2009

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, setembro 13, 2010

Psicologia

Quando falamos em resultados no futebol, logo pensamos no condicionamento físico e na habilidade dos jogadores, mas há um outro elemento que interfere na performance, o psicológico.

Viver sobre pressão, mostrar resultados, ter habilidade, treinamento, concentração, enfim, tudo isso faz com que as novas promessas, desde cedo, se diferenciem das demais crianças da sua idade.

Após algum tempo e com alguns bons resultados no currículo, precisam lidar com o assédio da imprensa e dos torcedores. Todas essas questões podem influenciar emocionalmente o jogador.

Depois de um certo tempo, ele acaba se acostumando. Mas os clubes precisam se ter atenção e buscar profissionais que possa orientar os jogadores até que possam lidar sozinhos com a exposição e a competição.

O conceito do que é o jogador de futebol mudou com o passar do tempo. Hoje são mais do que profissionais, se tornaram exemplos para as crianças e são ídolos.

Fato é que o emocional está rondando os jogadores dentro e fora do campo e os clubes precisam se alertar para uma necessidade de profissionais da psicologia serem incluídos entre os funcionários do clube.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Visão dos Goleiros

Visão do Goleiro do São Paulo

O time conseguiu anular as jogadas do Flamengo e abrir vantagem ainda no primeiro tempo. O time venceu por 2X0.

Visão do Goleiro do Flamengo

Sem as suas principais jogadas, o time só conseguiu reagir quando o São Paulo passou apostar nos contra-ataques.


quarta-feira, setembro 08, 2010

Rogério Ceni: 20 anos no SPFC

Rogério Ceni (Pato Branco, 22 de janeiro de 1973). Revelado em 1990 pelo Sinop, foi contratado no mesmo ano pelo São Paulo, equipe da qual é titular desde 1997.

Rogério Ceni destaca-se por ser especialista em cobranças de faltas próximas à grande área e pênaltis. Sua precisão nas cobranças é tanta que, em agosto de 2006, Rogério Ceni tornou-se o goleiro com o maior número de gols marcados na história do futebol, superando o paraguaio José Luis Chilavert.

Nascido no interior do Paraná, na cidade de Pato Branco, mas tendo crescido no Estado de Mato Grosso, foi revelado como goleiro pelo Sinop Futebol Clube, da cidade homônima, onde até hoje moram a maior parte de seus familiares e onde obteve seu primeiro título profissional. Foi contratado pelo São Paulo em 7 de setembro de 1990.

Começou como reserva de Zetti, fazendo parte do elenco que ganhou vários títulos, comandado por Telê Santana. Nesta fase, integrou a equipe de baixo, conhecida como "Expressinho", que conquistou o título da Copa Conmebol, em 1994. Com a saída de Zetti em 1997, assumiu a posição de goleiro titular do time. Inicialmente, era conhecido apenas como "Rogério"; passou a ser conhecido juntamente com o sobrenome posteriormente.

Recebeu por seis vezes a Bola de Prata, prêmio este concedido pela revista Placar ao melhor jogador da posição durante o Campeonato Brasileiro, e no ano de 2008, além do troféu de prata, recebeu a Bola de Ouro como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro.

No ano de 2006 foi condecorado com o troféu de ouro concedido para o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro, juntamente com o troféu de melhor jogador do campeonato, prêmios concedidos pela CBF em grande festa realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2007, voltou a receber o prêmio de Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro, além de Craque do Brasileirão e Craque da Torcida, todos concedidos pela CBF.

Rogério entrou três vezes na lista dos dez melhores goleiros do mundo, elaborada anualmente pela IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, entidade com sede na Alemanha. Em 2005, foi o nono colocado, em 2006 ficou na sexta colocação e em 2007 ficou na quinta colocação.

Foi indicado ao prêmio Bola de Ouro, da revista France Football, em 2007, sendo o primeiro e único, até o momento, jogador atuando na América do Sul a concorrer ao prêmio, mas acabou ficando em um vigésimo sétimo lugar.


Seu profissionalismo e dedicação ao clube e o carisma que tem junto a torcida são destaques que marcam a carreira do jogador, e determinantes para ter recebido o slogan: "Todos têm goleiros, só nós temos Rogério Ceni". No dia 7 de setembro de 2010, Rogério Ceni completou 20 anos vestindo a camisa do São Paulo, sendo três deles pelas categorias de base.

Seleção Brasileira

Participou de dezessete partidas pela Seleção Brasileira de Futebol. Rogério não obteve, com a camisa do Seleção, o mesmo sucesso que conseguiu no São Paulo Futebol Clube. Como titular, disputou só uma competição oficial. A Copa das Confederações de 1997, na Arábia Saudita. Mas, ainda assim, se indispôs com o então técnico, Zagallo. O goleiro reclamou da “brincadeira” de outros jogadores de, sem permissão, cortar o cabelo dos colegas. O Velho Lobo viu “falta de espírito de grupo”.

Com a entrada de Luxemburgo no comando da seleção, o goleiro teve novamente uma chance.

Depois de um longo exílio, o goleiro voltou a ser convocado pelo técnico Emerson Leão e assumiu a condição de titular da Seleção Brasileira. Na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2002, Rogério teve a chance de bater uma falta e quase marcou o seu primeiro gol com a camisa amarelinha.

Integrou o elenco pentacampeão do mundo pelo Brasil em 2002. Rogério nunca teve o merecido espaço na seleção brasileira devido a ter um patrocínio diferente do qual patrocina a seleção, fato inexplicado até hoje. Mas mesmo assim, atuou pela primeira e única vez na Copa em 22 de Junho de 2006, ao substituir Dida aos trinta e seis minutos do segundo tempo, na partida em que a seleção derrotou o Japão por 4 a 1. Este fato significou a quebra de um tabu que já durava quarenta anos, pois a última vez que a seleção brasileira utilizou dois goleiros numa mesma Copa havia sido em 1966, na Inglaterra.

Recordes

No dia 22 de julho de 2007, na vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no Mineirão, completou 309 jogos em campeonatos brasileiros atuando pelo mesmo time quebrando o recorde que pertencia a Roberto Dinamite que havia atuado em 308 partidas pelo Vasco.

No dia 1 de setembro de 2007,com uma goleada de 6x0 sobre o Paraná, no Morumbi, Rogério se tornou o goleiro são-paulino com a maior série de jogos sem sofrer gols em Campeonatos Brasileiros, superando Valdir Peres, que ficou 694 minutos sem ser vazado, em 1983. A série foi interrompida aos 47 min do segundo tempo da vitória de 2 a 1 sobre o Santos, em 15 de setembro, após nove jogos inteiros e dois parciais sem ter que ir buscar a bola no fundo das redes. No total, foram 988 minutos sem sofrer gols, que colocaram Rogério à frente da segunda maior sequência invicta da história do Campeonato Brasileiro (perde apenas para Emerson Leão que, jogando pelo Palmeiras em 1973, permaneceu invicto por 1057 minutos).

No dia 19 de agosto de 2009, com um vitória sobre o Fluminense por 1x0, Rogério Ceni tornou-se o jogador que mais partidas jogou da história do Campeonato Brasileiro, superando Zinho, que jogou por Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, que detinha o recorde com 369 partidas.

No dia 28 de abril de 2010, completou 900 jogos pelo São Paulo Futebol Clube, no empate com o Universitario, na cidade de Lima.

É o terceiro jogador que mais vestiu a camisa de um clube na história do futebol mundial, ficando apenas atrás de Roberto Dinamite, que disputou 1065 jogos pelo Vasco e Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1114 partidas.

No dia 28 de outubro de 2010, em partida contra o Clube Atlético Paranaense (2 x 1 para o São Paulo) pelo campeonato brasileiro, chegou a marca de 700 jogos como capitão de um time, marca ainda não alcançada por nenhum outro jogador na história do futebol brasileiro. Ele recebeu a tarja de capitão no ano de 2001.

Goleiro artilheiro

O primeiro gol de Rogério foi marcado numa cobrança de falta em 15 de fevereiro de 1997, contra o União São João, em Araras, pelo Campeonato Paulista. No dia 20 de agosto de 2006, Rogério tornou-se o maior goleiro artilheiro da história ao marcar, contra o Cruzeiro, em cobrança de falta ensaiada, seu 63º gol em partidas oficiais, superando a marca de 62 gols que antes pertencia ao goleiro paraguaio Chilavert. Nesse mesmo jogo marcou outro, de pênalti, chegando aos 64 gols.

Além do jogo em que quebrou o recorde, o goleiro-artilheiro fez dois gols numa mesma partida outras quatro vezes. A primeira contra a Inter, na casa do adversário, pelo Campeonato Paulista, em 25 de abril de 1999: vitória de 2 a 1 com um gol de pênalti e outro de falta. A segunda dobradinha veio em 17 de julho de 2004, pelo Campeonato Brasileiro, agora no Morumbi, outra vitória por 2 a 1, esta sobre o Figueirense, também com um pênalti e uma falta. No vitória por 4 a 0 frente ao Tigres, do México, pelas quartas-de-final da Taça Libertadores da América de 2005 fez dois gols de falta. Com um pênalti desperdiçado, Rogério perdeu a chance de marcar pela primeira vez três gols num mesmo jogo. O quarto jogo em que Rogério marcou dois gols em uma só partida foi contra o Vasco, no Morumbi, pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. O placar foi 4 a 0 e o goleiro-artilheiro anotou os dois últimos, um de pênalti e outro de falta.

O Palmeiras é o time contra o qual mais fez gols (7), seguido pelo Cruzeiro (6) e Vasco (5). 2005 foi o ano em que mais balançou as redes, com 21 gols, sendo o último deles na semi-final do Mundial de Clubes, contra o Al-Ittihad, assim tornou-se o primeiro goleiro do mundo a marcar um gol no Mundial de Clubes.

É o goleiro que mais marcou gols no Campeonato Paulista, Copa dos Campeões, Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Campeonato Mundial de clubes da FIFA (Atualmente é o único goleiro do mundo que marcou um gol no Campeonato Mundial de clubes da FIFA).

Um fato curioso é que em todas as partidas em que ele marcou no mínimo um gol, o time do São Paulo só foi derrotado duas vezes. Nos jogos em que marcou gols, Rogério e o São Paulo contam com 66 vitórias, 19 empates e 2 derrotas.

No dia 25 de fevereiro de 2010, ao anotar, de falta, um gol sobre o Once Caldas na derrota de 2 a 1, tornou-se o maior artilheiro do São Paulo na história da Libertadores isoladamente com 11 gols marcados.

O último gol de Rogério Ceni com a camisa do São Paulo foi em 28/11/2010 contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, no empate por 1 a 1.

É um dos maiores jogadores da história do São Paulo e do Brasil, disputou duas Copas do Mundo como goleiro reserva, vencendo uma. Após Rogério fazer o seu gol de numero 92, ele chegou aos 20 maiores artilheiros da historia do São Paulo.

Fonte: Wikipédia